Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Formação da copa em Pitanga.

attilaokada26/09/2007 15:07
Formação da copa em Pitanga.
Qual melhor maneira de conduzir o desenvolvimento da copa da pitanga?

1-) Retirando sempre a gema apical dos novos brotos após o primeiro par de folhas o que me daria mais um par de novos brotos, crescendo em progressão.

2-) Deixando crescer os novos brotos despreocupadamente e fazendo podas mais drasticas uma vez ao ano, o que me daria uma série de novos brotos a partir do mesmo galho.

3-) Deixando crescer os novos brotos despreocupadamente e fazendo desfolhas uma vez ao ano.

4-) Outra maneira.
Wilson Fracassi26/09/2007 15:57
Atillaokada,

Tudo depende. Se você quiser aumentar a ramificação da copa opte por deixar crescer e podar no primeiro ou segundo par de folhas, porém não precisa ser apenas uma poda anual, e sim quando o galho estiver com uns 10 ou 12 pares de folha. Se você estiver contente com a ramificação e quiser densificar a folhagem de sua pitanga opte por intercalar podas terminais, desfolha e eliminação dos brotos novos.
Felipe26/09/2007 20:19
Atila,
outra opçõ é tb fazera cada 15 dias uma adubação foliar.
darkaso28/09/2007 19:51
Attila,


as três possibilidades são possíveis, além da mencionada pelo Wilson. Mas sempre se preocupando com a adubação.


T+