Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minha Jabuti

tiogabra21/09/2007 10:31
Minha Jabuti
Pessoal.
Esta planta e da semente, ja deve ter mais ou menos 2 anos, gostaria que os amigos deem sua opinões.

Outro angulo.

juniosg21/09/2007 11:52
ha,...
lá vai a minha opinião,...
jaboticaba demora muito pra começar a poduzir,... de 8 a 20 anos, de semente,... é triste,... e meio frustrante,... eu tb tenho uma bem menor e muito mau cuidada,... com uns dois anos tb,... ...

valeu^^
nickyfury21/09/2007 13:19
bonsai
As brotações estão todas nas extremidades dos galhos. É preciso aproveitar o período e efetuar uma desfolha completa, ao mesmo tempo em que deve cortar os galhos, para favorecer que a nova brotação feche uma estrutura frondosa mais próxima do caule principal. 😄

Gosto da frente da primeira foto. Se desfolhar, aproveite para aramar toda a arvore, inclusive o tronco principal desde a base. Dê a ele um leve movimento sinuoso, arame esse primeiro galho posicionando-o numa linha mais retilinea, mas com movimento acompanhando o caule. 😄

Sua planta tem futuro, mas deve começar imediatamente a direciona-la com esse objetivo, para que tenha, em pouco tempo, um material de primeirissima qualidade em mãos. Quanto aos frutos, de qualquer forma eles não são tão importantes, considerando a juventude de sua planta, então o que interessa, agora, é formar o bonsai. 😄
tiogabra21/09/2007 17:16
Minha Jabuti
Pessoal.
esta e filha de uma Hibrida, por isso acho que dentro de pouco tempo posso ter alguma surpresa, rsrsrsrsrsr ( flores+ fruto)
Alexandre S. Coelho21/09/2007 20:09
tiogabra,

concordo com as dicas do amigo nicky... adicionando que você pode deixar um galho de sacrifício, para engrossar o tronco, e ir mantendo os galhos que farão parte da estrutura final com as podas 😉

abraços