fabioso17/09/2007 15:41
O que pode substituir o esfagno ?
O que poderia substituir o esfagno nas alporquias ?
Será que musgo comum seco, fibra de coco, xaxim ?
FrK_leal17/09/2007 16:21
Musgo comum seco eu nao sei, mas fibra de coco e xaxim são boas opções, há quem use até estopa....
Areia e terra tb são opções embora não tão boas....
edubessa17/09/2007 16:54
Amigo eu sempre uso o pó de xaxim e tenho obtido susseço,e tem essas outras opções q o FrK_leal tambem citou, esperimente uma delas e veja qual vc vai se adaptar melhor.
BAIORS18/09/2007 13:48
Caro amigo eu ja utlizei po de cerragem envelhecido sem nenhum tipo de enraizador e deu certo.
As opções são varias, porem creio q o importante e manter a umidade mas busque no forum e vc vai encontrar outras dicas q lhe traram sucesso.
BAIORS18/09/2007 13:51
outra coisa Fabioso tente outras formulas vc pode ter sucesso como aqueles q um dia tentaram com xaxim, terra preta ou ate mesmo areia.
Te digo não tenha medo de errar pois o acerto ira contribui cade vez mais com a arte do bonsai.
darkaso18/09/2007 20:18
já vi falar de buxa vegetal aberta e enrolada no tronco.
T+
BAIORS19/09/2007 13:29
Eu tambem ja vi falar da bucha, porem acho q devemos tentar varias alternativas para obtermos resultados satisfatorios
gibasa19/09/2007 14:58
fiz uma alporquia hj (minha primeira)
usei pó-de-xaxim, embebido em agua com enraizador (vitamina b1) envolvido com uma esponja vegetal sem o miolo.
vi isso da esponja em algum tópico aqui do forum
mas nao o acho
:\
fiz certo?
edubessa19/09/2007 17:02
Gibasa só não esqueça de envolver isso ai com um plastico para manter a umidade por mais tempo.e de preferencia transparente porque assim quando começar a brotar as raizes voce vai poder perceber.
gibasa19/09/2007 17:07
eita
esqueci disso
vo fazer agorinha
valeu pelo lembrete
stokmann20/09/2007 08:56
Já vi algumas pessoas usarem a casca de pinus como substrato para alporques.
SEKI - Elio Luis Secchi20/09/2007 10:07
Então vamos "emendar" um pouco mais as possiblidades, No ano passado usei por experiência musgo de árvores em uma caliandra. Enraizou normalmente.
Durante décadas usei terra e areia a cerca de 50% de cada, ou um pouco mais de areia. Mesmo sem enraizador. Sempre funcionou. A melhor areia para isso é a areia grossa de construção.
Abraços
Elio
joaoporto24/09/2007 09:38
Olá,
Existem muitas possibilidades, eu só atento para o fato que algumas espécies têm uma resposta mais lenta para o alporuqe e nestes casos é bom não utilizar materiais que acidificam ao longo do tempo como pó de xaxim, fibra de coco e até mesmo o esfagno, nestes casos é melhor utilizar areia mesmo.
p.s. em baixas temperaturas o enraizamento também é mais lento.
brunodb25/09/2007 12:52
Olá,
Já utilizei vermiculita, da um pouco de trabalho mas com a idéia de
utilizar a bucha como suporte fica mais facil!!!
Abraços,