Juniperus Procumbens
Charles07/10/2007 22:13
Juniperus Procumbens
Oi pessoal....
Fiz recentemente este trabalho com um juniperus procumbens (tuia jacaré), depois de bons anos sem trabalhar este tipo de planta... 🙄
O trabalho se resumiu a 2 principais focos:
1. uma boa limpeza de tronco, eliminando toda a madeira podre
2. inicio de estruturação dos galhos
Visão geral da planta, antes...
Detalhe da base do tronco, antes...
Depois...
Detalhe da base...
A "esculpida" do tronco, apesar de parecer uma eliminação drástica de madeira, resumiu-se a eliminar apenas o que estava podre. Praticamente não houve retirada de "madeira viva"... 😉
Ao eliminar a madeira podre, aquele imenso shari estava quase pronto... 😉 ... Tive que ser muito cuidadoso nessa limpeza, pois a madeira morta e boa é bastante fina e longa, portanto, mais frágil... 🙄 😉
Deixei mais galhos do que imagino para o futuro, com intenção de, com um pouco mais de tempo e brotaçoes, eu poder visualizar uma segunda etapa de refinamento de estrutura... 🙄
Uma possibilidade seria deixar apenas a estrutura mais próxima ao ápice da planta, aliminando aquela mais à esquerda.
O primeiro galho à esquerda (mais claro), com uma curvatura meio em arco é um sério candidato a ser eliminado no curto prazo.... estou só me acostumando e sentindo melhor essa possibilidade...
Queria saber dos colegas se estão de acordo com esta idéia... 🙄
Sugestões são bem vindas!...
Abraço,
Charles
Ricardo Paiva08/10/2007 01:49
Charles, parabéns, ficou show!!!!!!!
Quanto a eliminação dos galhos citados, assino em baixo.
BAIORS08/10/2007 14:06
Que transformação 😲
Ficou um trabalho incrivel, um belo exemplar quanto as demais modificações eu aguardo ancioso pelas fotos.
nickyfury08/10/2007 16:18
bonsai
Charles, parabens pelo lindo trabalho realizado até agora. Ficou realmente uma lindeza. 😄
Creio que, em se tratando de um literati, há um excessivo numero de galhos realmente, e alguns deles terão que ser, gradativamente, eliminados no transcorrer do tempo, enquanto os principais seguirão avançando na formação da densificação aerea. 😄
O apíce, que vc estilizou como um "shidare", resultou diferente, mas para fixá-lo melhor, talvez fosse conveniente inclinar a planta um pouco a esquerda, quando do envase, para realçar essa caracteristica. 😲
O trabalho de escavação, mesmo sendo apenas madeira morta, mostra que ainda temos muito que aprender com as plantas. 😄
Antonio Castro08/10/2007 16:34
Olá Amigo Charles
Á quanto tempo, hein!
Lindo trabalho 😄 😄
Eu estou na dúvida se retiraria, ou não...talvez sim, porque começa num ponto onde se pretende a continuidade de observação do tronco até ao ápice (que neste caso de certa forma o interrompe, dispersando a atenção), mas talvez não tirasse, porque pode (para já) preencher um vazio que ali fica/ficaria...
Talvez dando-lhe outro movimento, o ramo é jovem e permite isso, mesmo que com direito a ouvir um "Click" ou Crack" 😉.
Gostei bastante, apenas estou um pouco aprensivo por causa do desbaste significatvo na massa verde.
No Junipero convém deixar algumas reservas, porque levam algum tempo a recompor-se...de tronco com escamas secas, jamais não voltará a rebrotar e nem todas as pontas verdes num junipero, são de desenvolvimento para novos ramos... a escolha tem que ser selectiva, aquando das podas...e por essa dificuldade acrescida, é/será preferivel fazê-lo por etapas e deixando inclusive alguns de sacrificio, coisa que não fiz em alguns meus..., mas aprendi.
Como estará o nebari dele, que se encontra oculto?? sabe?? deve estar 5 estrelas ao fim de tanto tempo...
Ficamos a aguardar novos desenvolvimentos, e com um vaso que faça "Jus" ao excleente trabalho que podemos constatar 😉 😄 😄
Boa sorte
[ ]s
Castro
Paulo Roberto Marasca08/10/2007 23:59
Oi Charles...
A sugestão para este lindo tronco seria esta, de minha parte...
Abraço...
Paulo Roberto.
flavio bonsai09/10/2007 07:02
charles ficou muito boa sua restilização ate agora , qto a retirada do galho mais baixo acho tbem que ficaria melhor pois ficaria com mais leveza e ficaria mais parecido com um literate e a sugestão do nick e boa de inclinar um pouco pra esquerda .
Alcides Junior09/10/2007 07:30
Charles, parabéns pelo bonsai...achei muito lindo. 😄
Charles09/10/2007 13:17
Oi pessoal...
