Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

uso de micro retifica

sandroguchilo03/10/2007 14:40
uso de micro retifica
caros colegas foristas adquiri uma micro retifica da black & decker com o objetivo de utiliza-lá para cavar troncos e fazer uros etc... o que ocorre é que a única ferramenta que veio junto com a mesma que dá para fazer algo é uma tupia extremamente pequena ( até que é boa) mas , acredito que existam pontas mais adequadas para trabalhar na madeira , posntas arredondadas etc.. bem resumindo PRECISO DE AJUDA PARA SABER QUAIS PONTEIRAS USAR E ONDE ENCONTRAR!!! abrigado

😕
nickyfury03/10/2007 16:56
bonsai
As pontas que o amigo irá precisar para trabalhar chamam-se "fresas". Possuem formados e tamanhos variados, permitindo um sem-número de recursos de escavação, entalhe, entre outras possibilidades. Aconselho aprender a usar essas fresas num segmento de madeira roliça (um pedaço de eucalipto, goiabeira ou qualquer outra), antes de aplicar numa planta viva, para evitar "detonar" uma planta sem querer. 😄

As fresas mais usadas são as vendidas em lojas especializadas, ou hipermercados, como Carrefour e Extra, e são geralmente da marca DREMEL. Algumas são baratas, mas há outras mais caras, chegando até 80 reais ou mais, dependendo da fresa. 😄

No site abaixo voce poderá visualizar as maravilhosas fresas e ferramentas da DREMEL:

http://www.thetotalsite.it/articoli/showarticle.aspx?id=36

Óbvio que nem todas terão aplicação num trabalho em bonsai. Há que saber então, escolher quais serão mais adequadas, e testar, para aprender a melhor maneira de usar, em um segmento de madeira (seco ou verde), antes de aplicar em uma planta sua. 😄

Uma ressalva: evite "forçar" demais sua mini-retifica, pois queima o induzido com facilidade, e essa peça custa quase o mesmo tanto que a máquina nova. 🙁

Para trabalhos em troncos mais robustos ou de madeira dura (ligustro, goiabeira), é aconselhável usar uma outra retificadeira. Eu adquiri a GGS 27, da Bosch:

Aguenta mais o tranco, e as fresas são bem maiores e mais robustas. Há conjuntos de seis fresas, vendidas a um preço razoável num estojo (96 reais) ou pode-se comprar uma caixa em madeira, contendo 24. Produto do Paraguai, mas que rende bem (em torno de 70 ou 80 reais).
sandroguchilo03/10/2007 20:42
tks! ou obrigado
obrigado pelas informações, vou procurar imediatamente as fresas, já que não veio nehnuma , agora mais uma dúvida que peça é essa que vc comentou (induzido)
nickyfury03/10/2007 21:02
bonsai
O induzido é o "motor" da mini retifica. Se queimar, adeus. 🙁 Por isso, evite trabalhar apenas com a rotação em alta, durante muito tempo. Se perceber que sua maquina começa a esquentar, desligue, pare o trabalho por algum tempo, ao menos até que sentir que a maquina deu uma esfriada. Fique atento a cheiro de queimado. Pode ser um indicio negativo de que algo não vai bem. 😲

Nós bonsaistas somos uns apressados. Queremos tudo para ontem. Mas é preciso aprender a sermos pacientes, se queremos que nossas ferramentas, elétricas ou não, tenham uma boa durabilidade. No caso, queimar o induzido pode ser um complicador, principalmente se não houver autorizada em sua cidade, ou se a peça em questão não tiver para reposição imediata. 😲
Ricardo Loriggio03/10/2007 22:25
Eu tenho uma que comprei no carrefour e sempre uso ela, isso já a tres anos... nunca me deu um probleminha, só o carvãozinho que já tive de trocar... É da marca exeed.
Quando comprei me atentaram para a rotação da máquina que deveria ser alta. A melhor do mercado e que aguenta mais o tranco é a dremel mesmo... só que o preço acompanha a qualidade...

