Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

MICRONUTRIENTES

Carlos Barrêto18/10/2007 23:01
MICRONUTRIENTES
Olá a todos,

Tenho verificado a indicação de adubação ´´pelo menos uma vez ao ano´´ com micronutrientes.

Qual deve ser a época dessa adubação e qual é este adubo composto por micronutrientes?

Grato.
Carlos
GERALDO INOCÊNCIO18/10/2007 23:19
Carlos,

Os macro nutrientes são NPK -Nitrogênio, Fósforo e Potássio;

Os micro são: Ferro, magnésio, zinco, boro, cálcio, manganês etc...

Bons adubos para serem diluídos trazem os macro e os micronutrientes e o ideal é que cada vez que você adube a planta receba ambos ok.
Observe nas embalagens que traz as garantias quantitativas de cada um deles.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Carlos Barrêto18/10/2007 23:22
Ok Geraldo,

Muito obrigado pela resposta e atenção.

Você poderia mencionar alguma (ou algumas) marcas?

Grato.

Abraços
nickyfury19/10/2007 11:07
bonsai
Metendo minha colher de pau no meio, informo que alguns mais conhecidos são o ouro verde e o biofert plus (liquidos), que podem ser diluidos em agua, e depois misturados com torta de mamona e farinha de osso, visando formar uma massa pastosa mais rica ou encorpada de nutrientes macro e micro, portanto, mais completa. 😄

Outro nutriente muito difundido entre os bonsaistas, e largamente usado por muitos igualmente, é o osmocote. É um composto esférico, de cores variadas (onde a cor define a presença de mais ou de menos micro nutrientes), e que possui decomposição lenta (as vezes até seis meses), sendo absorvido pelas raízes de maneira gradual (quando elas "requerem" alimento, por assim dizer). 😄

No link abaixo, um site onde poderá encontrar os adubos liquidos que menciono, além de outros produtos que vc poderá adquirir e que, certamente, deve ter lido sobre eles aqui no forum:

http://outros-utensilios-ferramentas-para-jardinagem.utensilios-ferramentas-para-jardinagem.utensilios-para-casa.casa-decoracao.buscavenda.com.br/
ARQPATRIK19/10/2007 12:14
Valeu a esplicação Geraldo!!
Carlos Barrêto19/10/2007 13:47
nickyfury,

Muito obrigado pelas indicações...incluindo a loja que não conhecia.

Eu tenho Osmocote aqui, pelo que entendi ele possui micronutrientes, é isso?

Grato.

Abraços
darkaso19/10/2007 20:04
Carlos,

nem todo osmocote tem os micros. Para isto dever estar especificado que contenha e qual a proporção de cada, macro e micro.

T+
Carlos Barrêto19/10/2007 22:21
Darkaso,

Desculpe insistir, mas compri um Osmocote da Nipon que são bolinhas amarelas mas não vem nada escrito.

Talvez vc conheça o produto da Nipo...??.

Grato.
Carlos
darkaso20/10/2007 16:16
Carlos,

se comprou da nipon fica fácil de mandar email ou ligar para eles e tirar a dúvida. Existem muitas possibilidades de osmocote. Até com 22 de nitrogênio. Então só o comprador vai poder te informar corretamente.

T+
Carlos Barrêto20/10/2007 18:34
Ok Darkaso,

Vou perguntar para o pessoal lá.

Muito obrigado e desculpe tanta pergunta.

Abraços.

Carlos