Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Eugenia pescoçuda

Gladson12/10/2007 08:52
Eugenia pescoçuda
Bom dia das crainças, amigos.

Adquiri ontem uma eugenia, acontece que ela, após o caule mais grosso, se bifurca em dois caules em V (tipo madeira de estilingue) e só lá em vima possui os galhos com folhas. Daí a pergunta:

Ela suporta poda radical? Deixar só o caule grosso e parte de um dos mais finos.

Ou seria melhor fazer dois alporques ante? Ela suporta esse procedimento? Tem alguma manha especial?

Obrigado antecipadamente.
GERALDO INOCÊNCIO13/10/2007 06:54
Gladson,

A eugênia suporta uma poda radical. Faça o seguinte: Adube sua planta com adubos diluidos tipo ouro verde ( 1 colher rasa para 10 litros de água) 2 vezes por semana durante um mês para reforçar a planta. Daí faça a poda radical sem mexer nas raízes. Espere ela brotar bem para depois mexer nas raízes. Ao mexer nas raízes faça-o com cuidado, eugênias costumam secar galhos quando a gente mexe em suas raízes ok.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Gladson13/10/2007 08:04
Obrigado Geraldo.

Eu tenho aqui em casa o "Sempre Verde Raiz" poderia me dizer se este adubo substitui o ouro verde?
Abraços.
GERALDO INOCÊNCIO13/10/2007 21:15
Gladson,

Eu sempre recomendo o ouro verde porque o utilizo a mais de 20 anos e nunca tive problemas com ele. Quanto aos outros adubos não posso opinar porque não conheço. Procure utilizar sempre adubos diluidos em água. Se tiver dúvidas, dilua a metade da dose recomendada por medida de segurança e avalie os resultados ok.

Do amigo Geraldo Inocêncio