Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Época Ideal

Marco Antonio Marques30/04/2005 12:35
Época Ideal
Olá,

Pessoal, Preciso fazer uma poda drástica em um azevinho(Ilex aquifolium) e gostaria de saber se estamos em uma época conveniente para este tipo de tarefa. Com este tempo mais frio a desidratação será menor, portanto mais fácil da planta recuperar-se. Estou certo? ou seria melhor esperar até o inicio da primavera?

obrigado!
abraço a todos
Marco
Marco Nascimento30/04/2005 13:52
Re: Época Ideal
Marco Antonio Marques escreveu:
Olá,

Pessoal, Preciso fazer uma poda drástica em um azevinho(Ilex aquifolium) e gostaria de saber se estamos em uma época conveniente para este tipo de tarefa. Com este tempo mais frio a desidratação será menor, portanto mais fácil da planta recuperar-se. Estou certo? ou seria melhor esperar até o inicio da primavera?

obrigado!
abraço a todos
Marco

Xará, eu tb tenho um Azevinho e o podei há 2 semanas, ele já está cheio de brotações novas, acho que não há nenhum problema em podá-lo agora.
Um abraço.
Marco Antonio Marques30/04/2005 19:01
Valeu. vo me arriscar com a poda... so ta dificil definir oq vou fazer.

abraço
Marco Antonio Marques30/04/2005 22:46
Marcão, será que vc nao teria uma foto do seu azevinho para me inspirar?

O meu tá bem complexo de tratar... preciso tirar muitos galhos e fazer uma poda drástica e estou meio preocupado. Esta poda que vc fez foi muito intensa?
Marco Nascimento01/05/2005 12:31
Marco Antonio Marques escreveu:
Marcão, será que vc nao teria uma foto do seu azevinho para me inspirar?

O meu tá bem complexo de tratar... preciso tirar muitos galhos e fazer uma poda drástica e estou meio preocupado. Esta poda que vc fez foi muito intensa?

Eu tirei muita coisa, mas não foi uma poda drástica, o problema é que ele estava com os galhos muito compridos e confusos, eu relaxei na poda.
Depois de podá-lo eu amarrei vários galhos, puxando-os com fitilho pra baixo, ele ficou muito feio, quase nem dá pra ver o tronco, mas quando a copa ficar mais cheia, vou dar uma outra poda diminuíndo bem o tamanho da copa e ele vai ficar legal.

Um abraço.
Marco Antonio Marques02/05/2005 00:04
To com o mesmo problema que vc! Meu azevinho tem galhos muito compridos, com folhagem so nas pontas. tronco liso, sem nenhuma brotação. No topo ele recebeu um corte(comprei assim) e houve muita brotação lateral a esse corte. Preciso dar uma "limpada" no topo; está muito confuso também.

O problema é que, cada galho que vc tira, perde-se muita folhagem. E estou preocupado em qto tempo vou começar a recuperar a folhagem, pois além de tudo tá chegando o inverno e acho que neste período a brotação naturalmente diminui, portanto não sei se uma poda drástica pode ser prejudicial a ele, afinal pode demorar a recuperar.

será que tema algum problema uma poda drástica nele?
Marco Nascimento02/05/2005 23:54
Sinceramente, não sei, esse é o meu único Azevinho, comprei-o recentemente, não sei nada sobre a espécie... Mas de todo jeito, acho que essa não é a melhor época pra vc dar essa poda drástica.
Tira uma foto da sua planta e coloca no fórum na parte: MINHA ÁRVORE E A SUA OPINÃO, com certeza alguém que conheça a espécie vai poder te dar alguma sugestão.
Um abração.