Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Calistemon - Dicas

leo.rs23/09/2007 11:47
Calistemon - Dicas
Oi!

Este calistemon ("bucha de garrafa"/"escova de garrafa"😉 foi coletado no fim de semana passado.

Gostaria da opinião dos amigos na sua futura estilização e, principalmente, dicas de cultivo, já que é minha primeira experiência com essa espécie.

Detalhe da base:

Minhas dúvidas principais são no cultivo.

Devo proceder como nas coníferas? Mediante pinçagem para compactação da copa, adubação orgânica, cultivo a pleno sol e podas só no inverno?

Como substrato usei 50% de areia grossa e 50% da terra do torrão original peneirada.

Ele veio com bastante raízes e cheio de brotos perto do tronco. Acho que com a eliminação da maior parte dos galhos e formação de uma nova copa deve dar um belo bonsai. 😄

Me chamou a atenção a casca, que é lisa e vermelha como a de um shimpaku. Os exemplares que vejo na internet geralmente tem casca rugosa como a do kuromatso.

Será que essa textura é por ser um exemplar jovem ou é uma variedade diferente?

Um grande abraço.

Léo
nickyfury24/09/2007 17:16
bonsai
Leo, talvez sua planta não seja uma muda jovem, mas apenas uma que não foi exposta ao sol. Ou talvez, de outra variedade. A que encontramos aqui em Brasilia, nos viveiros, apresentam a casca bem rugosa, o que permite um lindo trabalho com ela. 😄

Eis um exemplar interessante, estilizado pelo amigo bonsaista Francisco Lustosa:

http://farm1.static.flickr.com/153/354199549_da91ffc94d.jpg?v=0
leo.rs24/09/2007 18:09
Nick,

realmente a muda não pegava muito sol, já que estava na parte inferior de um barranco. Aliás, por isso eu creio que ela esteja com esses galhos "esticados", buscando a luz.

De qualquer modo, as "irmãs maiores" dela que estavam em volta também tinham a casca lisa, apesar de estarem no meio do campo e serem mais velhas.

Acho que realmente é outra variedade.

De qualquer modo, gostei da casca avermelhada e acho que dará um bom bonsai se eu souber conduzir, principalmente pela sinuosidade do tronco, que muito me agradou.

Já aproveitando a tua resposta, sabes como proceder para compactar a copa? Devo ir pinçando os galhos?

E a época para as podas é como as coníferas? Devo fazer no frio pra evitar a perda excessiva de seiva ("sangramento"😉?

Abraço

Léo

Em tempo: No próximo fim de semana devo ir no local de onde tirei esse calistemon para buscar uma corticeira-do-banhado e uma piangueira grandona. Se preparem para mais pedidos de ajuda! 😉
nickyfury24/09/2007 18:40
bonsai
Leo,

O callistemom não é nem deve ser tratado como se fosse uma conifera. Difere do pinus, portanto. 😉
Olha a ficha da bruta:

Nome Científico: Callistemon sp
Nome Popular: Escova-de-garrafa, lava-garrafas, calistemo
Família: Myrtaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Austrália
Ciclo de Vida: Perene

Devem ser cultivadas sob sol pleno, não sendo exigentes quanto à fertilidade do solo. Em geral adaptam-se muito bem a solos encharcados ou secos. Apreciam o frio subtropical ou mediterrâneo e toleram as geadas e o clima tropical. Podas radicais não são toleradas. Adubações anuais estimulam uma intensa floração. Multiplicam-se por sementes e por estaquia de ramos semilenhosos. Os pequenos frutos devem ser colhidos e armazenados em sacos de papel, em estufa morna e seca até a liberação das sementes.

Este gênero possui 34 espécies catalogadas, sendo que a grande maioria delas é originária da Austrália. As escovas-de-garrafa apresentam porte arbustivo ou de arvoreta, alcançando de 3 a 7 metros de altura. Suas folhas são em geral pequenas, lanceoladas a lineares, verdes, sésseis, perenes e aromáticas, que vão se tornando bronzeadas com o tempo.

Como é uma planta originária da Austrália, há que se observar o clima de lá, para termos uma idéia de seu cultivo aqui. Para diminuir o tamanho da folha, só via desfolha, com controle de rega e adubação, então. 😄

Se cultivar na sombra, adubando e regando muito, logo, as folhas ficam grandes. Agindo de forma contrária, então, deverá ocorrer a redução pretendida. 😉