Cleriston08/10/2007 12:56
Serissa - Opiniões (meu 1º bonsai)
Olá pessoal!
Ontem (07/10/2007) eu fiz um curso de bonsai aqui na minha cidade.
Durante a manhã era parte teórica e a tarde era parte prática.
Na parte prática eu peguei uma muda de serissa e coloquei no vaso, fiz uma podas e puz pedrinhas e etc.... Depois em outra muda (não lembro) eu fiz aramação.
Vejam 2 fotos da serissa :

By
cleriston
Vista de cima

By
cleriston
Minha serissa já veio com a muda aramada. Não sei se dá para vocês perceberem na foto, mas o tronco dela está aramado em circulo de forma que dê uma impressão de copa.
Eu gostaria de fazer com que ela tivesse um tronco principal (curvo ou reto) e depois o troncos alternados. Será se dá para fazer isso? (mesmo depois dela aramada)
Obs.: O professor do curso disse que esta muda deve ter 2,5 anos.
Desde já fico grato com suas colaborações
cascao08/10/2007 16:50
acho qe com uma boa pouda e uma nova aramação da pra vc fazer esse estilo q vc esta qerendo fazer que deduso qe sejo um moyogi, num eh?
espere mais sugestões de amigos mais experientes
Cleriston09/10/2007 09:05
Ontem eu estava analisando....
Para fazer o q eu quero seria melhor se o tronco estivesse mais grosso. E para isso seria melhor se ele estivesse em um vaso maior, não é?
Como este bonsai já está em um vaso bonito vou deixá-lo assim.
Então vou pegar outra muda, colocar em um vaso grande e quando tiver em um tamanho legal ae eu aplico as técnicas do bonsai.
O que vocês acham?
Rodrigo Dias09/10/2007 11:32
Caro Cleriston,
Se sua intenção for buscar um desenvolvimento rápido para a planta em questão, sugiro ler a matéria encontarada no Site do Atelier que fala sobre "Escorredor/Mamadeira" que acredito ser bastante utilizada e propicia excelentes resultados.
Segue o Link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html
Espero poder ter ajudado!!!
Cleriston18/10/2007 11:17
Ressuscitando o tópico...
Felipe18/10/2007 14:13
bela floração. parabens!!!! iso é a recompensa que elas nos dão.
aconselho vc colocar sua serissa em um vaso maior, para que se desenvolva livremente...acho muito cedo ainda coloca-la num escorredor, visto que é uma muda ainda. Mas o caminho é esse. Há, não esqueça de aduba-la, mas sempre depois de 30 dias do transplante
Cleriston18/10/2007 14:19
Veja a foto de baixo.
E se eu "tirar" um pedaço da ponta plantar como estaca (na areia, com hormonio, etc) será se pega?

nickyfury18/10/2007 17:56
bonsai
Por outro lado, eu optaria por deixar sua serissa como está, aramada e com esse movimento mesmo. Só que, para embelezar melhor, replantaria em um vaso apropriado para o estilo KENGAI ou cascata, como é usualmente conhecido:
Veja que não há mistério nem dificuldade em formar sua serissa nesse estilo. Basta forçar o galho a essa posição, levemente, tomando cuidado para não quebrá-lo, claro. Faça um movimento levemente sinuoso (em forma de "S"😉 no tronco principal, aramando em seguida os galhinhos, distribuindo-os ao longo do movimento curvo, de maneira a poder formar com eles os "patamares" ou "pisos" ou "bases", como queira chamar. 😄
Rodrigo-RS07/11/2007 18:52
Re: bonsai
Cleriston..
conheço esta especie de serissa como serissa dupla, devido a flor parecer duplicada,... tem um crescimento muito lento, tenho um pre bonsai de 5 anos, shorin moyogi, se pudesse conseguir a serissa chinesa , (comun) tem um desenvolvimento mais rapido...
a serissa que o nickyfury mostrou , conheço por serissa roxa,... tem um crescimento mais lento ainda,. ( pelo menos aqui no friu)
abraço
rodrigo
Seisdedos18/11/2007 21:05
conterrâneo
Olá Cleriston,
Eu fiz o mesmo curso que vc, há um ano e meio atrás. Essa muda de serissa usado no curso é para que vc apenas se habitue a mexer, plantar e cuidar da sua primeira plantinha envasada, pode acreditar, a maioria já deixou morrer de falta dágua... rs, tem gente que ficou por aí e outros que já têm bastante bonsais. Agora temos a associação, não perca a oportunidade, vá nos encontros, converse com o Luiz, participe dos dias em que os associados trabalham várias plantas, vai aprender bastante. Paciência como dizem os colegas; a serissa é terrível para aramar, quebra fácil, a sua é novinha e logo vai perceber que não tem estilo e está envasada num vaso desproporcional. Se quiser corte acima do "S" da última foto onde vc a estica, deixe um galho na primeira curva, aí vc começa um moyogi, leia mais sobre o estilo e dê prosseguimento, vai precisar de três galhos um de um lado, um do outro e um de fundo, depois deixe uma copa. Observe os tópicos sobre serissas do Nelmar, ele detona com elas.
Valeu companheiro, ainda nos veremos
Cleriston19/11/2007 09:53
Olá Seisdedos!
Obrigado pela resposta
Quando posso eu participo das reuniões do clube bonsaikai... Você também participará do clube?
Obs.: Te adicionei no msn