Olá Cascão
Não tem forçosamente que ser um furo no tronco, tem é que arranjar maneira de prender a árvore (com a placa em baixo) de maneira que esta fique bem fixa e respeite a integridade da mesma.
Entre muitos exemplos dos nossos colegas/amigos de fórum, esta é uma placa de Linoleo (p/ pavimentos) que coloquei nos meus, no ano passado.
Tinha pensado em madeira, mas desisti por causa da humidade a seria submetida, a pedra também seria/é uma excelente opção, mas achei que quanto mais espessura, menos substrato...assim arrisquei com isto...

Este ano ( Primavera) tive que levantar um por causa de uma má escolha de um vaso...e quando o retirei fiquei felicissimo com o que vi...nunca julguei que tivesse conseguido aquilo que vi...como foi um transplante prematuro para o passar para m escorredor, em vez de o levantar para o ano, só o irei fazer em 2008, no proximo ano devo/vou fazer-lhe um alporque, por isso o tenho deixado crescer livremente para que ganhe energias...
Espero que a imagem seja esclarecedora
A intenção de se estimular o crescimento radial do sistema radicular, é porque este, após algum tempo de desnvolvimento vai ser levantado e tornado visível.
Com isto, a árvore vai ter uma maior aparência de robustez&idoneidade, para além de que serão mais adequadas aos vasos que irão ter no futuro.
Como se sabe, todas as raizes que nascem para baixo devem ser eliminadas, senão neste transplante, devem ser no próximo...aqui compete ao bonsaista, verificar se elas nesse momento, serão essenciais para a sobrevivência do Bonsai...caso o sejam, é preferivel por prudência aguardar por melhores dias 😉.
Boa sorte.
Cptos.
Castro