Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

IPÊ

beal14/10/2007 17:46
IPÊ
olá a todos, eu tenho uma muda jovem de ipê, e ontem transplantei para um novo vaso menor, gostaria de saber se ja posso fazer a armação, ou qual é a época certe, visto que a plana ja tem uns 35cm, e uns 6 meses....
gostaria de saber tbem se já poso fazer a desfolha e se posso aplicar fertilizante???

desde já agradeço

abraço
Ferreira14/10/2007 18:43
Jovem demais
Beal

Seria muito importante você mostrar fotos de seu Ipê, para uma melhor avaliação. No entanto, me parece que com apenas 6 meses sua muda ainda é muito jovem e pequena para suportar tudo isso: transplante, aramação, desfolha e adubação.

Um vaso maior propicia melhor desenvolvimento, mas já que você transplantou agora, convém iniciar a adubação somente daqui a pelo menos 30 dias.

Não há nenhuma indicação de necessidade de desfolha de mudas, de qualquer espécie ou idade, pois a redução do tamanho das folhas é temporário. Desta maneira, a desfolha somente tornaria a muda mais fraca.

A aramação deve ser feita antes do transplante, quando a planta ainda está bem firme no substrato, para evitar machucar as raízes durante a manipulação do tronco e dos galhos. Somente com foto pode-se verificar se há necessidade de aramação.