Wilson Fracassi11/10/2007 15:29
Evolução de uma Piracanta
Pessoal,
Gostaria de compartilhar com vocês a evolução de uma piracanta. Ela foi obtida de estaca e tratada em mamadeira por aproximadamente 8 anos. Infelizmente não tenho muitas fotos do início, apenas uma geral do viveiro onde ficava a piracanta, eu tentei recordar para melhorara visualização , mas acho que dá para perceber a evolução.
Na terceira foto a herdeira ta tomando conta da herança.
Espero que gostem, aguardo opiniões.
Wilson
Rodrigo_Dias_RJ11/10/2007 20:18
falar o que???????
as fotos ja dizem tudo , muito bom!!!!!!!!!!!!
darkaso11/10/2007 20:49
Cláudio,
esse tronco é resultado de mamadeira por 8 anos?
Fantástica a compactação conseguida, os galhos estão muito bons nos patamares. Faltou apensa abaixar e alongar um pouco os primeiros galhos da esquerda para dar a idéia de uma leve divisão da copa, mas se encontrando mais acima.
T+
Alexandre S. Coelho11/10/2007 21:54
Oi Wilson,
Inclível vermos como um bom cuidado e o tempo pode fazer com nossas árvores 😲 ❗ Parabéns ❗ ❗ ❗
Eu acho que basta apenas um refinamento nesta estrutura e você já pode ir pensando num belo vaso para formar um lindo bonsai ❗
Fiz estes dois projetos para tentar contribuir...:
abraços
Paulo César Morais14/10/2007 17:07
olha, eu gosto mais da segunda projeção do Alexandre. Ir transformando ele em um tronco duplo, Na minho opinião fica mais bonito que que um ereto informal com aquele primeiro galho muito baixo.
Abraço a todos.
Wilson Fracassi15/10/2007 08:23
Obrigado a todos,
Alexandre, obrigado pela projeção, tá anotada. Na verdade eu replantei ela agora no início da primavera e resolvi voltar pra mamadeira para dar mais corpo ao tronco. A definição da copa vou começar também a partir de agora, tem muito galho pra ser podado, na foto ela ainda esta bruta.
obrigado
flavio bonsai16/10/2007 08:08
como o alexandre falou em breve terá um lindo bonsai .
parábens pela planta
nickyfury19/10/2007 10:28
bonsai
Wilson,
Parabenizo voce por seu excelente trabalho até agora. Linda planta. Eu tambem optaria pela segunda projeção, por ser mais adequada e proporcionar uma harmonia maior, considerando o primeiro galho. 😄
Por experiencia própria, eu aconselharia voce a fazer o replantio em um vaso de treinamento, ao invés de escorredor ou bacia plastica, para trabalhar o refinamento da estrutura aerea e, se for conduzir dentro de uma das duas projeções (a segunda é a melhor), o vaso permite um trabalho mais tranquilo, e sem risco de por a perder as podas de refinamento e condução, via aramagem, que se fizerem necessárias. 😄
No caso, o vaso de treinamento deverá ser até uma vez e meia maior que o vaso final (onde o bonsai irá ser plantado), e pelo menos um vez mais profundo (algo como quase o dobro da altura do vaso final). 😉
Para adequar um ótimo nebari, prefira um vaso redondo, ao invés de um retangular ou quadrado. Poderá, tambem, usar uma tabuinha circular para prender as raizes com barbante, distribuindo-as radialmente, dando inicio ao trabalho de formação do nebari. 😉
joellagunasc20/10/2007 19:02
Beleza de evolução , é a natureza buscando a vida
Parabens
Joel
Aquariosmaster20/10/2007 19:11
Lindas
Wilsom, realmente muito bonitas suas plantas. Quanto aos modelos, a segunda opção ficaria linda! Parabéns.
fabianoscosta20/10/2007 20:35
Também fico com a 2a projeção, mas tiraria aquele 1o galho de qquer jeito, creio q tira um pouco da harmonia do conjunto pois o acho muito baixo, e não acredito que o queira usar como sacrifício para engrossar a base melhorando a conicidade, mas caso queira, daí é bom deixá-lo por mais algum tempo, mas depois tirá-lo, opinião minha! 😲
Se usá-lo como sacrifício não poderá podá-lo, mas isso vc sabe! 😉
Grande abraço
Fabiano