Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Esquerda ou direita?

Claudio Eusebio10/10/2007 13:11
Esquerda ou direita?
Caros amigos, mais uma vez venho até vocês pedir a opinião e usar um pouco da sua experiência.

Qual a melhor frente?
E o melhor estilo de vaso?

Obrigado a todos.

ARQPATRIK10/10/2007 16:22
Eu usaria a da direita!!
cascao10/10/2007 17:03
na minha opinião acho melho a foto da direita
nela vejo uma boa base
pedrotv10/10/2007 17:10
Eu usaria a da direita, inclinando um pouco para a esquerda de modo a alinhar ápice e base e podaria os galhos que saem do interior das curvas.
Muito boa a conicidade da planta. Bom trabalho.
sandroguchilo10/10/2007 21:00
DIREITA!! com certeza ,,e vaso de cor mais escura ,, ou seja marrom escuro redondo mesmo ou retangular mais terá que ser mais baixo,, exponha mais as raízes, retire o segundo galho de baixo para cima da esquerda e arame o restante puxando pra baixo principlamente o terceiro galho da esquerda ,, há sim e vaso de perfil baixo

E MAIS UM DETALHE SUCESSO
edson060510/10/2007 21:47
Claudio, seguem algumas opiniões de principiante:

1 - A segunda foto com inclinação à direita me parece melhor
2 - Você não precisa necessariamente mudar a posição da planta para alinhar o ápice com a base para obter um Moyogi (Ereto informal) como bem sugeriu o pedrotv. Um SHAKAN (Inclinado) também lhe caberia muito bem e você não precisaria mexer na planta por enquanto.
3 - Um vaso retangular de cor escura ficaria ótimo. O vaso redondo, a meu ver, não combina com os estilos moyogi ou shakan.
4 - Em qualquer uma das frentes que você escolher, acho que deve fazer uma poda e aramação. Vamos lá: Na segunda foto, inclinação à direita, pode o segundo galho à esquerda que nasce do lado de dentro da curvatura do tronco. O primeiro galho à esquerda deve ser aramado para puxar a ponta um pouco mais para baixo, como está o primeiro galho (primeiro de todos)
Acho que é isso...
No mais, ótimo exemplar e bom trabalho feito até aqui. Parabéns...
Edson
flavio bonsai11/10/2007 07:08
tbem acho a da direita tem mais harmonia , e qto ao vaso um vaso redondo de cor marron ficaria bom pra essa planta.
darkaso11/10/2007 20:27
Cláudio,

nenhuma das duas fotos tem uma composição boa de fundo, ou seja, profundidade na copa. A única que tem um galho(circulado e, vermelho) que me pareceu ajudar é a da direita, por isso ela deve ser a traseira da planta. Com isso a frente ficaria a da esquerda, infelizmente discordando da opinião de todos. O ideal é ter mais galhos para profundidade, mas a única possibilidade é de uma brotação acontecer por aí.
Os galhos podem ser aramados um pouco para baixo. Um galho que está comum X vermelho é ideal que seja retirado por estar no lado interno da curvatura. Outro risco na parte de cima seria para dar uma brotação mais baixa e podr finalizar a planta que já está com um bom tamanho.

Para opinar a cor do vaso e tipo, seria bom saber qual espécie. A cor da flor pose ser uma questão importante para essa escolha, parece uma caliandra, mas pode ser uma lucena, a foto não dá certeza, mesmo assim qual a cor da floração da caliandra, se o for?

Edson,

apenas uma correção, os vasos redondos podem e devem ser colocados em moyogi ou shakan caso seja necessário.Um exemplo é seu uso em plantas mais femininas, como éricas, que comumente são tabalhadas com troncos esguios e longos, muito apreciadas pela Regina Suzuki.

T+
edson060511/10/2007 21:16
darkaso,
eu nem havia me atinado para o fato de haver plantas femininas e masculinas. Valeu pela observação...
Até mais...
Edson.
Alexandre S. Coelho11/10/2007 22:10
Oi Cláudio,

eu acho que a primeira foto seria a melhor frente e um vaso retangular ou ovalado ficaria bom, se for uma caliandra, uma cor mais viva e vitrificada também combinaria 😉

Gostei do estilo inclinado, e acho que está precisando dar uma arrumada nos galhos para ficarem mais paralelos ao solo ou levemente "caídos".

abraços