Arueira Yamadori
joellagunasc29/09/2007 16:41
Arueira Yamadori
Amigos esta tarde coletei uma arueira que é nativa da minha região , gostaria de ouvir opinioes dos amigos , que conhecam esta espécie.

Antes da coleta no proprio local

Depois da coleta

Pra se ter uma ideia do seu tamanho

Já no vaso

Outro lado , preciso definir a frente. Conto com a ajuda dos amigos
Acho que deveria ter colocado em um vaso maior , até numa bacia.
É a ansiedade de principiante coçando
Abraços
Joel
Ferreira29/09/2007 18:38
Ansiedade e temeridade
Joel
Belo exemplar de aroeira. Achei tudo certo até a 3a. foto, mas a redução drástica das raízes logo após a coleta é uma temeridade. Ela vai sofrer muito para se manter viva. Nossa ansiedade precisa ser dominada, para o bem das nossas plantas!
Marcelo Giovanelli29/09/2007 18:52
Joel... tenho que concordar com o Ferreira!
Mande ver no hormônio enraizador aí meu amigo. Sombra é essencial!!!
Envolva a planta e o vaso com um saco plástico transparente para minimizar a evaporação. Dessa forma vc cria uma "estufa individual".
A redução das raízes foi muito forte. Outra coisa que observei foi a falta de poda de massa verde. Podando as raízes e deixando as folhas vc corre grande risco de perda. A evaporação de água será bem maior do que a absorção e a desidratação é certa! Sempre que podar raízes não se esqueça do equilíbrio entre massa verde e raíz; entenda absorção e evaporação!!! Lembre-se de que a época é de início de dias mais quantes, ou seja, mais evaporação..... por esse ângulo vejo que a balança está muito mais a favor da evaporação a absorção!
Um ponto a favor é o fato da planta ser nativa, o que significa alta resistência aos intempéries.
No mais, belo achado!
Abração!
joellagunasc29/09/2007 19:05
Amigos , obrigado pelas dicas e puxoes de orelha positivos , realmente a poda de raizes foi muito drastica , levei em conta o fato de ser uma planta extremamente rustica que cresce na areia pura ( e salgada ainda por cima ) da beira da praia e sujeita a ventos 8 meses por ano , mas é logico que foi excessiva , fiz conscientemente , sabendo que estava abusando da mesma . Foi aquela vontade de ve-la ja num vaso pequeno . Marcelo execelente dica a do saco plastico , com relação a poda aerea , eu ja fiz so não fotografei.Ferreira estou aprendendo com voces , sem palavras , obrigado
juniosg29/09/2007 20:02
eu queria dar bronca falando que estaquia funciona melhor com galho novo, mas vou ficar queto,... planta legal,... 🙄
cuidado velho, mesmo sendo uma planta rustica e da região,... o yamadori em si, sem sangria, já é muito arriscado,...
sombra é muito importante,...
valeu^^
darkaso29/09/2007 20:52
Joel,
como todos já colocaram tudo que é necessário, só vou perguntar se colocou na areia grossa pura. Isso ajuda na recuperação muito, aliada ao uso do enraizador seria mais garantido. Vamos aguardar a recuperação para opinar quanto à frente, senão você se anima e acaba inicando modelagem...
T+
joellagunasc29/09/2007 21:23
Dark. O substrato que eu usei foi praticamente areia grossa peneirada e uns 10% de terra preta. Ficou com uma otima drenagem.
Joel
joellagunasc29/09/2007 21:28
Juniosg , a da estaquia foi ótima , valeu
Joel
vetbonsai30/09/2007 21:46
😄 Joel.
Cara, qual o estilo que vc definiu pra envasar essa aroeira? e, batendo na mesma tecla... sem raízes!!!! 🙄 🙄 Espero que não morra, mas acho muito difícil....
joellagunasc01/10/2007 19:08
Adriano esta deve ser a 5a. aroeira yamadori que eu coleto , todas eu fiz poda radical de raizes , nenhuma morreu.Não defini estilo nenhum ainda.
A arueira é uma planta muiti resistente
Abraços
Joel
joellagunasc01/10/2007 19:10
Adriano, voce é de S Maria , que legal eu tambem nasci lá , mas moro em Laguna Sc a 17 anos
Joel
vetbonsai01/10/2007 21:02
Fala Joel!
Rapaz, boa dica essa da aroeira... 😉
Eu não nasci aqui não.. hehehehe. Moro aqui há dois anos. Sou de SP.
Cara, mas troco FÁCIL Santa Maria por Laguna... hehehehe Passei um fim de ano aí e é MUITO MELHOR que aqui! 😄
Abraços e até!
MarcOntonho02/10/2007 00:37
Ótimo exemplar...
Só cuidado com o IBAMA ou chamem ele....
Muito Yamadori, pensas em fazer algum replantio de arvores nativas na tua região??? É uma ÓTIMA idéia!
Uma coisa é YAMADORIzar árvores em quintais, terrenos abandonados, ruas, avenidas ou até vasos gigantes. Cuidado com essa prática.
Não me leve a mal.
Forte abraço. Belo exemplar.
joellagunasc02/10/2007 12:13
Depois que comecei a cultivar bonsai , minha consciencia sobre a conservação do meio ambiente despertou mais ainda , esta aroeira estava na beira de uma estrada que ira futuramente ser alargada , com certeza o destino dela ia ser pior do que agora onde ela será tratada com carinho , adubada , regada diariamente . Com certeza a partir de agora ela será parte de minha familia com um futuro bem mais promissor.
Joel
Marcelo Giovanelli03/10/2007 08:33
E ai amigo, como esta a aroeira?
Dê umas pequeninas lascadas na casca com a unha e veja se está verdinho....
Abração!
Alcides Junior03/10/2007 10:09
Joel, estou torcendo pelo sucesso desta planta....posta futuramente os resultados.
joellagunasc03/10/2007 11:26
Marcelo Eu costumo deixar sempre 1 ou dois pares de folhas para poder controlar a vitalidade da planta , esta bem vivinha.
Valeu Junior
Abraços
Joel