Lucas___09/10/2007 17:03
Mini-estufa com fungo
Algumas de minhas estufas de garrafa pet estão com fungo. Como devo proceder?
Ferreira09/10/2007 18:25
Estufa mofada
Lucas
Isso ocorre devido à alta umidade ao calor dentro dela. Ao plantar na estufa, convém esterilizar o substrato antes.
Se não tiver planta, retire os fungos e lave a estufa com água sanitária.
Se tiver planta, retire-a antes de fazer a assepsia.
Lucas___09/10/2007 18:30
a estufa contém uma planta, o fungo é visivel no apice do caule dela. Se eu retirar a planta, nao vou perder o trabalho? E é viável esterelizar o substato em forno comum ou há risco de "contaminar" o forno?
Ferreira09/10/2007 19:52
Lucas
Não há nenhuma possibilidade de "contaminar o forno", mas retire a planta antes. Depois de fazer uma boa limpeza nela, avalie se é realmente necessário e seguro replantar na "estufa".
Lucas___09/10/2007 20:06
ok. e como evitar o crescimento de fungo em futuras estufas? ja que, afinal, a finalidade da estufa é proporcionar calor e umidade.
edson060509/10/2007 20:24
Lucas,
o mesmo problema apareceu nas minhas estufas 😢 😢 😢
Edson.
Ferreira09/10/2007 20:35
Efeitos colaterais
Lucas
Este é um efeito colateral mais que indesejável, mas difícil de evitar. Pode até ser minimizado, mas não eliminado, através da esterilização de todo o material e limpeza das estacas ou mudas.
Por isso sugeri verificar se realmente você tem necessidade da estufa e se vale a pena insistir nela. O efeito de crescimento pode ser muito pequeno em relação ao tamanho do problema colateral.
Lucas___09/10/2007 20:38
devo então fazer as proximas estaquias sem as estudas? será que compensa?
Ferreira09/10/2007 20:51
Sugestão de leitura
Lucas
Você necessita fazer experiências diversas, para descobrir o método mais adequado para suas condições. Talvez a dica abaixo seja útil:
O problema de contaminação que leva à perda de suas estacas pode ser resolvido da seguinte maneira:
1) Limpe bem as ferramentas de corte com álcool no momento do uso;
2) Lave cada estaca com Hipoclorito de Sódio 2% (água sanitária). Pode ser uma do tipo usado para descontaminar alimentos, mas se for usar água sanitária comercial use uma que não tenha NaOH (hidróxido de sódio);
3) Lave novamente a estaca com água limpa filtrada;
4) Coloque a estaca na solução de hormônio enraizador por 30 minutos;
5) Plante em areia limpa, previamente lavada e esterilizada no forno por 30 minutos;
6) Coloque em local protegido de contaminações.
Pode ser um processo demorado, mas seu sucesso da estaquia provavelmente será significativamente maior!
Esta minha sugestão está no tópico seguinte, cuja leitura que pode ser útil para você:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=7229&highlight=esteriliza%E7%E3o