Lucas___08/10/2007 17:46
Dúvida quanto a transplantação
No momento eu já transplantei 3 mudas, cortando a raiz e planta proporcionalmente. O problema é que as 3 estão com um aspecto ruim, como se estivessem morrendo lentamente. Eu uso 70% de areia coada (grãos de 3 a 5mm) e 30% de terra preta como substrato.
Este comportamento das plantas é normal ou estou fazendo algo errado?
Ferreira08/10/2007 18:24
Plantando estacas
Lucas
Eu sempre achei perigosa esta dica, meio comum, de que "a poda das raízes e da copa deve ser proporcional". Em resposta, uma vez eu escrevi: "corta um pouco em cima e um pouco embaixo, corta mais um pouco em cima e mais um pouco embaixo, ... e planta a estaca!"
Como regra geral devemos reduzir de uma única vez no máximo 1/3 das raízes finas. Seguindo esta regra, na maioria das vezes nem é necessário podar a copa para compensar a desidratação. Reduzir mais que isso, mesmo em plantas saudáveis e fortes, pode colocá-la em risco.
Quais espécies você podou e transplantou? Se forem coníferas, a operação requer ainda mais cuidado.
Lucas___08/10/2007 18:45
2 são tuias-azuis e uma uvaia.
Ferreira08/10/2007 21:02
Sol ou sombra
Lucas
As tuias são coníferas e será mais difícil que se recuperem. Já a uvaia é uma nativa resistente, que deve brotar em algumas semanas (se estiver viva).
Somente agora me ocorreu outra possibilidade: depois do transplante devemos manter as plantas abrigadas, na sombra, por cerca de 30 dias. Se colocou direto no sol, a recuperação pode ser difícil.
Como anda o clima em sua região? Em épocas de temperaturas extremas ou umidade muito baixa o transplante pode ser um risco.
Lucas___08/10/2007 21:04
elas estão abrigadas, recebendo luz indireta do sol. o meu substrato está bom?
Ferreira08/10/2007 21:10
Terra
Lucas
Não sei exatamente o tipo de "terra preta" que você está usando. Se fosse uma compostagem peneirada seu substrato poderia ser melhor, mas não acho que tenha causado o problema.