fireenddark06/10/2007 11:21
mudas na sacola
😈 pessoal eu estou com umas mudas de ipê, amarelo,rocho,preto, rosa, branco e mulato, estas mudas estão na sacola e teém 40 cm de altura e ainda elas estão com algumas raizes para fora da sacola.
o que eu devo fazer? pensei em retiralas da sacola e passa-las para uma outra sacola e o substrato seria de arei e pedrisco, para que elas desenvouvam e parem de crescer.
ou então fazer alporques para reduzir o tamanho!
por favor me digam qual o melhor procedimento!?
darkaso06/10/2007 19:05
Gustavo,
normalmente essas sacolas são compostas de um barro vermelho. Sempre retiro toda ela e coloco um substrato mais drenante para acelerar o crescimento, esse costuma atrapalhar. A alporquia te dará mais mudas, mas vai demorar um pouco para poder trabalhar as mudas. Daria para fazer o transplante e, após uns três meses faça o alporque. Ao retirar o torrão de barro cuidado para perder o mínimo de raízes.
T+
GERALDO INOCÊNCIO07/10/2007 07:52
fireenddark,
O Darkaso está correto, tem de tomar cuidado para não prejudicar as raízes. A melhor maneira de tirar o substrato velho é lavar com jacto dágua com pressão, vá lavando com cuidado até ficar limpinho, aí prepara um novo substrato , disponha bem as raízes e replante. Tenho bastante experiências com ipês, quando cultivados em vaso eles são exigentes em substrato. Tem de estar sempre trocando senão eles estacionam o crescimento e entram em estado letárgico. Após o troca do substrato eles reagem com forte brotação e aí você pode podar ou fazer alporques conforme o seu gosto. Ao podar, aproveite para educar os galhos novos com arame ok.
Do amigo Geraldo Inocêncio
fireenddark08/10/2007 09:33
obrigado pela dica geraldo e darkaso, ajudou muito!
mais uma coisa eu poderia educalas do tamanho que eslas estão ou o melhor mesmo seria redizir o tamanho?
BAIORS08/10/2007 13:13
Caro amigo tenho alguns ipes.
Na minha opinião e que opte por uma altura que vc deseja para seu bonsai faça a educação. E logo apos os tres meses citados proceda o alporque, porem aproveita pois enquanto ta desse tamanho voce tem mais flexibilidade para uma arramação. 😄