malus
Alcides Junior03/10/2007 16:33
malus
Pessoal, ai vai umas fotos de uma macieira florida, uma bela floração, porém, me parece que ela sózinha não é capaz de produzir frutos 😢
5 dias atraz

hoje de manhã

pelo menos tem as flores para alegrar.
nickyfury03/10/2007 16:37
bonsai
Junior,
Realmente, um regalo para os olhos. Pena que, como vc mesmo diz, sem outras plantas próximas, para exercer a polinização, possivelmente não irá frutificar. 🙁
Diga-me: qual a variedade dessa malus? Há tempos estou tentando obter muda da varieade Halliana (os frutos são pequenos, menores que a laranjinha kinkan), mas sem sucesso. 😲
Alcides Junior03/10/2007 16:50
Caro Nick, esta é a malus everest comprei na Chacara Belvedere, quem sabe eles podem ter esta outra....entra em contato com o Carlos.
nickyfury03/10/2007 16:59
bonsai
Valeu Junior. Infelizmente, na Belvedere não há malus haliana. O único que soube ter é mestre Hidaka, que não vende. 🙁
Alcides Junior03/10/2007 17:01
Caraca, se ele não vende...pede umas sementes....rsssss. Ai fica difícil, se souber alguma fonte te passo. 😉
Antonio Castro03/10/2007 19:26
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Diga-me: qual a variedade dessa malus? Há tempos estou tentando obter muda da varieade Halliana (os frutos são pequenos, menores que a laranjinha kinkan), mas sem sucesso. 😲
Olá Amigo Luiz Fernando...pena que és de tão longe...
Este ano numa actividade da Associação a que pertenço, dei 2 mudas que me nasceram no ano passado

Aspecto delas dois meses depois de terem nascido (07/05/06), antes de as passar p/um vaso maior.
Como coloquei as 3 no mesmo recipiente, ficaram com o sistema radicular entrelaçado e demasiado comprido, por causa da profundidade...após o corte das raizes, tive pena de deitar o remanescente fora ( fico sempre 🙁 , afinal ali estão futuras arvores), mas não posso ter mais experiências em curso, por isso na altura apenas fiquei com um pequeno pedaço...que plantei ao fim do dia quando cheguei a casa.
Passado um mês aprox. já tinha folhagem nova, antes que ficasse com ideias...dei-a logo na actividade seguinte 😄 😄 😄...
Estas foram germinadas precisamente de sementes provenientes das maçãzinhas que vão caindo no centro de Bonsai 😉, tem é que se ter em conta que nem todas as maçãs têm semente...talvez por cairem prematuramente.
Boa sorte 🙂
Cptos.
Castro
nickyfury03/10/2007 20:51
bonsai
Castro,
Mais que lamentável, é meu país barrar na porta a entrada de espécies estrangeiras, mesmo para nós, pequenos bonsaistas, cultivadores de preciosidades, como essa. 🙁
Talvez o nobre amigo possa, quando da próxima colheita de frutos, separar algumas sementes e enviar para mim. Creio que teríamos maior sorte e elas pudessem chegar até aqui, quando então eu as plantarei, para ver se vicejam tão bem quanto as suas. 😄
Ricardo Loriggio03/10/2007 22:18
A macieira é um problema, principalmente se a muda não for enxertada...
Algumas variedades são auto-estéreis...ou seja, só havera fecundação cruzada... Aconselho a comprar outra... e torcer para elas florescerem ao mesmo tempo.
Voce pode tentar fazer uma polinização manual para tentar frutificar... colete o polen com um cotonete e aplique na parte feminina da flor.
Quanto ao que o nickyfury falou uma boa saida é a variedade anã (conhecida nos viveiros por maça anã)... tem frutos menores se aclimata bem e é bastante fecunda...
Um abraço
Ricardo Loriggio
Alcides Junior04/10/2007 08:14
Proibido o Termo
Amigos moderadores, a palavra que escrevi, aqui na minha região é espressão de espanto, não vejo porque ser proibida, mas peço desculpas. 😮ops:
nickyfury04/10/2007 09:34
bonsai
Junior,
Não se apoquente nem se amofine por tão pouco. Está entre amigos, e não somos tão suscetíveis às palavras assim. Pelo menos eu não sou e sei que o Castro tambem não. 😂 😂
Quanto a pedir sementes ao mestre Hidaka, se calhar de numa visitação ao viveiro dele eu desse a sorte de encotrar as macieiras frutificando, sei que ele não recusaria em ceder. Mas fora isso, ele não iria se dar ao trabalho de coletar frutos, retirar as sementes e envia-las para mim. É uma excelente pessoa, mas seu tempo é cada vez mais escasso, dada a quantidade de compromissos que ele tem. Aliás, seria muito egoismo de minha parte sequer ligar para ele pedindo isso. 😄
Mas certamente, em novembro, quando deverei ir até Atibaia, irei até o viveiro dele e pedirei que colha frutas e retire sementes para mim, guardando-as para quando eu retornar em uma outra visita, e puder levá-las. Claro, terei que contar com a excelente memória dele para lembrar-se disso, né? 😂 😂 😂 😂
Pensando bem, prefiro insistir com o Castro. Então, Antonio, o que me dizes? 😲 😲
Alcides Junior04/10/2007 09:43
Obrigado pelas palavras nick, desejo sorte na sua busca pela espécie. 😄
ARQPATRIK04/10/2007 09:44
Parabens muito bonita mesmo!!
Antonio Castro04/10/2007 18:58
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Junior,
Não se apoquente nem se amofine por tão pouco. Está entre amigos, e não somos tão suscetíveis às palavras assim. Pelo menos eu não sou e sei que o Castro tambem não. 😂 😂
😲 Oops...o que se passou, não entendi...
nickyfury escreveu:
Pensando bem, prefiro insistir com o Castro. Então, Antonio, o que me dizes? 😲 😲
Meu amigo Luiz, sabes bem o problema que foi quando tentei enviar aqueles simples produtos, parecia que tinha feito algo ilegal ( e do bravo, mesmo)...por isso bem que gostaria, mas quanto a tal, com muita pena minha, para evitar quaisquer dissabores e por uma questão de respeito, ainda que discordando, fechei a loja seja no que for para enviar para esses lado do hemisfério...se fosses aqui de perto teria todo o gosto, até inclusive oferecer-te esta que tenho, afinal é apenas por isso que pratico o "Misho", no máximo pretendo ficar apenas com um exemplar de cada, mesmo assim nem de todas as espécies...mantenho-me ocupado durante uns tempos e faço uns quantos amigos felizes quando as partilho 😉.
Óbviamente como noutros campos da vida, também aqui sou selectivo tanto nas espécies a cultivar, como nos amigos a prendar...e com certeza estarias incluido 😄
É assim que faço e procuro continuar a fazê-lo...
[ ]s
Castro
darkaso04/10/2007 20:51
Júnior,
maçã florida é muito bonito. Um exemplar espetacular o seu.
Não se preocupe com a palavra tanto asim, é um programa que rejeita automaticamente alguma palavra parecida com qualquer ofensa. um exemplo é o nome científico do urucum, não entra o primeiro nome.
T+