nabase06/10/2007 11:06
Angico Branco
Esta muda está no escorredor à um bom tempo... Não consigo que ele engrosse o tronco. Apenas cresce... O que posso fazer?
Um abraço a todos.
Natalino Sampaio
darkaso06/10/2007 20:41
nabase,
como não saiu raíz no fundo espere mais um ouco e coloque na mamadeira. não tem outro jeito, tem que deixar crescer para depois iniciar o trabalho. É o único jeito de engrossar o tronco, até porque com folhas tão grandes a estética fica ruim com tronco fino.
T+
Dino10/03/2009 19:07
Olá amigos, já ouvi falar que a poda aérea parcial pode ajudar no engrossamento do tronco, além de não deixá-lo crescer muito.
RIDDHA - JOSE JORGE10/03/2009 19:34
Paciência
Precisa de ter muita paciência. O Angico é uma árvore que demora muito a engrossar o tronco. Tem uma plantada aqui na rua há 5 anos e tronco continua bem fininho. Suas folhas tb são muito grandes. Não é uma das mais recomendadas para Bonsai. Se minha fosse, como diz o mestre, eu esqueceria por uns 9 anos e partiria para outra enquanto isso. risos ..
Desculpe a sinceridade. 🙄
Um abração, José Jorge
Sambarilove11/03/2009 00:13
Natalino:
O seu post me levou a algumas pesquisas pois vários sites de bonsais associam "angico-branco" ao Pithecolobium tortum, muito apreciado para bonsai, mas sua planta, com certeza, não é o piteco familiarmente chamado aqui.
Parece-me indevida essa associação pois os sites "botânicos" atribuem outros nomes científicos ao angico-branco.
Mirian Valadão11/03/2009 04:07
Natalino,
Tenho vária mudas de angico branco e vermelho que estavam iguais ao seu.
Resolvi plantar uma muda no chão. Fiz uma cova grande, coloquei areia com esterco de gado e um prato descartável. coloquei a muda pouco acima do prato e completei a cova com o mesmo substrato.
O local onde plantei tem o solo com muita matéria orgânica (a grama que é podada, folhas de outras ávores,etc. e isso é feito há muitos anos).
Está sendo significativo o desenvolvimento dela em relação as outras que estão em mamadeiras e vasos. Se eu fosse fazer uma comparação agora, diria que houve um desenvolvimento maior na circunferência do tronco em relação ao crescimento vertical, sendo que algumas mudas de outras plantas proximas cresceram o que provocou a diminuição da quantidade de sol que ela recebe que é praticamente o dia inteiro.
Espero ter ajudado.
Abraços
Mirian
RIDDHA - JOSE JORGE11/03/2009 07:48
Sambarilove escreveu:
Natalino:
O seu post me levou a algumas pesquisas pois vários sites de bonsais associam "angico-branco" ao Pithecolobium tortum, muito apreciado para bonsai, mas sua planta, com certeza, não é o piteco familiarmente chamado aqui.
Parece-me indevida essa associação pois os sites "botânicos" atribuem outros nomes científicos ao angico-branco.
Pithecolobium é tb conhecido como JUREMA BRANCA e não tem nada haver com o Angico Branco. Segue fotos do Angico Branco:
Detalhes das folhas
Um grande abraço, José Jorge