Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Desfolhar minha acerola agora?

thiago_bonsai15/09/2007 22:36
Desfolhar minha acerola agora?
OLa amigos do forum!!! tenhu uma acerola, q esta com um bom trnco e um boa estruta de galhos o unico incoveniente são as folhas... eu nunca desfolhei uma acreola e queria saber se elas respodem bem???
duprat15/09/2007 23:24
recomendo ler a excelente materia do tramujas sobre desfolha na revista digital arte do bonsai numero 3.
http://www.artebonsai.com.br/
darkaso15/09/2007 23:44
Tiago,

ela responde bem á desfolha sim, mas tem que ver o estágio que ela está para ver se compensa. Se for nova ainda não seria interessante. A desfolha enfraquece a planta e despende energia de crescimento para recuperar. Se for precisar de desenvolvê-la ainda, não desfolhe. Uma foto ajudaria para avaliar.

T+
GERALDO INOCÊNCIO16/09/2007 09:44
thiago_bonsai,

Thiago, embora a acerola plantada no chão tenha uma grande resistência, o mesmo não acontece quando ela está plantada num vaso.
O Darkaso está correto, cuidado ao desfolhar a acerola, se ela estiver enfraquecida pode até morrer.

Uma dica: Ao entrar no inverno sua acerola deve estar bem adubada e com um bom substrato, caso contrário vai enfraquecer bastante e poderá perder vários galhos desfigurando a árvore. Se tiver de fazer a desfolha deixe ela se recuperar na primavera e desfolhe no verão ok.

Do amigo Geraldo Inocêncio
joaoporto24/09/2007 09:56
Olá,

ao desfolhar acerola é preciso ter muita atenção com os pulgões que atacam muito esta espécie, e preferem sempre as folhas novas fique atento pois nesta especia, principalmente em pequenos vasos, eles podem fazer um grande estrago.

um abraço