Futuros mames de acer tridente
Olha galera, me perdoem a arrogância, mas tem sido assim que vou aprendendo, através da tentativa e erro e pesquisando muito. Depois de ver alguns mames na internet, resolvi ousar e tentar alguma coisa mais radical... Tenho uma serissa que está caminhando bem, mas queria tentar algo com ácer. Então ontem fui ao horto da D. Emiko Nakahara (Estrada Friburgo-Teresópolis - RJ) e trouxe duas mudas com tronquinho já formado para o que eu queria, restando desenvolver os galhos.
Aqui estão as mudas, antes do trabalho:

E como ficaram:

O objetivo é fazer, com o primeiro, um moyogi (irei definindo o tronco lentamente) e com o segundo, um hokidashi (depois de acertar a angulação). Aqui está uma previsão (prá lá de otimista) com o hokidashi:

Pode parecer muito mas tive coragem depois de ter visto essa zelkova no site http://www.mini-bonsai.com/ :

Não sei se irá vingar (poda aérea, de raiz, aramação, tudo no mesmo dia é pedir demais) mas sei que irei aprender muito com isso. De qualquer maneira, essa forma de proceder tem funcionado comigo, por enquanto... Podem atirar as pedras... 😄 😄 😄
É claro que sugestões de estilização e outras idéias são bem vindas (e necessárias).
Ah, e essa é a serissa que falei lá em cima:

Abraços!
Aqui estão as mudas, antes do trabalho:
E como ficaram:
O objetivo é fazer, com o primeiro, um moyogi (irei definindo o tronco lentamente) e com o segundo, um hokidashi (depois de acertar a angulação). Aqui está uma previsão (prá lá de otimista) com o hokidashi:
Pode parecer muito mas tive coragem depois de ter visto essa zelkova no site http://www.mini-bonsai.com/ :
Não sei se irá vingar (poda aérea, de raiz, aramação, tudo no mesmo dia é pedir demais) mas sei que irei aprender muito com isso. De qualquer maneira, essa forma de proceder tem funcionado comigo, por enquanto... Podem atirar as pedras... 😄 😄 😄
É claro que sugestões de estilização e outras idéias são bem vindas (e necessárias).
Ah, e essa é a serissa que falei lá em cima:
Abraços!