Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Acompanhamento?

Cleriston08/10/2007 13:29
Acompanhamento?
Vocês fazem algum registro do acompanhamento de seus bonsai??
Tipo uma planilha??

Por exemplo :

Data----------|-Tamanho--|---etc
08/10/2007--|-17cm-------|---xxxx
Alberto Alves08/10/2007 14:19
Cleriston eu vou comprar plaquinhas de indentificação esta semana ainda .achei aqui perto da minha casa pra vender.
Só pra escrever o nome da espécie e a data da última adubação... 😉
Grande abraço
ARQPATRIK08/10/2007 14:42
Bom eu tenho aquele programinha de controle de bonsai, que tem para baixar do site do atelier.
Cleriston08/10/2007 14:54
aonde q está pra baixar ?
Procurei na 1ª pagina e nao achei
ARQPATRIK08/10/2007 14:58
Cleiston clica em variedades, nas barras bem em cima do site, quando mudar a pagina vai ser o primeiro item a direita.
nickyfury08/10/2007 15:29
bonsai
Hidaka sensei usa placas metálicas, em que grava as datas de controle. Ele recorta de latas de cerveja vazias. Depois de fazer as anotações, ele prende a plaquinha na borda do vaso, escorredor ou bacia, acrescentando novas plaquinhas no transcorrer de desenvolvimento da planta. É um recurso interessante, pois não precisa ligar o PC nem baixar programinhas. 😄

Além de ser prático e barato, pois latinha de skol tem sempre jogadas aos montes, nos locais em que vai participar de algum evento. 😉
Ferreira08/10/2007 17:15
Programinhas
Pessoal

Como meu PC está bem pertinho da varanda onde estão minhas plantas, não me incomodaria em fazer consultas rápidas. Mas este programinha que está disponível é bem fraquinho, principalmente no controle de fotografias de acompanhamento. Algum colega forista com prática em computação prometeu (há vários meses) um programa melhor, mas até agora, nada.
Cleriston08/10/2007 18:01
Eu sou programador...
Eu poderia desenvolver um sistema do tipo e ir atualizando conforme a necessidade do pessoal, mas só poderia começar em Janeiro, pois este ano eu termino a faculdade.
Se acharem a idéia legal, avisem.
edson060508/10/2007 20:27
Cleriston,
no que me diz respeito, proposta aceita!!! 😄 Não tem importância se o desenvolvimento começa em janeiro, bonsai é mesmo paciência 😂 😂 😂
Eu uso este programinha que tem no site do atelier, mas não tem espaço para muitas imagens, daí as fotos da evolução fica comprometida...
Eu tentei usar plaquinhas de plástico transparentes para identificar as mudas com nome da espécie, idade, etc... escrevendo com canetas para retroprojetor, mas depois de dois meses o sol inclemente faz com que o escrito se apague 😢
Um abraço...
Edson.
Ferreira08/10/2007 20:43
Bonsaiware
Cleriston

Oferta aceita, aguardarei com paciência!
Alberto Alves08/10/2007 21:27
Nick essa de recortar a latinha de cerveja é ótima...

edson0605 vou repensar sobre as plaquinhas agora tb...

Cleriston vamos aguardar então proposta aceita 😉
Grande abraço
darkaso08/10/2007 22:33
Amigos,

a melhor forma que encontrei foi a fotografia. Qualquer mudança fotografo. Aramou, foto... retirou a aramagem, foto... tem planta que está com mais de cem fotos.

T+
Cleriston09/10/2007 08:26
Ok! Em janeiro eu retorno a este assunto
ARQPATRIK09/10/2007 12:24
Cleriston!
Tbém achei interessante sua proposta, vamos aguardar janeiro então!!
ghazal09/10/2007 13:46
que venha o mês de janeiro
flavio bonsai10/10/2007 08:18
tbem pra quem mexe com bonsai , janeiro ja esta chegando e com programa novo.
seja bem vindo !!!
Cleriston10/10/2007 11:41
Olá pessoal!

Bom como eu disse em Jan eu posso colocar a mão na massa, mas até lá poderiamos ir troncando umas idéias de como será o programa.
Podemos começar a conversar sobre o cadastro da planta e depois sobre o cadastro de manutenções.
Vamos lá.

Cadastro de planta
- Campo "Refêrencia" : Seria um campo alfanumérico onde você identificaria a sua planta. O modo como deve ser feita a identificação será escolhida pelo usuário. O usuário pode colocar um código numérico sequencial (0001,0002,0003...) ou o nome carinhoso (Maria, Predilecta, Noiva, etc) ou composição (FIC001, FIC002, SER001, SER002).

- Campo "Nome Popular" : Ex.: Serissa, Ficus, etc

- Campo "Nome Científico" : Ex.: Serissa Phoetida, Ficus benjamina, etc

Agora eu precisaria da ajuda de vocês. Pois outras informações da planta são inerentes ao tempo. Pois as vezes você compra uma muda, depois ela vira um pré-bonsai e depois bonsai. Então no caso desta planta qual seria a data do plantio? Apenas a 1ª data seria suficiente?
E altura? Pois sua planta pode ter hoje 12 cm, depois de alguns meses 16 cm, e depois de uma poda 14 cm.
E o estilo? Eu acho dificil, mas o estilo pode ser mudado não é?
Ou seja seria interessante manter um histórico das informações da planta? (Altura, Estilo, vaso, etc)

Sintam-se a vontade em sugerir campos....
GustavoO10/10/2007 15:05
Cleriston,

Eu acredito que em relação a esses dados que você citou poderia haver uma forma de a cada trabalho e atualização que fôssemos fazer, pudéssemos colocar novos valores ou informações, mas sem apagar ou modificar as anteriores. Assim, poderíamos ter acesso a um histórico de todos os trabalhos, e atualizações da planta, através de uma tabela tipo excell ou alguma coisa do gênero (claro, uma que o programa faça automaticamente, porque até hoje não tomei vergonha na cara e aprendi a usar esse tal de excell... rs).

Acha que isso ficaria muito complicado de ser feito?

Uma outra coisa que acho importante, é a cada atualização termos a opção de anexarmos fotos atualizadas da planta, para podermos acompanhar também a evolução de sua aparência.

Abraços,

Gustavo Oliveira.