Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Serissa morrendo!!!

beal22/09/2007 20:30
Serissa morrendo!!!
olá a todos!!!

tenho uma serissa de nove anos, só que esses dias por descuido acabei esqueçendo de dar àgua a ela, agora ela esta com todas folas secas, algumas caindo...

só que de uma raspadinha no tronco dela, e ta verde, alguem sabe me dizer se ela vai brotar de novo, ou se tem algo para que eu posso maximizar pra ela brotar novamente.

desde já agradeço

abraço.

té +
Ferreira22/09/2007 21:28
Rega
Beal

Em minha opinião, você deve apenas cuidar muito bem das regas, até ela se recuperar bem. Qualquer outro procedimento pode aumentar o estresse e piorar o quadro.
darkaso22/09/2007 21:40
Beal,

as serissas são muito resistentes e não morrem fácil. Mesmo com as folhas secas e caindo ela ainda está viva e irá brotar normalmente. Esta é uma forma perigosa de se fazer a desfolha, mas dá certo e responde com uma brotação em maior número. Já fiz sem querer e por querer, mas é preigoso. Não adube nem transplante agora.

T+
nickyfury24/09/2007 17:35
bonsai
Uma dica:

Quando ocorrer isso, de esquecer de regar alguma planta, serissa, buxus, ulmus, caliandra e similares (exceto pinus e junipero) uma boa saída é colocar a planta toda de molho na agua: ponha o vaso inteiro de molho, devendo a agua encobrir totalmente a planta. Pode-se usar hormonio enraizante na agua, ou não, ou então dissolver algo em torno de 5 ml de soro glicosado para cada dois litros de agua. 😄

A planta deverá ficar submersa até que cessem as borbolhas. Retire e deixe em local sombreado, longe de correntes de ar (vento) e de incidencia solar. 😄 A partir daí, regue normamlmente e aguarde a lenta recuperação. Adubação, claro, só trinta dias depois, ou então quando a planta reiniciar seu ciclo de nova brotação. 😄