Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Escorredor/Mamadeira para muda

Cleriston09/10/2007 14:19
Escorredor/Mamadeira para muda
Para plantar muda por estaquia recomenda-se colocar em um escorredor, para depois colocar a mamadeira?
Ou escorredor/mamadeira é bom só para plantas maiores?
GustavoO09/10/2007 17:50
Cleriston,

Eu acredito que para a estaquia não tenha necessidade de se utilizar o escorredor/mamadeira. A estaca deve ser colocada na areia grossa por alguns meses apenas, até formarem-se novas raízes. Depois que passa-se a muda para um outro substrato que vá fazer com que ela continue a se desenvolver. Aí sim acho que pode-se usar esse processo.

O escorredor mamadeira, pelo que eu entendi, é só para dar uma acelerada no desenvolvimento de mudas, estimulando raízes e tronco a se desenvolverem melhor por uma melhor aeração do solo.

Abraços,

Gustavo Oliveira.
Cleriston09/10/2007 17:52
Gustavo, você recomenda eu utilizar outro subtrato combinado com tiamina (enraizador)
GustavoO09/10/2007 17:56
Cleriston,

Você deve deixar a parte das estacas que será enterrada de molho no enraizador (cheque a concentração recomendada no frasco, não a sei de cabeça), por aproximadamente 30 minutos. Depois é só colocá-la na areia e manter as estacas na sombra. Antes de plantá-las deve-se também desfolhá-las, para evitar excesso de desidratação enquanto elas não têm raízes.

Abraços,

Gustavo.
darkaso09/10/2007 20:22
Cleriston,

o Gustavo já te deu as dicas corretas para fazer suas estacas com mais certeza de enraizar. Não coloque o enraizador no substrato, pode queimar as raízes. Coloque apenas na água e faça como recomendou o Gustavo. Se não tiver menção de quantidade no rótulo do produto, tenha cuidado, pode queimar o local onde saem as raízes e nada acontece.

T+