BONSAI - JABUTICABEIRAS
GERALDO INOCÊNCIO02/10/2007 21:59
BONSAI - JABUTICABEIRAS
Oi pessoal,
Resolvi postar para a apreciação dos amigos alguns dos meus bonsai de jabuticaba.
1foto altura da planta 37 cm
2ª foto altura da planta 48 cm
3ª foto altura da planta 60 cm
3ª foto altura da planta 85 cm
4ª foto altura da planta 98 cm
Os outros bonsai de jabuticaba estão sem frutos e ficam para a próxima.
Do amigo Geraldo Inocêncio
darkaso02/10/2007 22:15
Grande Geraldo,
com inspirações como estas temos que fazer bonsai de jaboticaba de qualquer jeito. Estão maravilhosas. São preciosidades que valem a pena ver muito. Esta terceira então me agradou muito. Interessante que todas estão em vasos muito menores que os indicados para frutíferas e elas nem se ressentem e frutificam muito.
Parabéns!!
GERALDO INOCÊNCIO02/10/2007 22:27
Darkaso,
Primeiramente obrigado pelos elogios, com relação à terceira planta, embora esteja coberto pela vegetação rasteira, ela possui um nebari muito interessante. Mais para frente vou mostrar para vocês.
Quanto à frutificação, o segredo é uma boa adubação.
Grande abraço do amigo Geraldo Inocêncio
juniosg02/10/2007 23:12
O_O nussa ainda tem um nebari bom... nussa aguardo ancioso... ^^
belas plantas espero que as minhas estacas peguem,... e talvez eu consiga algumas jaboticabeiras tb... !_! =]
valeu^^ falando nisso as minhas estacas de jaboticaba tão em estufas de pet =D -_- valeu^^
juniosg02/10/2007 23:45
só pra agradecer direito...
obrigado por compartilhar seus conhecimentos e experiência ^^
valeu^^
Felipe03/10/2007 08:15
Geraldo,
Suas Jabuticabeiras estão maravilhosas, parabens.
Elas são resultados de alporquias, mudas ?
SEKI - Elio Luis Secchi03/10/2007 08:21
Lindas jaboticabas, Geraldo.
Pena que na Serra gaúcha não se consegue ter. Então vamos apreciando as dos amigos. E eu sou doido por esta frutinha.
Parabéns
Abraços
nickyfury04/10/2007 09:08
bonsai
Geraldo, parabens por seus lindos trabalhos. Realmente, é impressionante postar fotos de jabuticabeiras produzindo, pois o normal é vermos apenas o bonsai, sem os frutos. 😄
É claro que jabuticabeiras, resultado de alporques retirados de plantas que estejam produzindo, terão grande chance de produzirem frutos tambem, mas é preciso ressaltar que se não houver um cuidado criterioso por parte do cultivador, principalmente quanto à adubação regular, isso pode não ocorrer, ou então, frutificar escassamente. 😄
As fotos, porém, mostram a alta perícia técnica de seu cultivador, pois pipocam frutinhas em abundancia. 😄
ARQPATRIK04/10/2007 09:31
Geraldo plantas maravilhosas, alias seguindo dicas suas sobre fazer estacas em garrafas pets com jabuticabas, estou tento sucesso com elas, tenho cinco, duas já pegaram, e já tirei da estufa pet, então, Parabens e obrigado mais uma vez.
Alberto Alves04/10/2007 18:35
Lindo Geraldo 😉
Esta terceira entá fantástica!
Agora eu animei com as minha jabus...
Parabéns!
duprat04/10/2007 23:03
Geraldo, realmente não poderia deixar de tecer também minha admiração pelo cultivador de tão belas plantas. Suas arvores me transmitem extrema saúde. Vê-se seu carinho e cuidado por elas
Sei que em outros topicos você esclareceu este "segredo da adubação" mas se puder esclarecer a adubação destes exemplares específicos seria muito bom. creio que as frutiferas tem suas particularidades.
Meus sinceros parabéns.
edson060505/10/2007 12:02
Geraldo,
em primeiro lugar parabéns por estes belos exemplares. Além da boa estrutura da plantas, os frutos realmente são um espetáculo à parte...
Tenho somente uma muda com frutos na qual fiz uma alporquia; algumas plantadas no escorredor e também estou tentando estacas de jabu e pitanga em garrafas PET...
Um abraço e obrigado por compartilhar conosco estas belezas...
Edson.
GERALDO INOCÊNCIO05/10/2007 21:37
duprat,
Frutíferas e floríferas devem ter sempre um percentual de matéria orgânica no substrato, além da adubação química normal. Ultimamente tenho preparado um adubo orgânico da seguinte forma:
1 kg de farinha de ossos+ 1 kg de torta de mamona + igual volume em cinzas de madeira. Coloco de 1 a duas colheres sobre o substrato. Não misture no substrato pois a farinha de ossos pode fermentar e prejudicar a planta. Quanto à adubação química, quando chega a época da frutificação eu intensifico e diminuo a periodicidade para ficarem bem nutridas.
Espero ter respondido a sua pergunta.
nabase06/10/2007 11:41
Belos exemplares Geraldo. Meus parabéns.
Um abraço.
Natalino Sampaio
ARQPATRIK08/10/2007 10:19
Valeu a dica de adubação Geraldo!!
Alexandre S. Coelho11/10/2007 23:37
Geraldo,
parabéns por mais estas lindas árvores ❗ ❗ ❗
abraços
flavio bonsai12/11/2007 15:21
geraldo parábens pelos seus bonsai de jabuticabas , vou acrescentar a cinzas nas minhas otimos resultados vc vem tendo com as suas ...
e isso ai parabens mesmo.
mauricio marussi06/01/2008 00:11
GERALDO , MUITO LEGAL ESSA SUA JABUTICABEIRAS, SÃO DE ESTACAS DE GALHO,C SÃO QUAL A MELHOR ÉPOCA PRA FAZER E COMO FAZER . UM ABRAÇO
Paulo César Morais06/01/2008 20:21
o Geraldo como sempre arrebentando....
parabéns pelas jabuticabeiras.
abraço a todos.
GERALDO INOCÊNCIO09/01/2008 01:56
mauricio marussi,
Tem 2 deles foram feitos a partir da semente. Um tem 24 anos e o outro 14 anos. Tem dois feitos por estaquia e o restante são mudas adquiridas.
Com relação às estacas, acredito que nos meses de agosto e setembro pelo menos aquí na nossa região seja a melhor época para fazer mudas por estaquia.
flavio bonsai16/01/2008 18:12
puxa geraldo cada uma mais bonita que a outra .
arrebentou garoto.
tiogabra30/01/2008 20:22
Re: BONSAI - JABUTICABEIRAS
tiogabra30/01/2008 20:23
Desculpe minha ognorancia, mas a cinzas auxiliam, a planta em que?
flavio henrique da silva escreveu:
geraldo parábens pelos seus bonsai de jabuticabas , vou acrescentar a cinzas nas minhas otimos resultados vc vem tendo com as suas ...
e isso ai parabens mesmo.
GERALDO INOCÊNCIO30/01/2008 21:25
tiogabra,
As cinzas de madeira são ricas em potássio (K) um dos macronutrientes dos adubos (N, P, K). O potássio fortalece os tecidos vegetais tornando a planta mais resistente às doenças.
Rogério01/03/2008 18:28
Amigo Geraldo
Lindas Jabuticabeiras, muito bem trabalhadas e como pode-se ver, muito bem cuidadas.
Suas postagens sempre me servem de inspiração.
Abraço
Rogério