Palestra Tramujas e Demonstração de Pedras Artificiais
Elio05/10/2007 21:17
Palestra Tramujas e Demonstração de Pedras Artificiais
lpzin05/10/2007 21:54
Alguem anotou a receita da pedra?? rsrsrs....
abs!!
GustavoO06/10/2007 10:03
Muito legal essa pedra!
Também quero a receita! rs
Abraços,
Gustavo.
ARQPATRIK06/10/2007 10:28
Belo trabalho!!
Felipe06/10/2007 13:59
Elio,
sensacional meu amigo. Nós do clube floripa bonsai desejamos muito sucesso pra vcs.....
Cláudio José Teixeira06/10/2007 14:43
Elio,
Impressionante estas "pedras" apresentadas nas fotos, o segredo é o pó de ferro? Seria somente isto? Ou há algum segredo na confecção?
Realmente muito bonitas!
Abraços,
Cláudio.
nickyfury07/10/2007 19:54
bonsai
Elio,
Uma aula do Tramujas, é algo sempre oportuno, quando temos a chance de estar melhorando ainda mais a qualidade de nosso bonsai brasileiro. Concordo contigo, quando diz que esse tipo de cobrança justifica, para nós, estarmos dando uma "ajeitada" nas plantas e vasos, com vistas a termos o melhor, quando de uma exposição ou evento.
A confecção dessa "pedra" é algo realmente inusitado, vez que apresenta um resultado extremamente bonito e diferente. Que tal um passo a passo completo, com fotos e explicações mais minuciosas, a ser postado pelo autor na parte do forum, dedicada a Matérias? OU então, se possível, na página do clube de voces, para que todos possamos aprender essa novidade? 😄
Elio07/10/2007 21:14
Olá pessoal!
A palestra do Carlos, + ou - 1:30 hora foi muito detalhada por ele e nos deu a todos um norte a seguir. Longe de estarmos à perfeição dos detalhes citados e mostrados por ele mas, temos um objetido concreto, mesmo que a longo prazo.
Pessoal, a receita é simples:
Areia bem fina, cimento e água. Feita a massa em ponto de massa de pão cobri-la com pó de ferro oxidado (vc consegue em serralherias).
A planta já deverá estar em vaso definitivo e com raízes expostas a fim de que você possa estar colocando a massa (mole) por entre elas.
24 horas depois está totalmente seca e pronta a obra.
O grande segredo é dar o acabamento à massa. Aí requer prática, muita prática. Podem pela trabalho que ele faz com facas e estiletes na massa para dar aquela textura.
Nicky irei ver com ele a possibilidade de fazermos um passo a passo. As fotos do Carlos fui eu que tirei pela manhã. À tarde eu não pude estar e pedi para que um amigo tirasse pra mim.
Aguardem.
Abraço e boa semana a todos.
nickyfury08/10/2007 15:43
bonsai
Elio,
Agradeço a receita para a massa basica. Conquanto a dificuldade em fazer o trabalho de finalização, com uso de estiletes, creio ser essa a parte que a todos nós realmente interessa aprender. 😄 😄
O colega artesão soube transferir para seu trabalho um realismo impressionante. Claro, o dom artisitico para isso é para poucos, mas que todos nós gostaríamos de dominar tal pericia, isso nem se dúvida. 😄
De qualquer maneira, creio que um passo a passo iria esclarecer e auxiliar muitissimo a todos os neófitos presentes. 😎 😎 😎
Ferreira08/10/2007 17:03
Impressionante
Elio
Concordo com o Nicky, principalmente com relação à habilidade do artista. Já vi muitas pedras artificiais, em livros, revistas e na net, algumas até muito bonitas. Mas no nível de detalhe e textura de acabamento este é de longe o trabalho com melhor efeito. Impressionante.
Elio08/10/2007 18:42
Ferreira e Nicky!
Contenham,se jovens!!!.......rsrs!
Prometo fazer um passo a passo com ele!!
(Vcs só me arranjam trabalho....................hehehe!!)
Abração
flavio bonsai10/10/2007 08:36
que bom esse passo a passo vai ajudar muito valeu pela iniciativa quase que meio forçada , rsrsrsr
brincadeira mas vai ser muito boa essa tecnica por que o resultado e muito interessante.
duprat10/10/2007 22:15
Também fiquei impressionado. Jurava se tratar de uma pedra de escarpa. Muito bom e natural o resultado.
Faço também minhas pedrinhas. Sei que não é fácil obter tal naturalidade. Lembro ainda da primeira. Parecia um coco de cachoro duro. 😮ops: kkk
Uma boa dica, que é a fase em que estou atualmente, é primeiro completar as pedras com a massa de cimento, criando bases ou pedaços de união entre determinadas pedras, de determinado tipo. Assim somos obrigados a copiar efeitos de textura e cor e adquirimos mais malícia de como simular a naturalidade da natureza - mestra de mestres.
Mas Elio, este é um trabalho que me parece importante pois a liberdade de composição que se tem confeccionando as pedras é enorme.
Alexandre S. Coelho11/10/2007 23:18
Elio,
meu amigo, depois de ver e ler tudo que foi postado, só posso agradecer e esperar mais dicas do que foi ensinado neste encontro 😈 😂 😂 😂
abraços
bergson23/10/2007 19:13
Caro Elio,
Estou também curioso pelo passo a passo na fabricação desta pedra.
Aguardarei ansiosamente.
Elio23/10/2007 22:21
Amigos!
Já agendei com o Renato uma sessão de fotos para o Passo a Passo.
Easy!!
Abraço
Claudio Rodrigues24/10/2007 08:54
Muito bom!