Fabio, Ricardo, Junior... legais seus comentários... valeu !.... 😉
Grande Nick...
Gostei da sua sugestão de inclinar um pouco para a esquerda... tá anotada, como grande candidata!... 😉.. obrigado
O excesso de galhos foi intencional, por enquanto, e uma das razões, além da minha percepção, é exatamente "emprestar" os olhos dos colegas prá me dar opções nos passos a seguir!... 😉
É verdade amigo, temos muito a aprender com a mãe-natureza! Absolutamente todo o shari desta planta foi "ela" quem esculpiu... eu só eliminei aquilo que nos impedia de enxergar o trabalho "dela"... Depois faço uma foto do outro lado do tronco, onde há uma grande extensão do shari em forma de meia-cana... maravilhoso!... 😲
Grande Castro...
De fato amigo... há quanto tempo!... 😲
Aquele galho não é tão flexivel como parece mas, concordo com voce que ele interrompe a continuidade visual do tronco... Acho que o destuino dele está traçado mesmo!.... 😈 😂
Espero não ter problemas com a retirada de massa verde que fiz... e creio mesmo que não haverá.. vamos ver... 🙄
O nebari, pelo quanto procurei aprofundar, não parece mostrar algo de muito mais interessante, mas acredito que a simples retirada de mais 1cm de substrato e boa limpeza das raízes vivas, fará uma boa diferença ao replantá-lo no vaso definitivo... que acho que ainda nao tenho... 🙄
Paulo Roberto...
Gostei muito da sua sugestão!... 😉 Além da inclinação à esquerda, como sugerido pelo Nick, voce sugere uma copa mais tradicional!... 🙄 😉
Ficou muito bonito seu desenho e está registrado como uma ótima alternativa!... obrigado!... 😉
Flavio...
Pois é... aquele galho mais baixo tem tido opinião unânime quanto a retirada... e logo farei isso...
Quanto ao estilo, está definido mesmo que será um literati... apenas deixei mais verde por enquanto, para sentir melhor a segunda etapa!... E como voce viu, já recebi ricas sugestões aqui!... 😉
Abraço a todos,
Charles
duprat09/10/2007 13:52
Lindo trabalho Charles,
Creio que não teria o que acrescentar ao que foi dito pelos colegas.
Mas uma pergunta queria lhe fazer. A tempos pensei na possibilidade de deixar um tronco apodrecendo para justamente deixar a natureza esculpir a madeira de determinada árvore. Dai pensei... qual seria o melhor processo de forçar deliberadamente o apodrecimento de determinado tronco? Seria uma alternativa interessante pois a naturalidade é sempre constatada em tais troncos. A sua árvore fortalece esta idéia...
Enfim em que condiçoes ela chegou a este estado anterior a seu trabalho?
Paulo Henrique de S. Garc09/10/2007 14:46
Charles, ficou belissima sua árvore, concordo com a retirada do 1° galho e a proleção do Paulo Roberto, mostra um belo futuro para ela...não deixe de posta a evolução dessa maravilha!
UYm grande abraço e
Té mais...
Charles09/10/2007 15:35
Paulo Henrique...
Legais seus comentários... motivadores... valeu!...
😉
Duprat, tudo bem?
Este jacaré fazia parte de um lote de algumas centenas, falando de mais de 12 anos atrás.
Quase a totalidade foi vendida e os remescentes ficaram meio abandonados, distantes da área em que se dava mais cuidados às plantas. Seus troncos eram muito altos, ou longos, chegando a mais de 1,5m.
Um belo dia, foram remanejados de local, podados drásticamente na altura e galhos maiores e, novamente "semi-abandonados"...
Com isso, as copas cresceram e formaram uma massa compacta, impedindo a entrada de sol no interior da plantas.
Os troncos foram totalmente cobertos por grossa camada de musgo que, por sua vez, passaram a reter terra e resíduos orgânicos...
Penso que a poda drástica do tronco e galhos impôs uma redistribuição severa no fluxo da seiva, o que poderia ter provocado a morte de grandes extensões ao longo dos troncos, que se transforaram nos sharis. Os shins eram as partes remanescentes dos troncos e galhos podados...
Enfim... acho que a somatória destas condições, em princípio desfavoráveis, as principais causadoras destes jins e sharis "naturais"... 🙄 🙄 🙄 😉
Abraço,
Charles
Ferreira09/10/2007 18:46
Charles
Achei muito boa sua estilização, embora a projeção de copa do Paulo Roberto seja ótima.
Eu jamais recomendo que alguém faça um fukinagashi, mas vendo a estrutura de tronco e copa inicial e final, fiquei espantado de que não tenha sido sugerido este estilo para seu junípero.
