Rodrigo Dias21/09/2007 18:24
Transplante x Adubação
Prezados amigos Foristas, pelas matérias e artigos que venho lendo, creio que a razão pra não adubar as plantas após um transplante seria que o adubo poderia queimar as novas raízes... Não é isso???
Mas e se nós usássemos um Adubo Foliar como o BioFert Plus??? Haveria algum problema???
Abraços e desde já grato pelas respostas!!!
Alberto Alves21/09/2007 20:27
Rodrigo após todo transplante que faço depois de deixar as
as raízes de imersas na água com Biofert Raíz molho todo o substrato
com o mesmo.
Agora estou testando borrifar ele nas plantas nas primeira semana depois
do transplante,faço a diluição na metade indicada no rótulo,minhas plantas estão reagindo até bem. 😉
Grande abraço 😎
Rodrigo Dias21/09/2007 20:50
Caro amigo Alberto, amigos foristas...
Após os transplantes também tenho usado o BioFert Raiz regando o solo, borrifando as folhas e tenho obtido excelentes resultados, mas eu gostaria de saber se poderíamos logo após o Transplante usar o BioFert Plus (Adubo FOLIAR), tendo em vista que o produto não será regado no sustrato e sim pulverizado nas folhas.
Um Grande Abraço!!!
darkaso22/09/2007 19:11
Rodrigo,
após o transplante não se faz a adubação porque ele ode queimar o local onde foi feita a poda e não nascer outras ramificações, e como você mesmo colocou, para não queimar as novas que saírem. O risco do erro na dose é grande e por isso não recomendado.
Quanto ao foliar, em princípio não seria problema, mas também não tem grande necessidade. Nesse momento a planta irá diminuir seu crescimento por ter sofrido uma intervenção, se ela estará fazendo uma diminuição das atividades metabólicas não creio que o adubo faria efeito.
Ainda mais grave, caso faça efeito, pode até fazer uma força para a planta crescer no momento em que está debilitada e dividar a força que ela precisa para recuperar, podendo ser prejudicial. Mas estou apenas especulando nesse sentido.
T+
adriano paes22/09/2007 19:45
Tenho minhas duvidas em relaçao ao adubo foliar....
Conversando com um agronomo q foi meu professor, ele disse q o estomatos das plantas sao muito pequenos e por isso os nutrientes nao entram....
Alem do que os estomatos nao foram feitos pra isso......
darkaso22/09/2007 19:54
Adriano,
também já ouvi isto, mas o uso do adubo continua, eu acho ser desnecessário também.
T+
Ferreira22/09/2007 21:36
Estômatos
Pessoal
Durante minhas aulas de botânica nunca vi nenhuma informação sobre absorção de nutrientes via estômatos. Mas o sucesso da adubação foliar me faz acreditar que ela funciona, embora eu pense que isso ocorra de outra forma: o adubo termina de alguma maneira caindo no substrato e sendo absorvido pelas raízes. Portanto, funciona!
Rodrigo Dias22/09/2007 22:53
Muito obrigado pelos esclarecimentos pessoal...
Então será que se usarmos um adubo Foliar regando o solo obteríamos bons resultados???
Um Grande Abraço a Todos!!!
joaoporto24/09/2007 09:19
Olá pessoal,
Eu também já ouvi falar que as folhas não absorvem, mas também tenho tido bons resultados, eu apliquei por muito tempo via raiz e não notei diferença no resultado.
Rodrigo Dias24/09/2007 19:00
Bom, então seguindo o conselho dos amigos vou esperar as plantas completarem o período de "resguardo" pois estava pensando apenas em acelerar o crescimento e esqueci que a mesma precisa de um período de regeneração.
Grato a todos pelas dicas e um Grande Abraço!!!