Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Muitas dúvidas, dois bonsais...

Luis.Magrini16/09/2007 10:32
Muitas dúvidas, dois bonsais...
Oi pessoal!, sou novo aqui no fórum, descobri o fórum de vocês ontem, dei uma lida em como se faz/mantém um bonsai, me interessei e fui ateh o supermercado e comprei dois daqueles pinheiros que o pessoal vende já como bonsai, vou colacar a foto dos dois e gostaria de saber se já dá pra fazer poda, aramar, onde podar e talz

gostaria de deixar estes no estilo chokkan ou moyogi, embora na verdade eu não saiba a diferença dos dois, hehehe

ambas tem 15-20 cm de altura

Luis.Magrini16/09/2007 23:32
bom galera, mesmo sem ngm ter dado algum pitaco eu resolvi começar a trabalhar em um dos bonsai, dei uma podada e uma orientada dos galhos paralelamente ao chão, parece bem bagunçado mas acho que ficou relativamente paralelo..., vejam:

sugestões?

ps: não tenho a mínima noção de como fazer essa aramagem...

O outro eu queria deixar nesse estilo abaixo, é possível? como inicio o processo pra engrossar o tronco e deixar cônico assim?

obrigado desde já se alguém puder me ajudar!
edson060518/09/2007 10:29
Luis,
a aramação parece ter ficado um pouco confusa, mas quando estamos começando é assim mesmo.
Para as duas mudas eu sugiro colocar num escorredor com um substrato adequado para que elas possam desenvolver tronco e nebari. Aqui no fórum mesmo tem muitos tópicos sobre como fazer isso...
Para a primeira muda que você já trabalhou, deve ficar bom o estilo Chokkan (ereto formal), mas no futuro deve ser feita alguma intervenção para corrigir a disposição dos galhos. Veja abaixo um desenho do Marcelo Duprat:

para a segunda muda, acho que ainda é cedo pra dizer alguma coisa, é preciso esperar ela crescer mais. Ou esperar a dica dos amigos mais experientes...
Um abraço.
Edson.
Luis.Magrini18/09/2007 13:20
Valew pelas dicas!

Vou providenciar os escorredores, e dar uma pesquisada pra ver como fazer corretamente, quanto tempo devo deixar a planta neles? devo desfazer a aramação que fiz?

E assim mesmo que gostaria que a planta ficasse! se fica bom pra ela melhor ainda, vou "colocar pra crescer! as duas então, pelo que andei vendo aqui no fórum, vcs deixam a planta crescer razoalvelmente e depois podam ela dráticamente pra ficar com o tronco grosso, é +- isso neh?

abraços!

EDIT: alguém sabe de que espécies se tratam?
edson060519/09/2007 00:35
Luis,
eu não sei quais são as tuas duas espécies, mas eu arriscaria dizer que são alguma variedade de tuias...
Aqui mesmo no site, na página principal, na coluna à esquerda FUNDAMENTOS PARA A ARTE, clique em O BONSAI. Tem várias matérias interessantes, como escorredor e mamadeira, substrato, dicas de poda e aramação, etc... vale a pena dar uma olhada...
A tua planta vai ficar como esta do desenho, só precisa de tempo pra crescer e desenvolver...
Acho que você não precisa desfazer a aramação (tração) que você fez, mas é só opinião de principiante, provavelmente os amigos com mais experiência podem dar sugestões mais acertadas...
Abraço...
Edson
Luis.Magrini19/09/2007 11:19
Ok, obrigado novamente

vou ler os artigos de lá