Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda

adriano paes02/10/2007 14:22
Ajuda
Ola amigos!
Estou com uma pitangueira aqui e cheio de duvidas.....
Pensei em moyogi pra ela.....o q os amigos acham?
Desculpem a má qualidade da foto...

http://img225.imageshack.us/img225/3789/12bh5.jpg
Ferreira02/10/2007 18:08
Sinistro
Adriano

Se esta bonita pitangueira fosse minha eu executaria um "plano sinistro": deixaria ela crescer bem e engordar o tonco por um ano na mamadeira onde está, com boa adubação. Depois, zaz, cortaria acima do 1o galho e começaria a estilizar um belo moyogi, usando ele como novo ápice. O tronco teria conicidade e uma bela curva, para combinar com a nova copa!
nickyfury03/10/2007 12:56
bonsai
Para um moyogi, sua planta está bem encaminhada. Mas é preciso aramar tambem os galhos, dando-lhes movimentos levemente sinuosos, em harmonia com o tronco. Aproveite e faça uma desfolha completa, para estudar calmamente a estrutura superior. 😄

Após desfolhar, corte diminuindo o comprimento de todos os galhos, aramando em seguida conforme sugeri. O tronco, que está aramado, deverá ter um movimento mais condizente, com curvas suaves e não monotona como está. Faça movimentos alternados, e observe o mesmo para os galhos. 😄

Considere, ainda, que um moyogi pede um vaso mais adequado, retangular ou quadrado, contrario a esse, que parece ser redondo. 😉
GERALDO INOCÊNCIO03/10/2007 21:38
adriano paes,

No CENTRO DE EXPOSIÇÃO PARA O FORISTA postei algumas pitangas, talvez alguma te sirva de sugestão.

Do amigo Geraldo Inocêncio
darkaso04/10/2007 20:16
Adriano,

acredito que poderia fazer uma aramagem completa como sugeriu o Nicky e pensando em um próximo transplante dar os ângulos que seria ideal para uma inclinação maior como acho interessante, pode ser menos incilinado, ficando mais sinuoso.

A sugestão do Ferreira é muito boa, principalmente deixar engrossar na mamadeira.

T+
adriano paes06/10/2007 22:07
Obrigado pelas dicas amigos!
Felipe07/10/2007 08:58
Adriano,

para sua planta acho que o melhor estilo é o estilo Moyogi, mas deixe sua planta engordar livremente...bastante adubação nela.