FICUS TRANÇADO!
ARQPATRIK28/09/2007 15:51
FICUS TRANÇADO!
Comprei esse ficus trançado, pois já tinha um e desenvolveu muito bem, sua estrutura, como de costume desfolhei a aramei os galhos, para visualizar melhor a estrutura, bom, dois galhos morreram, e agora não sei bem o que fazer, já pensei em fazer um tronco duplo, e já pensei tbém em tirar aqueles dois galhos mais grossos aramados para baixo.
O que vcs acham?

cascao28/09/2007 16:06
Paupite
Caro amigo patrik
NA minha visão esses dois galhos qe estaum com o arame estaum meio desarmoniosos de acordo com o restante da estrutura do bonsai, mas por outro lado vc podia aproveita-los para fazer um estilo cascata.
Comtudo espera a visita de amigos mais esperiente no seu forum...
Espero qe seja um bonsai bem estiloso..
flow
Rodrigo Zanchetta29/09/2007 13:34
Amigo,
para ser bem sincero à vc e não querendo desestimulá-lo, essa planta de tronco trançado não pode ser chamado de Bonsai, exatamente por essa característica.
Acho q seria até uma ofensa a arte!!
Procure se informar melhor a respeito, se eu não me engano no próprio fórum tem alguns tópicos pertinentes. Dá uma olhadinha no SOU PRINCIPIANTE .
Abraços
Laureti29/09/2007 19:31
Olá Patrick,
Quanto a planta ter o tronco trançado e não servir para as técnicas do bonsai, eu particularmente não concordo com o colega acima. Também tenho um ficus trançado e ele também está no escorredor. O cuidado em que você deve ter é fazer com que a planta se desenvolva e fique com o tronco mais homogêneo. O meu por exemplo já não se vê os "gomos" do trançado. O tronco está homogêneo e agora comecei a orientar os galhos. Apesar de já estar orientando os galhos também tenho dúvidas da melhor forma em mouda-los. Mas boa sorte com o seu aí, não desanime não!
ARQPATRIK01/10/2007 09:46
Bom Rodrigo tenho outro trançado com bom resultato e encaminhado, para o Bonsai, esse ai com certeza está longe de ser um bonsai, mas não por ser um planta trançada e sim por ainda não está conduzido corretamente e com pouco desenvolvimento, , sei dá dificuldade de esconder as marcas que o denunciaria e sei que isso levara anos, mas isso que me incanta na arte o desavio, longe de mim ofende-la, acho que ofença maior é plantar uma mudinha em um vaso quadrado de plástico e vender como Bonsai, como vejo em vários supermercados.
ARQPATRIK01/10/2007 09:52
Pois é Cascão como eu disse morrerão dois calhos acima daqueles dois, oque deixaram eles bem fora do contexto, pois os que ficaram ~são bem finos, esses trançados tem disso, vc conseguir que apenas um galho fique como tronco principal.
Acho que a melhor solução vai ser corta-los!!
Alcides Junior01/10/2007 09:58
Patrick, Retire os galhos e deixe um só. As marcas o tempo apagará e poderá ter um belo bonsai...é só ter paciência..
cascao02/10/2007 17:00
pois eh amigos
o segredo eh paciencia e tempo MUUUITO TEMPO
auhauhauha
Felipe02/10/2007 17:09
amigo,
qto ao ficus trançado vc pode até agilizar o processo de fechamento do trnçado e escondelo de vez.....fazendo cortes na parte onde está trançado na parte de dentro, sendo este corte vai cicatrizar e unir os troncos....vc pode fazer isto sempre que cicatrizar.
ARQPATRIK02/10/2007 17:27
Valeu a dica felipe!!!
nickyfury02/10/2007 17:43
bonsai
Corte esse galho aramado que desce, mantendo apenas o tronco principal. Arame ele e dê um movimento levemente sinuoso, fazendo o mesmo com o galho da direita, reduzindo um pouco seu tamanho. Para agilizar a compensação (o entremeio do caule trançado), faça cortes verticais, coloque um pouco de musgo esfagno umedecido com hormonio enraizante, e cubra com plastico, como se fosse um alporque. Isso irá favorecer o surgimento de novas raízes no local, que irão ser usadas, futuramente, para compor uma estrutura mais interessante para sua planta, eliminando de vez com o problema visual. 😄
ARQPATRIK02/10/2007 17:50
Obrigado pela aula Nick!
nickyfury03/10/2007 13:03
bonsai
Não é "aula", apenas umas dicas de cultivo. Qualquer um sabe disso, mas as vezes nos esquecemos de tais detalhes. Melhores informações voce pode conseguir no site:
http://sidiao.myweb.hinet.net/photo_e_8.htmMatheus 3107/08/2009 02:40
Só os Ficus podem ser trançados?
ROGÉRIO DIAS07/08/2009 10:12
MINHA OPINIÃO
O TRONCO TRANSADO ESTÁ FORA DA ESTÉTICA BÁSICA DO BONSAI,MAS NÃO QUER DIZER QUE NÃO PODEMOS INTERFERIR POSITIVAMENTE PRA FAZER COM AS MARCAS TRANSADAS SUMAM,,,NA VERDADE MATHEUS,NÃO É INDICADO QUE OS BONSAIS TENHAM TRONCOS TRANSADOS,OS COMERCIANTES FAZEM ISSO COM DUAS OU TRÊS PLANTAS PARA QUE O TRONCO FIQUE GROSSO RAPIDAMENTE,E DEMORA ALGUNS ANOS PARA AS MARCAS SUMIREM POR COMPLETO,MAS ESSAS TÉCNICAS CITADAS ACIMA SÃO MUITO EFICAZES.
Elio07/08/2009 14:09
Matheus, o que pode ser feito, e é uma boa técnica, é juntar as mudas e torcê-las.
abraço
Sergio Batalini08/08/2009 10:36
Ola .. e nas proximas aquisições de preferencia a plantas com aspectos mais naturais ... boa sorte nas intervenções... 😄
DigoF308/08/2009 10:50
ola, Uma pergunta:
estes ficus variegata aceita poda drastica ou desfolha total??? porque ano passado desfolhei alguns e as folhas vieram apenas nas pontas dos ramos.
t+
Lucio Nunes Valente11/08/2009 10:53
Nicky vou aproveitar essa explicação para tirar algumas dúvidas:
1. Nesse procedimento que surgiram aquelas raízes aéreas comuns em fícus?
2. O cortes são largos como na alporquia ou bastariam incisões com um estilete?
3. Vc utiliza super thrive como hormônio?
4. Em quanto tempo neste procedimento poderia retirar o plástico e o musgo das novas raízes?
flavio bonsai11/08/2009 16:59
acho tbem que vc pode fazer uma poda radical escolhendo esse galho da esquerda e cortando pra ser o galho onde vc vai começar
e fazer uma nova estrutura .