FIGUEIRA
ghazal02/10/2007 14:57
FIGUEIRA
OLÁ AMIGOS
ESTOU MUITO SATISFEITO DE TER DESCOBERTO ESTE ESPAÇO
AQUI APRESENTO A MINHA FIGUEIRA

ghazal02/10/2007 15:05
Conforme sugerido noutro Fórum, desfolhei para análise e construção de um projeto
abaixo foto antes de concluir a desfolha completa

ghazal02/10/2007 15:10
Esta figueira está comigo há 1 ano.
Coloquei neste vaso pq o achei perdido numa loja de cerâmica chinesa.
Sei que ele não é adequado pq não tem dreno
Alguma sugestão do que fazer? Ela mede 35 cm
grande abraço
abaixo fotos do resultado da desfolha

FrK_leal02/10/2007 15:35
Não vou dar opiniões sobre a tua planta agora pq até não tem como pois to no trabalho, mas vc já pensou em fazer um furo com furadeira?
Sem dreno é complicado pois é muito facil de apodrecer as raizes....
Felipe02/10/2007 16:03
com relação ao vaso......faça um furo o mais rapido possivel...sem drenagem, vc corre o risco de perder sua planta....
faça um furo com furadeira..sem problemas..o vaso não vai rachar, mas primeiro retire sua planta dele.
juniosg02/10/2007 18:07
essa planta é muito interessante,...
mas eu nem vou falar nada,... mas acho que iria tentar naum tirar nenhum galho desses 5 galhos,... planta muito legal...
valeu^^
Ferreira02/10/2007 18:31
Quase lá!
Ghazal
Eu gostei muito da sua figueira (Ficus retusa) e sugeriria apenas duas coisas: um furo no vaso e uma refinada na copa. Ela é linda e tem grande futuro!
Alberto Alves02/10/2007 18:36
Realmente muito bonita esta figueira...
Original ao meu ver 😎
Parabéns e não esqueça de postar as evoluções dela.
Grande abraço
ghazal02/10/2007 18:50
Pessoal, obrigado pelas respostas
a idéia é substituir o vaso para este que vou adquirir do Jorge Ribas
segue a foto
Agora, com relação a situação atual dela (sem folhas), suponho que seja melhor ela ficar à sobra a fim de estimular o nascimento das novas folhas, estou certo?
juniosg02/10/2007 19:40
acho que anum precisa naum,...
o sol estimula novas brotações,... e vc anum mecheu nas raizes,... naum tem perigo de ela desidratar,... acho que sol mesmo,...
valeu^^
edson060503/10/2007 02:22
ghazal,
belo exemplar, o vaso também achei muito interessante...
A frente, na minha opinião deve ser a da primeira foto...
Em certa ocasião também comprei alguns vasos de cerâmica sem furos; a primeira providência, antes de envasar foi fazer alguns furos com uma furadeira. Se o vaso deixar o substrato encharcado, é morte certa para a plantinha...
Não sei dizer se é estilo Kabudachi ou Netsuranari; os mais experientes podem dar melhor opinião.
Mas você deve ter mais coisas bonitas pra apresentar, não é não??!!
Abraço.
Edson.
GustavoO03/10/2007 10:55
Ghazal,
Deixe no sol mesmo e não regue demais. Isso vai estimular o crescimento de folhas menores.
Belo Ficus, gosto muito dessa espécie. Eu só podaria a copa para melhorar a triangulação da mesma, mas isso é uma opinião de iniciante.
Quanto ao vaso, vou seguir o coro dos demais: troque-o o quanto antes, pelo que sei as raízes dessa espécie apodrecem bem fácil.
Quantos anos tem sua planta?
Abraços,
Gustavo Oliveira.
nickyfury03/10/2007 12:05
bonsai
Ghazal,
Parabens por sua planta, está realmente linda. Aproveite que está nua de folhas e arame todos os troncos, dando-lhes movimentos levemente sinuosos, procurando harmonizá-los. Controle a rega e a adubação, para conseguir manter as folhas sempre pequenas. 😄
Quanto ao vaso, mantenha esse mesmo. Combina maravilhosamente com o ficus, que é uma frutifera. Para fazer os furos de drenagem, retire a planta, colocando-a provisoriamente num escorredor, leve esse vaso a um vidraceiro, e peça a ele que faça os furos. Ele irá usar brocas especiais, com ponta diamantada, para efetuar o serviço. Não use brocas nem furadeiras comuns, pois poderá rachar e danificar tão lindo vaso. 😄
Não é tão caro fazer os furos num vidraceiro, e voce não corre o risco de perder uma peça tão linda como essa. Deixe o vaso do Ribas para uma outra planta. Quem sabe uma azalea ou uma caliandra? 😄
Jholanda07/10/2007 08:56
figueira?????????????//
ghazal
a arvore do figo deve ser uma figueira e esse ficus também é uma FIGUEIRA?
não entenda mal é q sou principiante nessa área e fiquei em dúvida.
Ferreira07/10/2007 10:18
Figueiras
João
O nome Figueira é geral para todas as árvores do gênero Ficus.
alvaro de castro sousa08/10/2007 15:16
re
cara q planta bonita vc tem, acho q vc deve usar como frente um lado em q todos os troncos apareção. sucesso com a planta 😉
ps:sempre quis encontra um ficus asim...
nickyfury08/10/2007 16:12
bonsai
Na verdade, todos os ficus produzem frutos. Entretanto, apenas os frutos do ficus carica é que são comestíveis:
O ficus pumila, tambem conhecido por unha de gato, usualmente empregado para revestir fachadas de muros e paredes, produz forte frutificação, e os frutos são bem parecidos com o carica, mas é altamente tóxico. 😲
ghazal08/10/2007 22:42
VALEU PESSOAL
NOS PRÓXIMOS DIAS NOVIDADES DA PLANTA
ABS
GHAZAL
flavio bonsai09/10/2007 06:53
sua planta ta realmente muito bonita ,qto ao vaso segue o conselho do nick pra não correr o risco de perder eese vaso