nickyfury escreveu:
Verdade, concordo que a DREMEL é de longe a melhor mini retifica do mercado. Mas eu queimei uma, o Lustosa queimou duas, o Glauco queimou uma tambem.
Como em tudo na vida, temos que ver para que fim precisamos de tal ferramenta, para além de outros factores, existe a proporção do Bonsai a ter em consideração.
A Dremel está preparada para trabalhos de precisão e como tal não convém dar grande uso, ou em trabalhos de grandes extensões, tal como não se recomenda/exige a uma makita ou algo similar que faça o trabalho da mesma...são a meu ver duas coisas distintas...e que a meu ver se podem&devem complementar.
Válidas serão todas aquelas cujo seu preço/qualidade for equilbrado e que cumpram todos os requisitos que nos levaram a adquiri-las.
Eu tenho uma de linha branca (marca "pistola" como se diz por cá 😄 ) custou menos de 1/3 da Dremel e até à data nada de contrário a assinalar, também verdade seja dita ainda nem puxei por ela.
Tem a particularidade de se poder comprar acessórios da dremel, caros, mas bons...afinal não é boa ideia colocar-se qualquer coisa na ponteira, principalmente quando nos pode facilmente provocar danos pela rotação a que é submetida.
Todo o cuidado é pouco e infelizmente, aquilo que mais se vê, a julgar pelas fotos...por isso nada de facilitismos...óculos ou máscara de protecção não é bobagem nenhuma, é para usar mesmo...bobagem é ficar um "Scarface" ou ter de recorrer a uma plástica por ter usado uma ponteira caseira (por alguém que não perceba/curioso) ou made "in China" por uma questão de custo...
Por saber que são para pequenos trabalhos, como é obvio não me vou por a fazer sharis em árvores de 1m, ela não foi fabricada para isso, nem as outras para o que ela faz...para esse tipo de trabalho parece-me mais adequado a Makita mesmo, sem dúvida alguma.
A propósito do que ela faz...ela tem outras utilidades, desde o simples afiar de ferramentas à limpeza das mesmas (Polir) até pequenos furos para colocação de arames para fixação das arvores aquando do transplante 😉...basta puxarmos pela imaginação...entre tantos, tal como por exemplo dar acabamentos num "Dai" para um "Suiseki" 😉
[ ]s
Castro