Olá Ricardo Loriggio
Esse é o tipo de Planta que se compram nos hortos de cá, nos propagadores a 25centimos cada unid. ...mesmo de variedades diferentes, para um leigo como eu, torna-se dificil de saber qual e qual..., ainda mais nesse estágio. 😕 🙁
Estas são umas fotos que tirei em 2005, que na altura comentei como o (ausente) Amigo Felipe F. Zappala, por serem o tipo de flora que circundava o meu antigo local de trabalho, maioritariamente sobreiros, Oliveiras e Pinheiros

Este como se pode ver, encontra-se na berma de uma estrada praticamente por baixo da placa de trânsito...não é caso único, encontra-se um pouco por todo o lado, tal como as restantes espécies que referi.
Ricardo se não estava, espero que fique bem claro, que não o estou a induzir para que deixe de o fazer, longe de mim...e são por vezes estas as experiências mais gratificantes, mesmo que o resultado não seja o melhor aos olhos dos outros.
A msg que tento passar (do pouco ou nada que sei da espécie) é que quem o pretender fazê-lo, o faça com consciência desta grande limitação da espécie...que o resultado final, irá ser acículas maiores que um "Shohin"...dai talvez a necessidade de criar um bonsai de maiores proporções...se fosse a melhor das opções, com a quantidade que existe por cá bem podiam vir Pinus do Japão...que com os preços que têm, ninguém lhes tocava 😉
Boa sorte
Cptos.
Castro