Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ARAMAÇÃO e PODAS

Carlos Barrêto17/10/2007 16:34
ARAMAÇÃO e PODAS
Olá a todos,

Considero-me um ultra-iniciante, ou seja...já li muita coisa, mas não coloquei em prática para não fazer besteira.

Gostaria de saber:

- onde se deve fazer a poda de manutenção?
- como fazer poda drástica sem deixar grandes cicatrizes?
- Qual o material para proteger o tronco base da aramação?
- A Ráfi pode ser utilizada para isso?
- Essa eu não consigo entender...vi um artigo demonstrando que o arame não deve exercer pressão sobre o galho e tronco (este só na base protegida)...aí vem a dúvida...se não vai exercer pressão, para que serve esse arame?

Por hoje é só...e peço paciência a todos vocês(não é preguiça...já li tudo isso, mas não entendi por completo).

Abraço.
Carlos
darkaso17/10/2007 21:18
Carlos,

vamos por cada pergunta!

- onde se deve fazer a poda de manutenção?
os brotos que crescem da copa e retiram o formato dela, descaracterizando e estilo dado são os podados. Muito importante, talvez mais, é a época a ser feita, nunca no outono/inverno, quando a planta está en descanso(claro nos locais onde se tem a definição de estação fria e quente).

- como fazer poda drástica sem deixar grandes cicatrizes?
não tem jeito. O que se faz é a proteção dela para uma cura boa. Muitas vezes essas cicatrizes se transformarão em uros e darão aspecto envelhecido à planta.

- Qual o material para proteger o tronco base da aramação?
A ráfia é boa mesmo. Pode ser câmara de pneu, mas ficar tanto tempo sem deixar o tronco "respirar" não é legal, além de propiciar ambiente para formação de fungos.

- Essa eu não consigo entender...vi um artigo demonstrando que o arame não deve exercer pressão sobre o galho e tronco (este só na base protegida)...aí vem a dúvida...se não vai exercer pressão, para que serve esse arame?
existe diferença entre fazer pressão e ser efetivo. Se fizer pressão no tronco ele pode rapidamente marcar e deixar o tronco com aspecto de parafuso. Ele deve ser colocado de maneira a não ficar apertado mas firme, dando a possibilidade de trabalhar com ele para modelagem. O ideal é ver ao vivo isto, como seria o errado e como seria o certo.

Se deu para entender legal, se não, coloque sua pergunta de novo, todos terão prazer em ajudar.

T+
Carlos Barrêto17/10/2007 22:03
darkaso,

Ainda não sei o seu nome, mas quero agradecer-lhe pela paciência e clareza da explicação.

1) Quanto à poda de manutenção, resta a dúvida do local da folha ou do galho que devo cortar (se é que isso implica em algo)..Por exemplo, o pessoal corta no meio da folha de Buxus para fazer aquela bola...mas não encostam na junção da folha com o galho.

2)Poda drástica, tranquilo

3)A questão do caule e toda a aramação sei ue só vendo.
Entendi perfeitamente a questão do tronco.
Mas ainda não entendo a questão do galho...vi um trabalho passo-a-passo onde a pessoa colocava o arame sem conexão com o caule o dedo da outra mão era usado para segurar o arame e deixá-lo folgado, de forma a não exercer pressão.Passa a sensação de que aquele arame esta´solto...apenas revestindo o galho.

Não sei se fui claro.

Muito obrigado e forte abraço.
darkaso18/10/2007 18:57
Carlos,

a poda feita na folha como vê-se muito nesses buxinhos é a chamada topiaria. Não serve para bonsai. A folha fica com a borda marrom, seca, e muito pouco natural, o que não é bom para bonsai. A poda de manutenção deve ser feita no galho, próximo à junção da folha com o tronco, ali nascerá novo broto.

Depedendo da espécie a aramação é mais afastada por ser de crescimento acelerado. Se for feito junto do tronco pode marcar antes dos seis meses, tempo médio para se retirar o arame após ter o efeito desejado.

T+
juliano19/10/2007 09:54
Olá Carlos.

