Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

mirindiba e jabuticaba

Isaias15/10/2007 10:08
mirindiba e jabuticaba
Ola adquiri esta mirindiba , tenho duvida pois não conheço este tipo de planta.Tem uns 90cm apartir da base do vaso.

Abraços.
Base

galhos

Aproposito e aproveitando mais uma jabuti,que esta sendo maltratada no viveiro não pesei duas vezes e a trouxe por 10,00 reais ehehehe. escorredor nela.

Isaias18/10/2007 17:07
Eai pessoal nenhuma dica!!!!

Grato
Ferreira18/10/2007 19:11
Romanzeira
Isaias

Eu vi seu tópico outro dia, mas não respondi porque não tenho uma resposta conclusiva. Sua romanzeira tem folhas com bordas dobradas, e eu nunca vi uma assim antes. Já tive uma mini-romanzeira por uns 10 anos, mas as folhas dela eram exatamente iguais à da romanzeira normal que tem aqui no prédio. Não sei dizer qual seria a variedade da sua.

Quando a sugerir uma estilização, não dá para ver bem a estrutura. Seria interessante umas fotos mais próximas da base e dos galhos inferiores. (Também ajudaria fotos tiradas no ângulo da altura do tronco, não do alto da copa).
flavio bonsai19/10/2007 09:36
as fotos não estão apaarecendo.
nickyfury19/10/2007 09:48
bonsai
Essa muda parece ser de MIRINDIBA e não de ROMANZEIRA. 😲 A Mirindiba, ou lafoensia glyptocarpa, é excelente para bonsai, embora não aceite trabalhos de shari e jin, sendo largamente usada em paisagismo, eis um lindo bonsai do amigo Beto, aqui de Brasilia:

Veja que as folhas se parecem bastante com as da sua muda. E quanto a sugestão, aceite a planta do Beto como um excelente modelo, pois ela traduz melhor a ocorrência dessa espécie, seja na natureza, seja nos parques e jardins onde é encontrada. 😄
Isaias19/10/2007 12:07
Amigos obrigado pelas dicas,nickyfury realmente as folhas são identicas,tomara que seja mesmo pois que belo exemplar de mirindiba.

Grato..
darkaso19/10/2007 20:39
isaías,

tenho uma dessa, é mesmo mirindiba. O tronco fica muito bonito quando mais velho, muito corticoso. Ela acita bem poda drástica, dá para aramar bem e responde rápido à aramação.

Quanto à jabu, corte nos pontos marcados, acho que vai sair um moyogi.

T+