Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Trabalho com Paineira

nabase30/09/2007 13:14
Trabalho com Paineira
Pessoal, bom dia! Ontem fiz uma poda na brotação, retirei os espinhos, podei a raíz e transplantei esta Paineira, que está comigo à +/- 7 anos.
Depois posto a evolução ...

Um abraço à todos.

Natalino Sampaio
Paulo César Morais30/09/2007 22:25
oi Natalino, tenho algumas paineiras e elas respondem bem a essas podas e troca de substrato. o mais difícil delas é conseguir novos galhos. tenho uma que ao fazer a troca de substrato, eu podei bem mais baixo e agora está soltando vários novo brotos. coloque fotos da planta envasada depois.
só fiquei em dúvida em relação a retirada dos espinhos, se isso é necessário e se isso não é prejudicial. As mudas que tem espinhos, geralmente deixo como estão.
Espero também respostas de outros membros sobre isso.
abraço.
Alexandre S. Coelho01/10/2007 23:15
Amigos,

eu também deixaria os espinhos... fica mais natural 😉

Também gostaria de vê-la envasada 😲

abraços
Ferreira02/10/2007 18:01
Acúleos
Natalino

Estamos aguardando as fotos de depois do envase. Sua paineira tem um belo tronco e para criar conicidade você deve escolher um dos galhos melhor localizados para deixar crescer como novo ápice, evitando podá-lo, até chegar a cerca de 1/3 da espessura do tronco.

Eu também concordo que os espinhos (acho que nesta espécie são acúleos e não espinhos) são uma característica natural interessante desta espécie.
nickyfury03/10/2007 13:00
bonsai
A paineira, como o baobá, é aconselhavel, após cortar raizes grossas, deixar sem plantar por 24 horas. (conselho do bonsaista Charles Ceronio). Retirar os espinhos é certo, pois eles machucam e atrapalham na hora de fazer qualquer trabalho de condução e educação. Sua retirada em nada prejudica para a planta. São um recurso de defesa da mesma e não influem em seu desenvolvimento. 😄

Podem ficar tranquilos: depois de algum tempo, voltam a crescer com vigor. 😄
nabase06/10/2007 10:40
Pessoal, bom dia! Tirei fotos da planta em seu novo e menor vaso.
Como o NIck postou, a retirada dos espinhos foi necessária, pois do contrário não iria conseguir chegar perto dela. Com o tempo os espinhos voltam a crescer. Os arames foram colocados apenas para orientar a brotação, que são bem frágeis.

O que acham? Alguma sugestão?

Futuramente pretendo colocá-la em uma vaso ainda menor e mais apropriado para a arte.

Natalino Sampaio
darkaso06/10/2007 20:36
Nabase,

como tudo que o Nicky colocou é verdade sobre a paineira, o que posso te dizer é regar bem durante a brotação, ela gosta bem. Já que aramou faça uma modelagem melhor, esta não está boa, veja que estão muito fechados e dará um estilo estranho, ele aceita bem a modelagem, mas como ainda está muito novo, melhor esperar mais um tempo, quando estão lignificados respondem muito bem.

T+
nabase13/11/2007 18:56
Atualizando a fotos ....

O que acham?

Natalino Sampaio
nabase22/05/2008 18:52
Atualizando.... Hoje ela está assim....