Transplante de Shimpaku
Oi amigos do forum. Gostaria de saber o que vcs acham do transplante de um Shimpaku agora, em outubro? Acabei de transplantar o meu, pois estava num substrato que não drenava legal. Fiz a pode de raizes em uns 30%. Aqui em Joinville, SC, esta numa média de temperatura de 22 graus, com picos de 27 graus e 15 graus. Tem ventado bastante e a umidade esta na faixa de 75%. No transplante tive uma surpresa, pois acabei encontrando um tipo de lagarta branca com a cabeça preta... Só não sei se estava no substrato ou nas folhas, porque à vi depois de ter mexido bastante no bonsai. Pode ser largatas que se alimentam de raizes?
😲 Tenho notado um ligeiro amarelamento nas folhas ❓ do meu Shimpaku, coisa que nunca tinha acontecido, pois esta comigo à 4 anos e hà pelo menos 2 anos em que foi feito o ultimo transplante.
Pode ser devido a lagarta 😲 , ou é excesso de umidade do substrato???
Agradeço aos amigos que puderem ajudar 😄 !
😲 Tenho notado um ligeiro amarelamento nas folhas ❓ do meu Shimpaku, coisa que nunca tinha acontecido, pois esta comigo à 4 anos e hà pelo menos 2 anos em que foi feito o ultimo transplante.
Pode ser devido a lagarta 😲 , ou é excesso de umidade do substrato???
Agradeço aos amigos que puderem ajudar 😄 !