Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pingo de Ouro Doente !!!

Almir Apude08/10/2007 10:39
Pingo de Ouro Doente !!!
Olá Pessoal !!!!!

Venho novamente pedir ajuda aos amigos mais experientes, esta planta tem uma história e não gostaria de perde-la.
Como podem ver, as folhas estão ficando bastante escuras e caindo, já fiz aplicação de Calda de fumo, Óleo Mineral e tb de Defender e mesmo assim as folhas continuam caindo, alguem tem idéia que tipo de problema possa ser???

Esta planta ficava em frente a uma oficina de eletro-eletrônicos e foi atropelada duas vezes, daí eu conversei com a proprietária da loja e ela me deu a planta, consegui recuperá-la, estava beeeeem ruinzinha.

Uma vista bem melhor das folhas.

Bom acredito que para uma primeira atitude, vou retirá-la do sol, para um lugar com mais sombra.
Talvez uma poda meio radical poderá ajudar?????
Já no aguardo de uma resposta, agradeço muito.

Abraços a todos.
Almir
darkaso08/10/2007 21:11
Almir,

como a brotação está normal, vigorosa e abundante, acredito que seja apenas o envelhecimento delas mesmo. Pode ser algum estresse sofrido em algum período do inverno, pois estão todas anteriores às novas brotações. Continui cuidando dele e com certeza deve responder bem. De qualquer forma espere por outras respostas, outros colegas pode dar alguma sugestão ou conhecer algo que eu não sei.

T+
Felipe15/10/2007 11:17
Almir
em minhas durantas tb as folhas ficam destas cor...mas concordo com o Darkaso,,,,provavel que seja envelhecimento das folhas. Eu retiro todas estas folhas sempre que vejo nas plantas....elas rebrotam ainda menores e amareladas.
Alberto Alves26/11/2007 20:31
Alguém saberia o que é isso?
Tenho um aqui que está com o mesmo problema,até ia postar um tópico mas pesquisei na busca do fórum e achei esse...
Será que é envelhecimento das folhas mesmo?
Aqui em casa tem dois canteiros de pingo de ouro e nunca vi isso em nenhum dos que estão nos canteiros...
Elio01/01/2008 21:40
Olá pessoal!

Posso afirmar por experiência própria.
Trata-se de uma sensibilidade planta nas seguintes situações:

-Transplante
-Estresse
-Mudança brusca de temperatura
-mudança de local (microclima diferente)

A boa notícia é que isso é perfeitamente normal.
As folhas ficam, marrom, pretas, caem e novas folhas surgem perfeitas.

Abraço
Rogério02/03/2008 20:32
Almir
Concordo como Hélio...
Tenho uma dessas que ficava a sombra de uma árvore. Ao mudar ela para outro local com + sol percebi o mesmo problema + depois de uns 3 ou 4 meses ela se adaptou e não apresenta + o problema.
Abraço
Rogério.