MarcOntonho02/10/2007 00:44
Psidium guajava
Tem um toco (lindo por sinal) de goiabeira num terreno aqui perto que insistem em cortar/destruir/esfaquear e ele insiste em não querer morrer... gostaria de YAMADORIzá-lo. Estou em Recife, vcs poderiam me ajudar quanto a época certa, cuidados e precauções... não queria perdê-lo.
Aguenta poda drástica das raizes???
De antemão, muito obrigado.
Ferreira02/10/2007 18:22
Adriano
Goiabeiras têm um certo "ciúme" das próprias raízes, mas se você retirar com um bom torrão, cortando de preferência apenas a grande raíz pivotante, ela deve sobreviver.
Plante imediatamente em uma bacia grande e bem furada, com um substrato drenante e dará a ela maior chance de sobreviver. Depois do transplante, deixe na sombra parcial por 30 dias e então comece a aumentar a exposição ao sol aos poucos.
O período de clima mais ameno aqui no litoral do Nordeste vai de junho a setembro, mas como a temperatura não muda muito pode-se transplantar nativas em qualquer época.
Além disso, parece que ela corre maior risco se deixá-la onde está agora!
juniosg02/10/2007 18:29
eu acho que o melhor periodo pra fazer isso é agora,...
as goiabeiras aqui de casa tão começando a floração e frutificação,... planta que naum frutificou ainda tem uma maior reserva de energia,.. o que aumenta as chances,...
falando nisso uma mudinha de pitanga aqui de casa piquininha que eu naum deixo crecer a uns tres anos(mas eu aprendo,...),... soltou sua primeira e unica flor... =DD ^^ feliz demais^^(vou plantar a semente dela HAHHAH^^)
valeu^^
nickyfury03/10/2007 12:52
bonsai
Para uma melhor analise por parte de todos, que tal postar umas fotos? 😄 Seria mais interessante, pois então poderíamos fornecer indicações mais precisas sobre o melhor procedimento. 😄