Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ganhei ouro de presente

newgalileu13/10/2007 15:18
ganhei ouro de presente
Ola amigos foristas.Neste sábado fui ver se achava uma serissa num florista aqui perto de casa e achei uma coisa maior. O cara tinha um pé de pingo de ouro na frente da loja que havia sido cortado e estava que era só broto! Deve ter alguns aninhos o bichinho. pedi pra mim e ele me deu na boa.Olhem só! O tronco tem 40 cm e o vaso 50cm de diametro com 15 cm de fundura.Vou contar com vocês para dar um estilo a ele!

O melhor disso e que tinha um desses bem velho em casa tambem, mas vou poupá-lo por enquanto!!
Alberto Alves13/10/2007 16:39
realmente um ouro 😄
Que beleza de planta ,este tronco está fantástico.
Aguarde que os amigos vão ter belas sugestões para ele.
Grande abraço
Alexandre S. Coelho13/10/2007 20:37
Pois é,

uma base bastante forte!

Uma possibilidade...:

abraços
MarcOntonho13/10/2007 20:38
belo exemplar de "ouro".
bastante cuidado com ele, é exigente.

boa sorte e poste mais fotos do desenvolvimento...

[]'s
newgalileu14/10/2007 20:11
pois é galera, espero que o pessoal me ajume mesmo. Alexandre, valeu pela projeção, mas estou com muita dó de cortar um tronco tão bonito. Estava pensando em fazer um hokidashi pra manter os dois troncos. Quem sabe definir duas copas separadas. O que vocês acham?
Ferreira14/10/2007 21:15
Pena
New

Esta "pena" é comum, mas desaparece com o tempo. Com a projeção feita pelo Alexandre você teria um bonsai de qualidade, no estilo ereto formal, mas para isso é mesmo necessária a poda drástica.

Existe também a possibilidade de fazer um moyogi, usando apenas o tronco que tem uma curva, cortando abaixo do alargamento que ele possui e fazendo jin no tronco que sobe reto. Mas também seria necessária a poda drástica.

Se pretende fazer o estilo hokidachi, mesmo assim seria necessário reduzir a altura, para ter um pouco de harmonia entre os troncos com pontas muito grossas e os galhos muito finos.

Em qualquer das opções, será necessário esperar a planta se recuperar para então estilizar. Você tem muitas opções, mas em nenhuma delas a "pena" em podar vai favorecer a qualidade do bonsai.