Cotoneaster 2
darkaso22/09/2007 22:04
Cotoneaster 2
Amigos foristas,
este comprei a três semanas e dei o nome de dois por organização mesmo, mas ainda não decidi nada, apenas a poda mesmo. Espero a ajuda para continuar com ele. A poda drástica é bem acieta, já pensai em retirar todos o galhos e ficar com um desenho mais sinuoso para moyogi ou reiniciar hokidachi que não é possível nesse momento. O nebari não ajuda muito, um lado não tem raíz aparente.
O problema é que estava com muita colchonilha
Lavagem de raízes
Poda e escorredor, lado 1
Lado 2
Lado 3
Lado 4
Como podem ver as possibilidades são muitas.
T+
Ferreira23/09/2007 17:50
Duas em uma
Darkaso
Ótima planta, com muitas possibilidades de escolha.
A minha escolha seria por um moyogi, após alporquia da parte superior mais grossa, que poderá ser desenvolvida como hokidachi. Baseado na penúltima foto eu faria a alporquia logo acima da saída dos 4 galhos e reduziria drasticamente os dois galhos centrais, utilizando o galho da esquerda que tem mais movimento para desenvolver o moyogi.
A conicidade ficaria excelente, com ótimas curvas, passando a desenvolver e modelar os galhos.
juniosg23/09/2007 19:50
eu gostei da sugestão do ferreira,...
bom na verdade esa planta tem possibilidades demais pra mim,... naum consigo me descidir pelo nebari,... mas aquele galho da "direita" tá grosso demais...
que planta é essa? a folha ma parece buxu,... mas a textura da casca naum...
valeu^^
juniosg23/09/2007 19:59
catoneaster,... catoneaster,...
...
...
={
valeu^^
darkaso23/09/2007 20:03
Junio,
esta epécie é conhecida como buxinho japonês. É muit bonita quando florida, são pequenas e brancas, em cachos curtos. A frutinha parece uma maçâ pequena, muito intreressante.
É uma espéie bo ade trabalhar, aceita bem a poda drástica e responde comuma brotação excelente.
T+
darkaso23/09/2007 20:54
Ferreira,
gosto de plantas maiores. Se bem entendi sua sugestão a deixaria bem mais baixa, mais compacta, mas baixa. Ficaria com mais respeito e a impressão de um tronco bem mais grosso.
A possibilidade para não fazer a alporquia que tinha pensado seria com uma poda radical.
O lado da projeção foi apenas porque os galhos que usei parecem melhor nessa foto, pode ser o contrário.
Vou fazer uma com as sugestões dadas por você e experimentar.
T+
darkaso23/09/2007 21:07
Ferreira,
se entendi bem foi isto que sugeriu.
o traço vermelho indica o local da alporquia. A poda dos galhos ficaria mais ou menos dessa forma certo? Me corija se estiver errado por favor.
T+
nickyfury24/09/2007 17:00
bonsai
Dark, a melhor frente na minha opinião, em relação ao nebari, é a da foto tres. Mas a da foto um, porém, apresenta a melhor estilização. Eliminaria aqueles galhos finos que crescem no meio da forquilha, mantendo o galho da direita e aramando este e o galho mais grosso, até a primeira bifurcação. 😄
Essa planta responde bem a aramagem forçada, então dá para contornar essa reta, forçando um movimento mais sinuoso e adequando o galho mais grosso à formação de uma estrutura, visando estilizar um moyogi. O ideial, no caso, é lembrar-se de estaquear os galhos cortados. O cotoneaster pega super bem e rápido, permitindo que em pouco tempo vc forme outras mudas, que irão, obviamente, permitir trabalhos mais bonitos, incluso. 😄
Ferreira24/09/2007 20:36
Opções
Darkaso
Foi mesmo esta última possibilidade que eu sugeri. A conicidade ficaria excelente, mesmo deixando crescer para ter uma planta mais alta.
Mas como afirmei, esta era apenas uma das muitas possibilidades, sendo a sua proposta anterior outra boa possibilidade.
juniosg24/09/2007 20:57

acho que é isso,...
pelo memos é o que eu tinha entendido,...
resta saber da cicatrização da planta,...
espero anum ter falado merda,... ,... essa projeção que eu fiz tá me deixando inqueto,... naum sei o porque,... tb gostei da sua projeção,... pareceu bem interessante,...
valeu^^
juniosg24/09/2007 21:09
acho que é pq eu tô querendo aramar demais,... ao invez de mecher no angulo do nebari,... que é mais interessante,...
valeu,...
PS.: fica meio dificil deixar a planta muito mais alta mesmo aramando o galho,..., ... ... nem sei,... e a minha projeção ficou pior que o de costume,...
Alexandre S. Coelho26/09/2007 00:00
Dark,
esta parece ser muito boa ❗
Concordo plenamente com as sugestões do Ferreira... tanto pra um shohin como um bonsai maior!
abraços
darkaso28/09/2007 20:51
Nicky,
o nebari não tem jeito, vou ter que fazer uma alporquia para melhorar. Estão todas as raízes para um lado só, muito fortes, mas tortas. O tronco é bem grosso, deve dar uns dois dedos quase. As estaquias fiz nas mais grossas apenas, não tenho muito espaço, então fiz algumas para depois ver o que fazer, podendo até tentar um penjing.
Encontrei uma floricultura com preços ótimos, esses dois foram $25 cada, muito bom para os que eu tinha visto em outras, bem mais finos.
T+
darkaso28/09/2007 20:54
Junio,
como sempre ajudando, toda opinião é bem vinda, e a possibilidade existe.
T+
darkaso28/09/2007 20:56
Alexandre,
Acredito que a outra me mpressionou mais, mas esta tem melhores possibilidades de ser um bonsai de qualidade.
T+
Ferreira09/01/2008 22:15
Cotoneaster 2
Darkaso
Vi o tópico do han-kengai, que está evoluindo bem, e fiquei curioso sobre a situação deste. Como está atualmente este belo exemplar de Cotoneaster?
flavio bonsai11/01/2008 13:27
acho que a foto numero tres ficaria como a melhor frente e se fosse minha opitaria pelo moyogi
darkaso11/01/2008 22:34
Ferreira,
está com a mesma estrutura de antes. Não fiz poda drástica nem a alporquia naquela época, por isso acho que vou esperar até o fim do verão, não no início do outono, mas no último mês. Deixei chegar no alto do verão e não acho que seria uma boa mexer nele agora. Nem sei se vai dar certo a alporquia. Mas ele está muito cabeludo. Tem brotação por todo lado e estão crescendo muito os galos que estavam na época da foto. Ainda não atualizei as fotos dele, mas vou ver se o faço depois.
T+
darkaso02/05/2008 21:50
Amigos,
atualizando o tópico. Este feriado de 1° de maio acabei mexendo em algumas plantas. Para esta me deu um estalo, do nada. Vi derepente uma possibilidade que não necessitaria de alporquia, já que estava receoso por não ter vingado sequer uma estaquinha do corte que fiz ao comprá-la.
Revisão do nebari para escolha da frente e decisão final do estilo.
o mesmo lado do nebari.
o outro lado do nebari.
aqui a modificação, escolhi o varrido pelo vento.
Outro lado.
Os jins ainda não estão acabados. Como é a primeira vez que trabalho com a espécie vou ver como a madeira reage ao ser exposta para depois dar o acabamento e talvez interligar os jins. Achei o lado da última foto com um nabari melhor, mais ramificado. Pode ser a frente.
Vai levar um tempo para conseguir uma copa boa, patamares formados e conicidade, mas achei que foi uma possibilidade interessante.
T+