Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus benjamina

Rodrigo Zanchetta12/09/2007 18:00
Ficus benjamina
Bom galera,

adquiri esse Ficus benjamina no início deste ano numa floricultura e com o tempo fui adquirindo conhecimento e percebi q a mesma possui muitos erros.
Como podem observar nas fotos abaixo, no lado direito do tronco (foto 1), a planta possui uma cicatriz muito feia, com a medeira meio podre, queria saber se posso raspar essa parte, visando formar uma concavidade?

Na foto 2, observem o que fizeram com a raiz de trás da plantinha para enfiá-la dentro vaso. Provavelmente não devia caber no vaso e simplesmente cortaram. Deixo assim como está, ou faço alguma coisa??

Outro problema, é que todos os galhos da minha planta partem do mesmo ponto. O q eu tinha pensado, era o estilo Hokidachi, visando um adensamento da copa para mascarar esse problema, tomando o galho do meio como principal, orientando-o para cima, visando uma triangulação e reduzindo os galhos laterais, aramando-os dando mais movimento. Não sei o que faço com os galhos de trás.

Espero a opinião de todos, qualquer sugestão e críticas serão bem vindas, assim como uma projeção dos artistas de plantão.

foto 1:

foto 2:

foto 3: lateral

foto 4: visão de cima

Valeu pessoal!!
Rodrigo Zanchetta14/09/2007 14:53
Sugestões!!!
lpzin14/09/2007 15:03
Usando a foto 2 como frente poderias fazer um alporque bem acima do calo e fazer um mame no estilo hokidashi(vassourinha) de copa bem compacta.

Assim esperaria sair nova brotacao na parte d baixo e pensaria dpois em outro estilo para a segunda arvore.

abs
darkaso15/09/2007 20:06
Rodrigo,

a foto três tinha um ângulo melhor para a projeção, mas pode ser o contrário também.

Os galhos já estão aí, por isso não poderia ser difícil de fazer. Depois seria apenas trabalhar a profundidade e seguir com a planta.

T+
Rodrigo Zanchetta16/09/2007 14:52
Ipzin,
obrigado pela sugestão, mas eu não estava pensando em fazer isso nela, mesmo assim valeu pelo toque!

Darkaso,
eu só não entendi uma coisa, os galhos q vc marcou em vermelho são os da projeção ou seria para eliminá-los??
E valeu pela idéia!!

abraços
darkaso16/09/2007 18:56
Rodrigo,

são os usados na projeção. Basta aramar.

T+
Rodrigo Zanchetta30/08/2011 19:25
Olá pessoal,

bom essa planta ficou sem cuidados por um loooongo tempo, e de lá pra cá não sofreu nenhuma intervenção, tampouco evoluiu como deveria ao passar mais de 4 anos.

No último final de semana resolvi intervir e mudei drasticamente a planta. No início ela estava sendo conduzida para um hokidashi e agora pretendo um moyogi sobre a pedra.

A planta antes de trabalhada:

By futricorsz at 2011-08-30

Após ser desfolhada e podada:

Plantada sobre a pedra:

Já com a terra, e ancorada:

Por favor opinem a vontade!!
Abraços
Renan Leite Gaigher30/08/2011 20:44
isso ae, agora é sor ter paciencia com ela!!! Essa pedra, e algum tipo de pedra vulcânica? Pq tenho umas aki em casa e e meio parecida
Rodrigo Zanchetta30/08/2011 21:31
Fala Renan, como anda a capital secreta???

Essa pedra é um Laterito ferruginoso proveniente aqui da nossa região na zona costeira!! Bem abundante por sinal...
Filipe Henrique30/08/2011 21:49
iaew rodrigo...

ficou SHOW composição, não sei se eu to chovendo no molhado mas, atenta pra planta não consumir a pedra toda, o legal é que fique facilmente notavel que tem uma pedra por baixo das raizes...

me esclare uma divida aew brother, é couraça lateritica ou Laterito ferruginoso ❓ ❓ ❓

abraços