Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Torção de tronco by Roberto Gerpe

marçal lemos pereira14/10/2007 23:46
Torção de tronco by Roberto Gerpe
Bem amigos sabado estive com Roberto Gerpe, bem presenciei um belo trabalho de torção de tronco em uma tuia jacaré, material usado :
rafia, arame de cobre, camera de ar, alavancas etc...

Bem ai vai uma visão do processo:

Continua...

Continua...

Frente da planta

Lado esquerdo da planta

fundo da planta

lado direito da planta

vista aerea da planta

Frente em close

Roberto (claro satisfeito) depois do trabalho árduo com o espécime

Bem espero que tenham curtido todo o processo.

OBS:
quero agradecer ao Roberto a sua permissão para postar as fotos de todo o trabalho realizado por ele.
ARQPATRIK15/10/2007 09:38
Maravilhoso, quem sabe, sabe!!!
SEKI - Elio Luis Secchi15/10/2007 09:47
Que processo de trabalho!!!
Sensacional.
A cobertura fotográfica, então, foi "outra arte".
Parabéns Marçal.
abraços
Alberto Alves15/10/2007 10:35
Show de bola...
Como disseram que sabe sabe 😄
Marçal obrigado por compartilhar.
nickyfury16/10/2007 12:23
bonsai
Marçal,

Valeu pelas fotos. Pena que faltou os comentários explicativos, detalhando os passos, ainda que visualmente haja uma compensação para isso. 😄

Diga onde foi esse evento e em que data, por gentileza. 😲 O espaço é do Gerpe, e ele está promovendo cursos no local? 😲
Rodrigo_Dias_RJ16/10/2007 20:45
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Marçal,

Valeu pelas fotos. Pena que faltou os comentários explicativos, detalhando os passos, ainda que visualmente haja uma compensação para isso. 😄

Diga onde foi esse evento e em que data, por gentileza. 😲 O espaço é do Gerpe, e ele está promovendo cursos no local? 😲

Nick,
Este evento aconteceu na chacara Tropical no Rio, foi no ultimo dia 13, A SBB promove um evento por mes com o Gerpe, e o Gerpe ministra outros cursos em particular
euorobert16/10/2007 22:54
Simplesmente genial!!!

Trabalho de mestre mesmo!!!
marçal lemos pereira17/10/2007 00:46
Ola, Nick!

Bem na verdade esta planta é do Claudio Ratto, foi trabalhada lá na chácara tropical junto com o Roberto , sacou?

O Roberto agora é o responsável pela parte de bonsai da Chácara Tropical.

Ele faz parte da SBBO e assim eles teem reuniões e aulas por lá, com os associados isto faz parte de um pacote no pagamento da mensalidade da SBBO, assim os associados da sociedade, levam suas plantas para trabalhar e teem aula junto ao Roberto.

Agora creio que nem precisa de nenhuma explicação quanto ao processo mostrado acima, as próprias fotos falam por si.
nickyfury17/10/2007 13:23
bonsai
Marçal, agradeço a voce e ao Rodrigo pelos esclarecimentos quanto ao local onde foi realizado o trabalho, bem como as outras informações pertinentes. 😄

Realmente, como disse acima, as fotos são bem feitas e mostram com bastante nitidez todas as fases do excelente trabalho realizado pelo Gerpe. No entanto, como ressaltei, se junto das fotos vierem as explicações dadas pelo bonsaista, isso iria certamente complementar e abrilhantar ainda mais seu excelente trabalho fotográfico. 😄

Digamos assim: como está, está muito bom. Como sugeri, poderia ficar ainda melhor. Apenas isso. Mas agradeço ao nobre colega por ter tido o desprendimento de fotografar todo o processo e compartilhar conosco, aqui no forum do Atelier, esse trabalho magnifico. 😄
flavio bonsai17/10/2007 16:31
que trabalho magnifico esse , e como o marçal disse as fotos falam por si.
nickyfury19/10/2007 09:05
bonsai
Flávio,

O nobre amigo me perdoe se discordo dessa sua colocação. Mas considerando sua posição, que traduz ter voce compreendido integralmente todos os passos dados pelo bonsaista Roberto Gerpe, queira por gentileza explicar, em palavras, para os demais colegas foristas que não têm a mesma opinião que você, a finalidade do tecido de pano envolvendo o caule da planta, antes do inicio do trabalho de colocação da ráfia. 🙄 🙄

Igualmente, por gentileza, traduza o significado da razão para a colocação da borracha por sobre a ráfia, envolvendo o caule, antes da colocação da aramagem. 🙄 🙄 E não diga que é para proteção, pois essa é a função da ráfia. 😈 😈

Como vê, nobre amigo, apenas quem esteve presente, ouvindo as explicações da aula ministrada pelo Gerpe, sobre a condução desse trabalho em particular, é quem pode, integralmente e com conhecimento de causa, explicar o pouco que pedi acima. 😲

Onde fiz a colocação, que julgo pertinente. Claro que agradecemos o empenho desprendido do colega Marçal em fotografar e postar para nós, aqui no forum, essa demonstração altamente técnica do Gerpe. Mas, com as fotos, principalmente quanto à sequencia que cobro, certamente explicações escritas trariam maior esclarecimento, principalmente para colegas que ainda não tiveram a oportunidade de estar aprendendo a razão para as precauções adotadas pelo bonsaista, uma maior visão da arte do bonsai. 😄

