Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Varias duvidas de principiante

Cleriston02/10/2007 15:14
Varias duvidas de principiante
Olá pessoal! Domingo agora vou fazer um curso de bonsai para iniciantes. 😄
Mas antes eu queria tirar algumas duvidas bobas aqui com vocês.

1) Qualquer árvore serve para fazer um bonsai?
2) Qual espécie se obtém resultados mais rápidos ?
3) O que é um pré bonsai?
4) Bonsai é o hobby caro ?

Se já existir algum tópico sobre essas duvidas, podem me indicar.

Desde já fico grato

Clériston Martinelo
FrK_leal02/10/2007 15:45
Olá Cleriston, legal vc começar fazendo curso, realmente vc vai se apaixonar...

Respondendo às suas perguntas:

-Praticamente qualquer uma, mas devem ter folhas e frutos proporcionais ao tamanho pretendito e tronco lenhoso (tem gente que discorda)

-Eu gosto bastante das serissas, elas mesmo jovens aparentam uma idade mais avançada pela textura da casca, tem boa brotação e pega mto bem por estaquia, as nativas, pitheco, jabuticaba, pitanga, etc, tb são de cultivo fácil, por serem bem rusticas. Os ficus tb são muito utilizados e bem legais para iniciar....outra opção dada a rusticidade e aceitação dos trabalhos é o pingo de ouro, tb muito fácil de encontrar em qq quintal com formatos e troncos bem interessantes, ótimo p/yamadori de quintal (minha vó que o diga tadinha)

-O pré bonsai é uma muda que já passou por um trabalho de estilização inicial, poda de raizes, podas aéreas, modelagem, etc, mas ainda não atingiu seu estado de finalização

-É um hobby meio caro sim, considerando o valor das mudas de qualidade, vasos, insumos, ferramentas, gasta-se um bom dinheiro...mas pra quem gosta, sempre dá se um jeitinho aqui, outro ali....

Ahhh, onde vc vai fazer o seu curso?

Abraços
Felipe02/10/2007 16:07
Cleriston,

o que nosso amigo respondeu já diz tudo....
um curso vai ser de extrema importancia, pois vai lhe poupar alguns erros e tb já vai lhe dar uma boa experiencia. Uma outra coisa que gostaria de te falar....nada como a pratica...pratique bastante. Não tenha medo de errar....todo nós já "matamos" alguma planta...até os mestres já mataram.
Cleriston02/10/2007 16:10
Vlw pelas dicas pessoal....

O curso q vou fazer vai ser aqui na minha cidade, em Bauru-SP...
Com o Luiz Nakamura...
juniosg02/10/2007 17:06
eu queria falar isso,...
eu acho que o termo pré-bonsai naum existia na sua origem,... antes esitiam mudas sendo trabalhadas e bonsai, bem típico do extremismo japones,... e depois quando apareceu o comércio mais forte de bonsai, acho que ai, surgiu o termo pré-bonsai...(eu naum consigo deixar de associar pré-bonsai a mudinha em bandeja de plástico..., eu acho que isso é um pré-bonsai)

valeu^^
FrK_leal02/10/2007 17:21
Essas mudinhas em bandejas de plastico, a não ser que tenham sido trabalhadas de alguma forma (trabalhadas e não simplesmente fincadas ali) não passam de mudas e até as vezes galhos plantados em esnponjas cobertas de terra como já vi relatos por ai...

Em viveiros comerciais de bonsai sérios encontram-se várias mudas com o trabalho já iniciado, os famosos pré-bonsais, cabe a quem a adquiriu conduzir o restante (as vezes quase todo) o trabalho...

Bem mas concordo com o que vc falou, pré-bonsai é só mais uma maneira de classificar uma muda, essa já em fase de formação, mas ainda assim, uma muda..
juniosg02/10/2007 17:52
eu quero visitar uns desses viveiro que tem mudas trabalhadas,...!_!
(de preferência um que seja barato,... =i ..., pior que as mudas serem baratas nem deve se dificil,... vc conhece algum qui perto de casa?
O_o o_O)... eu vou acabar mudando de estado,... quem sabe eu anum vou pro japão? =D ...(fetiche desde criança pelo japão,... foda,...)

valeu^^
darkaso02/10/2007 18:40
Junio,

existem aqui perto viveiros de bonsai que possuem plantas em formação, nem são muito caras não. Tem a Bonsai Morro Velho.

http://www.bonsaimorrovelho.com.br/

Fica em Bh mesmo e tem uma boa coleção de bonsai e mudas preparadas.

Tem a Terra Bonsai, muito boa também, mas em Nova Lima. Se quiser pode ligar pro Fernando ou Bruno na Morro Velho e agendar uma visita. Devo ir lá no sábado, é dia de reunião do clube.

T+
juniosg02/10/2007 19:11
valeu =D