pedrotv18/10/2007 10:23
Serissa em flor
Amigos, posto aqui duas fotos da minha serissa han-kengai para apreciação e sugestões, que serão muito bem vindas.
Abraços a todos!

andreia pinto18/10/2007 11:10
está muito bonita
parabêns
Felipe18/10/2007 14:05
Bela planta, parabens, um belo futuro pela frente.
posso dar um conselho? pq vc não dá uma refinada no galho do
han-kengai, justamente para ficar a melhor visualização do galho.
foi só uma opinião!!!!!vamos aguardar nossos amigos tb opinar.
pedrotv18/10/2007 15:46
Felipe,
refinada em que sentido? Se for quanto à curva dela, estou fazendo isso aos poucos para evitar a quebra...
nickyfury18/10/2007 17:06
bonsai
Pedro,
No estilo HAN KENGAI, o galho que desce deve ficar no mesmo nível da borda do vaso, não ultrapassando tanto quanto o da sua planta, ok? 😄
No estilo KENGAI, porém, o galho desce até abaixo da linha da base do vaso, o que tambem não ocorre no caso da sua planta. Quanto a uma possível correção, eu começaria fazendo-a aramando melhor o galho, com um arame mais grosso, rafiando antes para garantir a integridade do galho, e forçaria a curva um pouco mais para baixo, pois ela começa muito alto, quase no mesmo nível do galho que segue reto. 😄
A deixar como está, ainda que lindamente apresentado graças à floração, perde-se em harmonia, pelo erro conjuntural citado acima. Outra coisa: é de bom tom retirar as pedras brancas que "enfeiam" e não enfeitam o solo do bonsai. Visando realçar a apresentação da floração, seria interessante tambem, no próximo reenvase, substituir o vaso por outro, de cor mais interessante, como azul, vermelho ou ocre, o que realçará ainda mais a floração. 😄
pedrotv18/10/2007 17:19
Nick, muito obrigado pela precisão das suas respostas. Estou, aos poucos, ajeitando o galho da cascata. Na época eu não tinha arame de cobre e acabei usando aquele elétrico mesmo... Seguindo os conselhos, fiz essa projeção. O que acham?

Claro que ainda falta ajustar a curva...
Quanto às pedras brancas, eu gosto muito da escola chinesa de penjing, com maior liberdade quanto à decoração... E, associada ao musgo, essa pedras ficam bem bacanas quando tem floração... Pelo menos ao vivo... Mas claro que sempre dentro da escola chinesa...
nickyfury18/10/2007 17:43
bonsai
Pedro,
Vê como a simples projeção da mudança de vaso faz toda uma relevância. 😲 😲
Costumo dizer que gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. Se voce gosta das pedras, fazer o quê, né? 🙄 🙄
Quanto ao galho que desce, ao aramar, seria interessante dar-lhe um movimento levemente sinuoso, se já não o tiver feito. (como o movimento de uma serpente, ao deslizar por sobre a areia, perfazendo SS, ok? 😄
E ainda fica faltando abaixar mais esse galho que desce, a partir do nascimento dele junto ao caule até pelo menos a metade, definindo melhor essa curvatura, que mesmo se considerando dentro da escola chinesa, está muito alta. 🙄
ARQPATRIK18/10/2007 18:09
Muito bonita!!
pedrotv18/10/2007 18:35
Nickfury,
com certeza a projeção me ajudou muito a ver o futuro deste bonsai... A ajuda que venho obtendo, sem falar do conhecimento, aqui neste fórum está contribuindo demais para meu crescimento na arte.
Em relação à escola chinesa, digo isso somente em relação à decoração. A curvatura também não me agrada, mas se der uam olhada em
http://pedrobonsai.wordpress.com/2007/10/01/serissa-acompanhamento/
verá o quanto mexi na planta inicialmente. E estava morrendo de medo de perder o galho. Como ele é muito fino, ameaçava quebrar. Por isso, quando retirar o arame atual, irei forçar mais um pouco. A sinuosidade é uma idéia muito bacana. Como por enquanto estava nesse vaso (feinho, não é? Gostei no início mas depois achei morno demais), não achei interessante a sinuosidade, mas com vaso será muito legal.
Muito obrigado pelos conselhos, reafirmo o quanto é importante a troca de experiências, principalmente quando se trata de uma arte que trata de um ser vivo!!!
Grande abraço!
flavio bonsai19/10/2007 09:45
essa prejeção melhorou muito a sua planta e com esses toques que o nick te deu com certeza vc vai ter um belo bonsai no futuro.