Aramação e desenvolvimento
Emerson17/10/2007 08:59
Aramação e desenvolvimento
Prezados amigos, gostaria de saber se procede a informação de que ao aramar um galho, para-se o desenvolvimento do mesmo?
Ferreira17/10/2007 09:16
Quebras
Sim, Emerson.
Quando aramamos um galho provocamos a diminuição da velocidade de desenvolvimento dele. O responsável por isso não é a presença do arame. Dependendo da espécie da planta e da manipulação exercida, a redução de crescimento pode ser imperceptível. Quanto mais dobrar para cima e para baixo, para um lado e para o outro, mais vasos de condução de seiva são rompidos, sendo necessário um tempo para recuperação. Algumas espécies têm vasos mais elásticos, portanto se rompem menos e a recuperação é mais rápida. Outras espécies têm vasos mais rígidos, se rompendo mais facilmente e necessitando de mais tempo de recuperação.
Para diminuir os traumas que podem ser produzidos pelas dobras e torções, a técnica manda primeiro colocar os arames e, depois, com bastante cuidado, colocar o galhos na posição desejada.
ARQPATRIK17/10/2007 09:25
Beleza de explicação Ferreira, é isso que eu gosto aqui no forum, a grande troca de conhecimentos!!
Felipe17/10/2007 09:58
Ferreira,
só para acresentar esta sua explicação maravilhosa. Temos que ter a preocupação com o angulo da aramagem, sempre no mesmo algulo (45°), justamente para não interferir o caminho da seiva até os galhos. Não podemos aramar nem muito perto um volta da outra e tb nem muito longe, pois asim não dará resultado.
Ferreira17/10/2007 10:42
Correto
Felipe
Positivo, operante, concordante!
O responsável por isso não é a presença do arame.
Quando escrevi esta frase, eu estava pensando apenas em arame corretamente colocado. Como muito bem escreveu o Felipe, a colocação incorreta do arame pode produzir efeitos indesejáveis, chegando até à morte do galho.
nickyfury17/10/2007 12:55
bonsai
Ferreira,
Julgo importante ressaltar, porém, que algumas espécies reagem de forma diversa da colocada por suas sábias palavras.
Um exemplo, que confirmo através de cultivo em meu viveiro, é o acer burgerianum, ou kaede, ou acer tridente. Costumo aramar e forçar curvas pra lá de não-convencionais, extrapolando por vezes o limite indicado dos 45 graus, fazendo movimentos bem sinuosos, com galhos finos e alguns mais grossos (comparativamente, desde os da grossura de canudinhos finos de refresco até os da grossura de canetas esferográficas, ou até um pouco mais que isso). 😄
Ocorre então, forte brotação por todo o galho, redundando em novos galhos, o que permite então a confecção de alporquias, ou mesmo o corte simples para estaqueamento desses galhos, que divido em seções de tamanho superior ou igual ao de um lapis. 😄
O melhor período para se proceder a essa aramagem, visando forçar o galho ao máximo de sua curvatura é antes do inverno, ou mesmo durante esse período. No inicio da primavera, temos então a renovação da nova brotação, que "pipoca" por todo o galho. Acho interessante aplicar essa "técnica" para formar um galho ou vários sobrepostos, em trabalhos estilo kengai ou han kengai. 😄
Ferreira17/10/2007 19:43
Reação rápida
Nicky
Além do convívio amigável, o melhor deste Fórum é exatamente isto: complemento e ampliação das informações.
Eu não tenho experiência com o Acer buergerianum, cujo acesso não é fácil por aqui, mas sua descrição é excelente. Em minha interpretação, provavelmente esta espécie se recupera rapidamente dos traumas de torção/dobra de galhos, sendo a intensa brotação justamente o resultado da reação de defesa. A reação é intensa e rápida, de maneira que não chega a ser perceptível a (curta) parada de crescimento.
Emerson18/10/2007 11:19
Muito obrigado pela atenção dos amigos que eu ainda não conheço pessoalmente, Ferreira, Nickfury, Felipe. No meu caso era exatamente um ácer tridente, que está no chão para engordar e que tem galhos já um pouco amadurecidos que eu coloquei arames enquanto estão novos.
A boa vontade de todos é tocante, um grande abraço e obrigado pessoal.
fabianoscosta18/10/2007 19:35
Amigos, creio que Felipe quis explicar sobre o ângulo de aramagem, das voltas do arame pela circunferência do galho, e não o ângulo que o galho fará após a aramagem referente ao tronco.
Isso logicamente é particulariedade da planta, da grossura do tronco e de diversas situações que encaramos no dia-a-dia, cada uma diferente da outra, mesmo na produção em escala maior, que temos muitas plantas parecidas, mas nunca iguais, tendo até q usar algumas vezes este tal ângulo descrito pelo Felipe de forma diferente, principalmente em mudas finas no qual queremos uma torção maior.
Abraço
Fabiano
Charles18/10/2007 23:47
Oi pessoal...
Ferreira....
Muito legais suas explicações sobre possíveis efeitos da aramação no desenvolvimento dos galhos!... 😉
Felipe,
O ângulo de 45º do arame em relação ao eixo do galho foi identificado como sendo o ângulo em que o arame apresenta melhor eficácia (força) no direcionamento dos galhos. Ângulos muito maiores ou menores que 45º exigiriam arames mais grossos para conseguirem o mesmo efeito... 🙄
Para não interferir no fluxo de seiva, a aramação deve ser feita sem que o arame pressione o galho, e sim, acompanhando suavemente seu diâmetro. Atenção ainda na sua retirada assim que surgirem sinais de marcas no galhos, quando também começa haver interferência no livre fluxo da seiva... 🙄 😉
Emerson...
Particularmente o acer buregerianum tem um crescimento vigoroso mesmo aramado e, como Nick e Ferreira disseram, é uma planta que praticamente não se ressente da aramação. Ao contrário de reduzir o desenvolvimento, muitas vezes a aramação e redirecionamentos dos galhos estimulam novas brotações...
Tenha um cuidado especial com o acer buergerianum na retirada dos arames, uma vez que, com seu crescimento vigoroso, em poucos meses a aramação poderá marcar os galhos!...
Abraços,
Charles