Ricardo Loriggio
nickyfury04/10/2007 09:43
bonsai
Verdade, concordo que a DREMEL é de longe a melhor mini retifica do mercado. Mas eu queimei uma, o Lustosa queimou duas, o Glauco queimou uma tambem. 🙁 🙁

Agora, ao manusear, tomo um cuidado extremo para não superaquecer, mantendo-a em baixa rotação, e apenas para trabalhos em plantas pequenas, de madeira de dureza relativa (ligustrão, nem pensar), para prolongar a vida útil da maquininha, e evitar o gasto extra. Uma nova tá custando uma nota!! 🙁
Antonio Castro04/10/2007 19:40
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Verdade, concordo que a DREMEL é de longe a melhor mini retifica do mercado. Mas eu queimei uma, o Lustosa queimou duas, o Glauco queimou uma tambem.

Como em tudo na vida, temos que ver para que fim precisamos de tal ferramenta, para além de outros factores, existe a proporção do Bonsai a ter em consideração.

A Dremel está preparada para trabalhos de precisão e como tal não convém dar grande uso, ou em trabalhos de grandes extensões, tal como não se recomenda/exige a uma makita ou algo similar que faça o trabalho da mesma...são a meu ver duas coisas distintas...e que a meu ver se podem&devem complementar.

Válidas serão todas aquelas cujo seu preço/qualidade for equilbrado e que cumpram todos os requisitos que nos levaram a adquiri-las.

Eu tenho uma de linha branca (marca "pistola" como se diz por cá 😄 ) custou menos de 1/3 da Dremel e até à data nada de contrário a assinalar, também verdade seja dita ainda nem puxei por ela.
Tem a particularidade de se poder comprar acessórios da dremel, caros, mas bons...afinal não é boa ideia colocar-se qualquer coisa na ponteira, principalmente quando nos pode facilmente provocar danos pela rotação a que é submetida.
Todo o cuidado é pouco e infelizmente, aquilo que mais se vê, a julgar pelas fotos...por isso nada de facilitismos...óculos ou máscara de protecção não é bobagem nenhuma, é para usar mesmo...bobagem é ficar um "Scarface" ou ter de recorrer a uma plástica por ter usado uma ponteira caseira (por alguém que não perceba/curioso) ou made "in China" por uma questão de custo...

Por saber que são para pequenos trabalhos, como é obvio não me vou por a fazer sharis em árvores de 1m, ela não foi fabricada para isso, nem as outras para o que ela faz...para esse tipo de trabalho parece-me mais adequado a Makita mesmo, sem dúvida alguma.

A propósito do que ela faz...ela tem outras utilidades, desde o simples afiar de ferramentas à limpeza das mesmas (Polir) até pequenos furos para colocação de arames para fixação das arvores aquando do transplante 😉...basta puxarmos pela imaginação...entre tantos, tal como por exemplo dar acabamentos num "Dai" para um "Suiseki" 😉

[ ]s

Castro
sandroguchilo05/10/2007 13:47
bem já realizei uns pequenos trabalhos em 4 plantas 2 azaleias 1 ficus e uma piracanta, e até agora não cheguei a passar da rotação da posição 2 , só que o trabalho é demorado,, e na verdade eu acho que isso é o atrativo e objetivo da arte bonsai, ( dedicação/ ampor / paciencia / espera e contentamento) --- só me falta achar as fresas mais adequadas e maiores , abvraços a todos e sucesso!!!!
Rodrigo_Dias_RJ05/10/2007 17:53
Sandro, posso dizer que sou um adepto das maquinas, temos um amigo aqui na comunidade , Nelmar, que consegue uma fresa fantastica!!!!! Só que ele só pode mandar fazer com um grupo de 10 pessoas, mande uma MP para ele por que eu ja estou aguardando
ghazal05/10/2007 19:16
Eu adquiri uma, da marca Megaforth (rotomagic)

na Multicoisas por R$ 69,00

inclui 60 peças

nada de extraordinário mas tá quebrando bem o galho (literalmente)

abs

Ghazal