Duprat
Concordo que os shari e jin naturais são mais bonitos. Mas talvez seja muito grande o risco para a vida da planta tentar conseguí-los pelo apodrecimento de tronco e galhos. Como não dá para controlar o processo, bastaria um pequeno descuido e a planta estaria comprometida.
darkaso09/10/2007 21:26
Charles,
ficou muito bonita, nem parece a mesma planta, tal a diferença no tronco. Parabéns pela planta e pela visão, com certeza será linda nas suas mãos.
T+
Charles10/10/2007 13:51
Oi Ferreira... tudo bem?
Agradeço seus comentários... muito legais... 😉
O estilo fukinagashi chegou a me ocorrer, mas este é um estilo que uso quase como "ultimo recurso"... 🙄 ... não é extamente minha predileção... 🙄
Mantive a inclinação original do tronco e busquei um estilo bunjing+shidarê, mas também gostei muito da proposta do Paulo Roberto, que seria algo como bunjing+moiyogi... 🙄 😉 ...
Não descarto a mudança.... 🙄 😉
Sobre as condições naturais que propiciam a formação de jins e sharis, pessoalmente também não recomendo forçar a sua ocorrência!... Só tive a sorte de encontrar o "trabalho feito" ...... e a planta viva!... 😉 😂
Oi Darkso, tudo bem?
Gentis seus comentários amigo... motivadores!.... valeu muito!... 😉
Abraço,
Charles
Charles10/10/2007 13:52
Oi Ferreira... tudo bem?
Agradeço seus comentários... muito legais... 😉
O estilo fukinagashi chegou a me ocorrer, mas este é um estilo que uso quase como "ultimo recurso"... 🙄 ... não é extamente minha predileção... 🙄
Mantive a inclinação original do tronco e busquei um estilo bunjing+shidarê, mas também gostei muito da proposta do Paulo Roberto, que seria algo como bunjing+moiyogi... 🙄 😉 ...
Não descarto a mudança.... 🙄 😉
Sobre as condições naturais que propiciam a formação de jins e sharis, pessoalmente também não recomendo forçar a sua ocorrência!... Só tive a sorte de encontrar o "trabalho feito" ...... e a planta viva!... 😉 😂
Oi Darkso, tudo bem?
Gentis seus comentários amigo... motivadores!.... valeu muito!... 😉
Abraço,
Charles
Ferreira10/10/2007 18:17
Solução
Charles
Não defini ainda se não gosto do estilo fukinagashi ou se apenas não gostei dos que já vi. Mesmo em foto, é muito raro encontrar um que pareça "natural". Por isso mesmo gostei muito da solução que você encontrou.
Alexandre S. Coelho13/10/2007 21:44
Grande Charles!!!
Um trabalho muito bem feito este ❗ PARABÉNS ❗ ❗ ❗
Eu acho que não precisa muito pra terminar este belo exemplar...
sou favorável com uma copa mais tradicional e talves uma inclinação para direita também possa "equilibrar" desequilibrando (será que inventei demais 🙁 😂 )
Vou usar um pouco da bela projeção do amigo Paulo:
O que acham?
abraços
Charles15/10/2007 14:34
Re: Solução
Oi Ferreira...
Eu já vi alguns fukinagashi lindíssimos, e me recordo de alguns feitos por um bonsaísta chinês que não me recordo o nome... mas foram até postados aqui no fórum alguns de seus trabalhos...
Ainda assim, pessoalmente, não é meu estilo predileto... gosto de ver o dos outros... 🙄 😂
Alexandre...
Com sua contribuição já temos 3 possibilidades para minha planta!...
1. meu trabalho como apresentei...
2. a sugestão do Paulo, com o tronco mais vertical e a copa tradicional...
3. a sua sugestão, com a copa tradicional, mantendo o tronco inclinado...... 🙄 😉
Agradeço muito sua sugestão... e reafirmo a importância deste fórum no intercâmbio entre os colegas... sem dúvida contribuindo muito para o aprimoramento de nossas plantas!....
Um grande abraço,
Charles
Antonio Castro01/01/2008 22:59
Olá Amigo Charles
Já há novidades desta beleza ou ainda não?
Estamos a aguardar 😉
[ ]s
Castro
joellagunasc03/01/2008 21:07
Belissimo trabalho . Charles , não sei como não o vi na epoca em que tu postou.
Joel
Marcos Paulo Duarte04/01/2008 20:04
nossa, mas que beleza de planta, muito boa mesmo, 😄
deve estar ficando ótima
gosto muito de coniferas, pena que nao tenho muito jeito com elas 🙁
MarcOntonho05/01/2008 02:27
charles
o que dizer? bravo!..
linda árvore. ela passa muita experiência...
visão maravilhosa, parabéns.
Antonio Castro16/03/2008 20:28
😲 Então ainda não há nada!
...nem uma fotozinha 🙁
[ ]s
Castro
fabianoscosta16/03/2008 22:50
Muitíssimo bem lembrado Castro...
Espero novidades tbm...