Cleriston18/10/2007 13:14
Enviar sementes para fora do Brasil
Mês que vem vou enviar sementes para nossa amiga forista Melanie... Ela mora na Suiça.
Alguém já enviou sementes para fora do Brasil? Teve algum problema?
SEKI - Elio Luis Secchi18/10/2007 14:33
Nunca enviei, mas tenho informações de que legalmente tem problema em enviar. Ou passe para uma burocracia quase intransponível.
Se enviar por Correios sem permissão e sem declarar, tanto pode chegar quanto pode ser interceptado e ir para incineração.
abraços
Cleriston18/10/2007 14:41
Eu vou enviar sementes de Caliandra, vou tentar colocar no meio de papéis e vê se passa...
Vlw
EZEQUIEL JUNIOR29/02/2008 11:55
Só uma dica, antes de enviar e depois que receber sementes de outra região, dê um banho de 1 minuto em água clorada, isso remove cerca de 95% das infestações de patógenos e a juda a gente que cuida da sanidade das plantas...
Preparo de água clorada:
300 ml de água sanitária (ajax, qboa, ou similar)
700 ml de água de torneira
coloque a solução dentro de um fraco com tampa, coloque as sementes a agite por 1 minuto, depois enxague em água abundante, deixe secar e pode semear normalmente, não intefere em nada na germinação (comprovação científica).
Hexistem muitos casos de doenças de difícil controle em plantas que foram importadas de outros países e regiões pelo contrabando de material contaminado.
Consciência!!!!
Abraço a todos!!!!
Ivanil Pimentel Vieira11/03/2008 22:09
Cleriston,
eu enviei sementes para a Argentina mas foi preciso declarar em formulário próprio fornecido nos Correios com várias informações, até ai tudo bem, mas me custou na época uns 45,oo reais. As que recebi em permuta vieram em envelope comun, mas não brotou nenhuma siquer.
Para dentro do Brasil precisa ir bem camuflada, pois se apalparem e perceberem que se trata de sementes cobram como encomenda o que também fica um tanto caras.
Ivanil