Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Alporquia - qual o erro?

Sambarilove10/10/2007 18:43
Alporquia - qual o erro?
Fracassa minha segunda tentativa em ficus de uns 2 metros plantado em um vaso enorme.

Ao invés de surgirem raízes, brotam minúsculos galhos com folhas, na parte descascada.

Qual a minha falha?
Alberto Alves10/10/2007 18:50
Hummnn
Nunca vi isso,teria como vc postar uma foto ai pra gente...
Fiquei curioso... 🙄
Grande abraço
Rodrigo Dias10/10/2007 19:06
Também gostaria de ver a foto...

E se possível, descreva pra nós, passo a passo, como você fez o alporque e qual o material utilizado.

Abração!!!
darkaso10/10/2007 20:34
Coisa mais estranha essa, também acho que é melhor só com foto.

T+
Ferreira11/10/2007 08:45
Balanço
Pessoal

Eu também não sei exatamente porque nesta alporquia ocorreu a emissão de brotos ao invés de raízes. Também acho que uma descrição mais detalhada do processo executado e fotos do procedimento ajudariam a esclarecer.

Mas a explicação teórica para o fato é relativamente simples: a emissão de brotos e raízes é induzida exatamente pelo mesmo hormônio, a auxina. Mas a decisão de formar raiz ou broto a partir do calo inicial de células na alporquia depende do balanço hormonal de auxina e citocinina. Se tem auxina demais, tende a formar brotos, ao invés de raiz.

Quem sabe, não havia uma quantidade exagerada do hormônio "enraizador" auxina nesta alporquia? A auxina nem precisaria ter sido colocada pelo nosso colega, poderia ser natural do próprio galho!
SEKI - Elio Luis Secchi11/10/2007 17:25
Tenho a impressão de que ele está falando de brotos abaixo do anel, o que é normal em período de brotação. Por isso só sabendo todo o processo que foi realizado e o que ocorreu com detalhes para dizer algo.

abraços
Sambarilove12/10/2007 13:01

Pessoal,

Eis as fotos. Aliás preciso da dica sobre como colocá-las em tamanho maior , sem que seja preciso clicar em cada uma.

Rodrigo: os procedimentos seguiram aqueles indicados em matéria específica aqui do forum e utilizei mistura 50/50 de humus/areia.

Ferreira: utilizei Biofert Raiz diluído na proporção 40 gotas p/ 1 litro de água. Como a proporção está de acordo com a orientação, restaria a possibilidade de haver umedecido além da conta.

Élio: exatamente. São brotos que surgiram na base do anel descascado.

Adicionalmente, o que posso dizer é que, embora nas fotos o galho esteja na vertical, mantive-o, durante todo o tempo tracionado na horizontal.

A se confirmarem as suspeitas do Ferreira -- excesso de hormônio -- pretendo fazer outra tentativa umedecendo apenas com água. O que acham?
Ferreira12/10/2007 18:49
Alporque com brotos
Sambarilove

A concentração indicada de 40 gotas de enraizante por litro é para estacas de madeira dura, por apenas 30 minutos. Esta concentração pode mesmo ter inibido o desenvolvimento de raízes no alporque.
Estacas de ramos mais jovens ou de brotos necessitam de muito menos (p. ex., 10 vezes menos). Como na alporquia o contato com o hormônio será por muito mais tempo, a concentração deve também ser bem mais baixa.

Combinado com isso, talvez você não tenha raspado o suficiente da casca do anel, de maneira que houve apenas cicatrização rápida.

Eu não consegui visualizar em suas fotos o local do anel de alporquia, mas se os ramos nasceram na base dele é perfeitamente normal, com ou sem hormônio.
andrezou12/10/2007 21:45
Sambarilove, se for oque eu estou pensando basta Tirar o ".th" do URL.
exemplo.

ERRADO!
""
http://img230.imageshack.us/img230/9778/alporq5mi1.th.jpg

CERTO
""
http://img230.imageshack.us/img230/9778/alporq5mi1.jpg

Note o ".th" antes do ".jpg", basta tira-lo e a foto fica em tamanho original.

antes estava como thumbnail.

espero ter ajudado.

abraço
andrezou12/10/2007 21:52
Sambarilove,
Para facilitar sua vida vou posta-las em tamanho Original, caso você não consiga.
qualquer coisa só copiar o url delas assim, já grandes que da certo.

