Ricardo,
Pelo que escreveu, acredito que seu erro fundamental seja o de tratar a azalea como trata as demais plantas que possui. Não sei quais são elas, mas antes de mais nada, vc deverá cultivar a azalea de maneira diferente, para ter sucesso.
Não sei qual o tipo de substrato que vc usa. Isso é um fator preponderante, vez que a azalea não vai muito bem se o substrato for com pedrisco e caco de telha. Então, esses dois compostos devem ficar de fora. Mas ela aprecia casca de pinus fragmentada, carvão vegetal e solo ou composto para samambaia, como esfagno de xaxim.
A azalea prefere um cultivo em meia sombra, em que receba apenas os raios solares da parte da manhã, não muito fortes e intensos. No Japão, são cultivadas em grandes viveiros cobertos com sombrite claro, que filtram os raios solares e as protegem do calor do sol intenso, bem como de ventos fortes e neve.
Não precisamos de tanto, mas procure cultiva-las à meia sombra, de outras arvores ou sob a proteção de sombrite.
Aramagem: ao proceder a aramagem, vc deve antes podar os galhos de maneira a formar pares, evitando o crescimento muito alongado. Após a floração, recomendo tambem retirar a flor murcha, e o talinho que fica.
Com uma estrutura mais enxuta, graças a poda de limpeza (quando vc deve escolher os galhos mais bem posicionados para formar o estilo pretendido), use o arame de maneira firme, apertando sem forçar em demasia, para não marcar muito. Tampouco deixe o arame frouxo ou muito solto, isso irá atrapalhar e não permitirá que voce dê os movimentos necessários à estilização.
Os galhos da azalea são quebradiços. Isso vc deve ter percebido. Então, para movimenta-los com a aramagem, recomendo que primeiro force-os um pouco. Não queira dar-lhes o movimento definitivo logo na primeira vez. Tem que ser aos poucos. Para ajudar, evite regar a planta no dia em que for aramar. Depois que aramar, então, force levemente o galho até um terço da posição pretendida. Depois de um mes ou dois, force mais um pouco, e assim, gradativamente, até que o galho fique na posição final que vc pretende. Isso evita a quebra de um galho que, se perdido, pode não vir a nascer de novo no mesmo local.
Poda de raízes: a azalea permite que vc elimine apenas um terço de suas raízes de cada vez, dependendo, claro, do tamanho da planta. Raizes grossas podem ser cortadas, mas as capilares nem sempre. É recomendável mante-las umidas ou ao abrigo do calor do sol, ao proceder a sua redução. Quanto mais galhos tiver sua planta, maior será o volume das raízes. Se quer uma planta mais "enxuta", então poderá, primeiro, eliminar o excesso de galhos, para só depois, podar o excesso de raízes, lembrando que elas terão que ser, necessariamente, na primeira poda, em volume superior em termos de quantidade, em relação aos galhos que mantiver.
A cidade em que vc mora é muito mais adequada, quanto ao clima, que aqui no planalto central, para o cultivo de azaleas. Se eu consigo fazê-las ficarem como eu quero, considerando a baixa umidade da minha região, certamente voce terá muito mais sucesso, se seguir as orientações acima.
Rega: não encharque o solo. Deixe secar bem, entre uma rega e outra. Prefira podar galhos e aramar com o solo seco. O tronco, se não for muito grosso, poderá ser movimentado com arame, desde que vc siga a regrinha básica de fazê-lo gradativamente e não objetivando o movimento final de uma unica vez.
Mudas: vc pode fazer estaquia com os galhinhos podados. Eles pegam super bem. Faça um corte em cunha, retirando a casca na ponta que será enterrada. Mergulhe as estacas em solução enraizante por uns trinta e quarenta minutos, depois estaqueie em areia grossa ou substrato tipo plantax, usado por horticultores.
Reenvase: dependendo do tamanho da planta, a cada dois ou tres anos, é o ideal. Claro que, em caso de mame ou shohin, poderá ser até antes disso. Plantas maiores e mais velhas, com troncos mais grossos e nebari casco de tartaruga, poderão ser reenvasadas em até cinco ou sete anos. 😄
Dica: compre mudinhas baratas em viveiros, e treine aramagem nelas, antes de trabalhar com plantas maiores. A azalea aceita qualquer tipo de estilização, até mesmo raiz sobre rocha. Então, ao praticar com essas mudas, voce não corre o risco de estar perdendo plantas mais valiosas.
Podas: observe que deverá eliminar as brotações que saem na base do tronco, nas raizes, e no próprio caule principal, se não for usar alguma dessas para formar um novo tronco ou galho.
Adubagem: prefira adubo liquido. Eu uso o biofert plus, mas há cultivadores que usam ouro verde. A Regina Suzuki usa osmocote. Fica a seu critério. O adubo liquido ajuda na florada. Adubo orgânico faz as folhas ficarem muito grandes.
Prefira cultivar as azaleas que emitam flores unicas, não dobradas. São mais bonitas como bonsai. 😄
A titulo de esclarecimentos, principalmente quanto à formação dos galhos, recomendo o link abaixo, em que há dicas e mais dicas interessantissimas, e que servem tanto para outras plantas como para azalea:
http://www.bonsaiprimer.com/general/general.html#A