Flamboyant
Aquariosmaster19/10/2007 00:08
Flamboyant
Olá pessoal, aí está a foto do meu flamboyant recém transplantado. Essa planta eu plantei a semente direto neste vaso mesmo faz uns 3 anos. fiz duas podas radicais e aí está. A foto está meio ruim, mas amanhã irei tirar umas melhores ok?

flavio bonsai19/10/2007 09:20
ta ficando bonito seu flamboyant talves se plantase ele em uma bacia de plastico toda furada como um escorredor vc teria um crescimento mais vigorosso chegando ao seu objetivo mais rápido.
ARQPATRIK19/10/2007 12:04
Belo seu Flamb.!
Aquariosmaster19/10/2007 14:48
Flamboyant
Obrigado pessoal, mas estou querendo desfolhá-lo, pois as folhas estão secando e confesso que estou meio com medo viu! De qualquer forma consegui uma semente perto da casa de minha sogra e vou plantá-la.
Felipe19/10/2007 15:35
Luciano,
me parece que sua planta esta plantada na terra?
Vc poderia troca-la para um substrato com mais pedrisco, com boa drenagem. Fazendo isto seu Flaboiant vai se desenvolver mais rapido. Esta especie demora muito para chegar onde queremos, tem um crescimento muito lento.
Aquariosmaster19/10/2007 15:40
Sim, meu flamboyant está em um vaso de uns 60cm ou mais um pouco de comprimento por uns 10cm de altura e a terra antiga durou 3 anos, confesso. Esta planta fica na sacada de minha sogra. Vou comprar um saco de pedriscos e vou arrumar. Só queria saber se eu posso desfolhá-la quando eu arrumar a terra. Se puder desfolhar, como é feito? Eu corto as folhas e deixo o cabinho até se desenvolver o broto?
Felipe19/10/2007 15:57
Luciano,
fazendo o transplante de sua planta...se for fazer a poda de raíz, diminua a massa foliar para que fique proporcional a massa de raíz. Deixe um pouco de folha, wue é para planta fazer a fotossintese e se recuperar do transplante, mas depois de recuperada sua planta faça a desfolha.
um pergunta?
Pq vc quer fazer a desfolha?
Aquariosmaster19/10/2007 16:05
Desfolha
Seguinte, tem uma semana que troquei a terra dela. Quando fiz a troca persebi que havia metade do vaso livre ainda apesar de ter muita raiz secundária. Não pretendo então fazer poda de raiz, pelo menos este ano. Eu queria fazer a desfolha porque estou notando que algumas folhas estão secando sabe e ficando somente o pendão. Creio que fazendo a desfolha nascerão folhas novas, pois o flamboyant possui folhas caducas não? Então quero aproveitar e fazê-la.
joellagunasc19/10/2007 19:39
Beleza!!!!!
Parabens
Joel
Aquariosmaster20/10/2007 09:32
Flamba
Valeu Joel!!
Seguinte, tem uma semana que troquei a terra dela. Quando fiz a troca persebi que havia metade do vaso livre ainda apesar de ter muita raiz secundária. Não pretendo então fazer poda de raiz, pelo menos este ano. Eu queria fazer a desfolha porque estou notando que algumas folhas estão secando sabe e ficando somente o pendão. Creio que fazendo a desfolha nascerão folhas novas, pois o flamboyant possui folhas caducas não? Então quero aproveitar e fazê-la.
fabianoscosta22/10/2007 18:22
Grande Luciano, eu tenho um flamboyant que ainda não tirei da maceta, com uma terra com barro ruuuuimmmm! Mas é descuido meu, ele é muito forte então dou mais atenção às outras mais necessitadas.
Como o Felipe lhe instruiu é a idéia legal, mas caso vc queira desfolhá-lo mesmo, não se preocupe, ele retorna mesmo, pode até perder algum galhinho, mas revigora rapidamente com o tempo, no caso a folhagem.
Ele é uma planta caduca sim, mas às vezes, como todas desta característica, pode perder apenas uma parte da folhagem, não ficando toda pelada, como é o caso da minha, tudo depende, temperatura, saúde, sol, etc...
Caso eu possa ajudá-lo de mais alguma forma pode ficar à vontade,
Grande abraço,
Fabiano.
Aquariosmaster22/10/2007 21:48
Poda
Grande Fabiano, vou te falar viu, eu fico realmente com vergonha de estar incomodando todos vocês. Esta planta não vou colocar no escorredor não, pois está bem grossinha e já tem muita raiz secundária.Tenho mais uma perguntinha, quando o assunto é poda, não achei nada de poda sobre flamboyant. Ela está brotando no ápice, ou seja, está crescendo mais. Eu posso cortar este broto e deixá-la crescer só para os lados?
darkaso22/10/2007 22:20
Luciano,
sua planta ainda pode ir para o escorredor. Como é uma espécie com folhagem muito grande o tronco seria melhor mais grosso e uma copa mais aberta. Faça uma aramagem para dar uma forma mais interessante.
T+
fabianoscosta23/10/2007 10:56
Luciano, vc pode aramar o tronco dando uma curva (movimento) no ápice, ele sempre volta para cima, pode deixar virado para baixo, ou pode podar, caso queira.
Abração,
Fabiano
PS: É um prazer ajudar o amigo no que for possível.
Astolpho Coelho Bicalho25/10/2007 12:44
olá luciano, flamboyant é uma árvore muito bonita, e dificil de modelar. tenho alguns flams e tem um de seis anos, q estou lutando com ele.... vale apena gastar tempo com o flam, mas requer paciência, uso a tecnica de encostia, e ja tem umas em processo de formação, vi no forum que se riscar o caule logo no pé da planta ela mai formando as raizes tabulares . fiz e deu certo está enlarguecendo dando uma forma tabular... muito legal... parabens pela planta está indo bem... faça desfola sempre que der força novos galhos... abraço....
Astolpho Coelho Bicalho25/10/2007 12:54
olá luciano, flamboyant é uma árvore muito bonita, e dificil de modelar. tenho alguns flams e tem um de seis anos, q estou lutando com ele.... vale apena gastar tempo com o flam, mas requer paciência, uso a tecnica de encostia, e ja tem umas em processo de formação, vi no forum que se riscar o caule logo no pé da planta ela mai formando as raizes tabulares . fiz e deu certo está enlarguecendo dando uma forma tabular... muito legal... parabens pela planta está indo bem... faça desfola sempre que der força novos galhos... abraço....