Abraço 😄
SEKI - Elio Luis Secchi15/10/2007 09:26
Sambarilove,
Se a visualização das fotos não estão "mentindo" aos meus olhos esta planta é uma pitangueira e não um ficus. Ou outra mirtácea.
Nesse caso, vale dizer que boa parte das mirtáceas (pitangueira, jaboticaba, cambuí, guabijú, etc) são extremamente difíceis de enraizar em alporques. Pode estar aí a sua dificuldade em obter resultados.

abraços
Sambarilove15/10/2007 22:30
Elio, você é f... !!!

Essa planta está aqui em casa há séculos, totalmente largada (minha mulher adora ter plantas para a Natureza cuidar...). Há cerca de 1 ano, resolvi alimentar o interesse latente que sempre tive por "bonsai" e, não sei porque, cismei que era um ficus.

Assim que li sua mensagem, fui perguntar a ela.

Resposta: "É uma planta que ganhei não sei de quem. Costuma dar uma frutinha pequena mas aqui em casa nunca deu. Acho que é pitanga."

Quem sabe, sabe...
SEKI - Elio Luis Secchi16/10/2007 09:09
Então amigo, seu alporque está certinho. Não tem nada de errado. Se fosse outra planta teria enraizado com certeza. Agora estas que falei são quase impossíveis de enraizar.
abraços
Sambarilove16/10/2007 22:36
andrezou,

Esqueci de agradecê-lo pela dica. Perfeita!

E obrigado também por haver corrigido a postagem.
nickyfury17/10/2007 14:24
bonsai
Embora a pitangueira seja uma planta "dificil", quanto se trata de obter mudas a partir de alporquia, é possível sim fazê-lo com sucesso. A melhor época, para isso, é a primavera. 😄

Tão logo seja visualizada alguma raíz, por minima que seja, deve-se retirar o plastico que envolve o alporque e colocar um vaso plastico preto, desses comuns, cortado no sentido do comprimento e com um furo grande no fundo, de maneira a poder passa-lo por sobre o alporque, prendendo-o. Em seguida, acrescente um substrato drenante, em que o principal componente seja uma terra especial, conhecida por PLANTAX ou similar, usualmente empregada por horticultores para produzir mudas de hortaliças. 😄

Dessa forma, terá uma maior chance de obter sua muda via alporque. A pitangueira leva quase o mesmo tempo que a jabuticabeira: entre 8 meses a um ano, para surtir um bom efeito. Com o vasinho, garante-se melhor o resultado, pois voce pode deixá-lo no lugar por até um ano ou mais. Lembre-se de irrigar todos os dias, mantendo-o umido, sem encharcamento. 😄

Voltando a seu alporque, uma das razões por que pode não ter resultado bem, é que ao fazermos o corte da casca, deveremos eliminar bem todo e qualquer resquicio dela que ficar no caule. Isso implica a retirar finas casquinhas do caule descascado, desbastando bem, antes de dar por findo esse trabalho. Isso serve para qualquer alporque. Fazendo isso, elimina-se a possibilidade de perda do alporque, pela ocorrencia de brotação abaixo da linha, como aconteceu com seu trabalho. 😄

Veja um exemplo do que escrevi, numa jabuticabeira com alporque, trabalho feito pelo bonsaista Paulo Ventura, associado do clube de bonsai de Brasilia:

http://farm2.static.flickr.com/1423/1485291784_ca9685a2f0.jpg?v=0

http://farm2.static.flickr.com/1026/1485269818_abf75da97f.jpg?v=0

Não há dificuldade em fazer alporquia, seja qual for a espécie. O que temos que ter, sim, é muita paciencia ao executar o trabalho, e mais paciência ainda em aguardar que a planta responda ao estímulo, aportando raízes no local pretendido. Para isso, não devemos, após colocar o alporque, ficar "mexendo", tentando "ver" se deu certo nosso trabalho. Se fizermos de maneira correta é certo que irá redundar em sucesso a nossa empreitada. 😄