Vc está com dúvidas na ancoragem do arame pelo que entendi. Correto?
A ancoragem depende do local a ser aplicado o arame. Essa e outras informações vc já deve ter visto.
Bem... o arame serve para 'dobrar' um galho em determinado ponto, dando-lhe uma orientação.
E quando se fala da pressão exercida, é o quanto o arame está em contato com a 'casca' do galho. Quanto mais 'apertado' ele estiver, maiores as chances de ocorrerem as marcas de 'parafuso', que o Darkaso falou, e menor o tempo de permanência do arame.
Eu já vi que o ideal seria que:
'se consiga passar (a ponta de) uma folha de papel entre o galho e o arame'.
No momento não lembro de quem é essa 'dica'.
E como o Darkaso também já registrou, depende de cada caso. E sem querer complementá-lo, digo pela minha pequena experiência, que depende também da sensibilidade de cada um de nós.
Espero que minha humilde opnião possa ajudá-lo.

Darkaso,
Suas palavras fizeram com que minha atanção fosse despertada para alguns detalhes que estavam até então despercebidos.
Obrigado.

Abraços a todos.
nickyfury19/10/2007 10:52
bonsai
Carlos,

No que pese suas dúvidas, mesmo após as esclarecedoras informações prestadas pelos bonsaistas Dark e Juliano, acrescento o link abaixo, onde geralmente busco explicação e informação que vira e mexe me permite sanar minhas dúvidas, a respeito de uma série de trabalhos a ser executados nas mais variadas espécies que cultivamos como bonsai:

http://www.bonsaiprimer.com/jinshari/jinshari.html

O site está em ingles, mas mesmo para quem tenha dificuldade em ler, há sempre o recurso de fazer uso de um tradutor on line. Clicando na aba General Index, voce abre uma gama de respostas às mais variadas dúvidas, que acomete a todos nós, iniciantes nessa nobre arte. 😄

Apenas uma ressalva: complementando a informação quanto ao arame aparentemente solto, disposto sobre um galho qualquer, lembro que, como não queremos "marcar" ou mesmo por a perder nosso trabalho e o galho, antes deveremos estar ancorando firmemente o arame a ser disposto, para que, ao exercer o movimento pretendido, o galho permaneça na posição, sem possibilidade nenhuma de retorno. 😉

Geralmente fazemos esse tipo de aramagem em azalea, considerando que os galhos são extremamente quebradiços, e forçar o arame, prendendo-o com firmeza nas voltas, ao invés de fixar melhor a "ancoragem", quase sempre redunda em perda. 🙁 Algumas outras espécies, como a Lagerstroemia indica, conhecida popularmente por resedá, ou a romanzeira, por exemplo, costumam secar os galhos logo após a aramagem. 🙄 🙄

Se não tomarmos o devido cuidado, e observar o arame, para que fique firme na ancoragem, mas levemente "solto" nos volteios, certamente iremos perder nosso tempo, trabalho e o próprio galho, que irá "secar" e fazer com que percamos, tambem, nossa estilização da planta. 🙄 🙄
Carlos Barrêto19/10/2007 14:10
Olá pessoal,

Olha, estou muito contente porque agora tenho uma visão muito mais clara, graças a vocês.

Darkaso: Você matou a minha dúvida...parece óbvio, mas quis me certificar de podar no galho e próximo à junção.Muito obrigado pela atenção e informações...e paciência...rs!

Oi Juliano: Isso mesmo...minha dúvida era a ancoragem.Gostei da idéia do papel...mas você levantou uma questão importante que é da sensibilidade.Muito Obrigado pela ajuda e colaboração!!

Olá Nicky:Acho que, quanto à aramação, o resumo seria ´´FIRME NA ANCORAGEM E LEVE NOS VOLTEIOS´´...certo?.Muito obrigado pela atenção e clareza, realmente abriu s meus olhos.

Ah, anotei o site e estou começando essa noite a dar uma olhada.

Pode não parecer, mas para quem está iniciando isso é uma verdadeira aula.

A todos meus agradecimentos pela colaboração e paciência!.

Abraços