Sei que é preciso sermos humildes e agradecer aos colegas que, como o Marçal, fotografam trabalhos em eventos e workshops realizados país afora, e depois postam aqui no forum, para todos podermos apreciar o que foi feito e aprendermos um pouco mais. Mas sei que nem sempre as fotos são auto-explicativas, como quer sua colocação, pois fica sempre faltando respostas à perguntas como as que ora posiciono a voce, que sei não tê-las, como muitos outros foristas, que não tiveram "aulas" sobre a aplicação destas técnicas. 😲

Não quis com minhas palavras vestir uma "camisa-de-força" em voce, Flavio, longe disso. Mas é preciso estarmos atentos, se queremos de fato aprender algo nessa vida bonsaistica. 😄 Elogiar, é importante. Mas igualmente importante, é pedirmos explicações sobre determinadas ações, para que possamos, de fato, estarmos aprendendo realmente algo novo. 😄
Charles19/10/2007 10:11
Grande Marçal, tudo bem?

Maravilhosa sua cobertura fotográfica do trabalho do Roberto!... 😉
Tanto a qualidade como o conteúdo das fotos!...
Concordo com o Nick que alguns pequenos detalhes explicativos seriam ainda mais esclarecedores... mas melhor que suas fotos... seria mesmo estar lá assistindo... 😉 😂
Sou um admirador dos trabalhos do Roberto e este que voce nos mostra é mais um motivo para reforçar minha admiração... 😉
Não me lembro de ter visto antes, tanta "parafernália" e "infraestutura" para fazer tal força com uma planta!
Só mesmo algumas coníferas para suportar este trabalho...
O incrível, é a delicadeza que nos transmite o resultado final, após passar por tal processo de alavancas manuseadas por 3 "marmanjos", submetida a forças imensas... 😲 😉

Parabéns ao Roberto pelo trabalho... e a voce pela cobertura... 😉
Um abraço,
Charles
Felipe19/10/2007 10:47
com toda essa torçao, será que não causará muito stress par esta planta, quem sabe levando-a a obto? será que esta estilização não era para ser feito os poucos?
marçal lemos pereira19/10/2007 21:25
Grande Charles , tudo bem?!

Meu caro voce tem razão melhor mesmo era estar presente pra ver como é a realização de um trabalho como este , mas ainda bem que eu tive a oportunidade de ver e documentar, ai claro tinha que trazer para voces verem também, seria muito egoísmo meu ficar com as fotos só pra mim, afinal o Roberto Gerpe me liberou divulgar o trabalho feito por mim, ai com certeza trouxe para todos nós aprendermos mais um pouco sobre a arte.

Obs:

Nick, antes que voce bata em alguem, deixa eu tentar lhe explicar, risos!!

Bem o porque do pano, é para hidratar o tronco fazendo com que ele fique um pouco mais flexível , ele ficou algum tempo hidratando o mesmo (creio que umas 24 horas pelo menos), agora quanto a camera de ar (borracha) me parece que seria para duas coisas: ajudar a fixar melhor os arames internos que estão sobre a rafia, além de ajudar a não machucar muito o tronco e também creio que o calor gerado por ela no tronco vai ajudá-lo na sua recuperação.

Se não me engano é isto ai ok? 🙂 🙂
Alexandre S. Coelho19/10/2007 21:34
Grande Marçal!!!

Realmente você fez um belo documentário... e o Roberto, um trabalho de mestre ❗

abraços
Aquariosmaster20/10/2007 09:26
Trabalho
Rapaz, muito boa a disposição das fotos. A impressão que dá é que vai partir tudo, mas como disse nosso ilustre colega, "quem sabe, sabe".
leandro Spagiari20/10/2007 22:10
Olá a todos,

Marçal, realmente uma brande cobertura do trabalho, ficou muito boa a sequencia,

parabéns ao Gerpe pelo trabalho,

eu so tenho a mesma duvida do colega e como disseram que estas aulas são parte ja do pacote da SSB, nao seria mais prudente fazer em partes o trabalho que foi realizado de uma unica vez, para ter uma melhor adaptação da planta?

abraços.
nabase21/10/2007 19:04
Uma só palavra:

S E N S A C I O N A L !
Carlos Barrêto21/10/2007 22:19
Concordo com o Nick
Olá,

Parabéns a todos!!!...lindíssimo trabalho.

Sou iniciante e concordo com o Nick...sei que ninguém tem obrigação de dar aulas ou de colocar uma explicação do processo.

Porém, estou começando com minhas humildes mudas e pré-bonsai e nem imagino paa que a câmara e , sobreturo, não entendi qual instrumento comanda ou exerce a função de ´´torcer´´.

Tem um utensílio vermelho que é diferente dos entortadores de tronco que conheço e aquele cabo branco que sequer imagino onde ele ajudou na torção (sentido, apoio, tração,etc...).

Poderia colocar aqui mais dúvidas, mas concordo plenamente com o Nick que uma explicação deixaria o tópico de EXCELENTE para IRREPREENSÍVEL.

Abraço a todos!!